Sugestão: Mudança de estrutura de pontos da liga

• Inquérito
    • Devemos mudar a estrutura de pontuação?

• 71
        Sim, a fórmula da PokerStars é mais justa!
        90%
      • 6
        Não, deveríamos continuar como começámos!
        8%
      • 2
        Abstenho-me desta votação.
        3%
      Total: 79 votos
    • Bakano
      Bakano
      Black
      Inscrição: 01-21-2006 Posts: 14.161
      Olá a todos,

depois do primeiro torneio da Liga da PokerStrategy.com reparei que a distribuição dos pontos talvez não fosse a melhor.
      Usando a tabela que tinha apresentado na primeira notícia a anunciar a liga, quem atinge um primeiro lugar tem uma vantagem enorme. Se partirmos do princípio que o número de participantes vai decrescer, esta vantagem é maior ainda.

Para exemplificar o que eu quer dizer:

Se jogador x alcança um 3º lugar e 9 vezes o 10º lugar continua com menos pontos que jogador y que ganhou uma vez o 1º lugar e nunca mais voltou a pontuar.
      Existem outros exemplos que vocês mesmo poderão conferir. Não achei esta solução justa e peço desculpas por só agora me aperceber disso.

Depois de falar com o meu colega do site francês, chegámos à conclusão que valeria a pena tentar mudar as pontuações ainda antes do segundo torneio. Quero portanto sugerir um plano de distribuição de pontos que é usado pela PokerStars para determinar os melhores e mais bem sucedidos jogadores de torneios.

A fórmula que eles usam para calcular os pontos é a seguinte:

10 * (sqrt(n)/sqrt(k)) * (1+log(b+0.25))

em que:

n corrsponde ao número de participantes do torneio
      k corresponde ao lugar atingido pelo jogador
      b corresponde ao buy-in do torneio
      ("sqrt" significa "raíz quadrada")

como não temos buy-in nos torneios a segunda parte pode ser ignorada e ficaríamos apenas com a fórumla:

pontos = 100* sqrt(n/k)

(o factor 100 em vez de 10 não muda nada na relação de pontos entre os lugares, mas reduz o número de casas décimais.)

Com esta fórmula as pontuações do primeiro torneio teriam sido assim:

1º lugar - 1523,15 pontos
      2º lugar - 1077, 03 pontos
      3º lugar - 879,39 pontos

10º lugar - 481,66 pontos

100º lugar - 152,32 pontos

232º (último) lugar - 100 pontos

Assim, uanto mais se avança nas classificações, maior se torna a relação entre um lugar e o próximo, tal como nas estruturas de pagamentos usuais.

Eu penso que com este esquema poderemos manter o número de jogadores mais constante, pois com menores vantagens é mais fácil recuperar.

Por favor votem aqui ANTES do torneio de quarta-feira, dia 24 de Setembro, para em caso de maioria de votos a favor desta fórumla eu poder mudar as coisas antes de anunciar os novos resultados na quinta-feira!

Obrigado e um abraço,

José Manuel
  • 43 respostas
    • PSredactor
      PSredactor
      Básico
      Inscrição: 06-12-2008 Posts: 336
      Sou a favor da mudança.

Como disse o treinador ATs973, caso a intensão seja promover os vencedores a fórmula etá correcta. Porém, em minha opinião, o campeão deve ser o jogador mais regular, como acontece em outros desportos, seja em F-1, Futebol, entre outros.

Regularidade, a nova fórmula, permite a um jogador regular a chance de disputar o "caneco".

Abraços.
    • FPinto
      FPinto
      Bronze
      Inscrição: 11-01-2007 Posts: 186
      Também concordo com a nova formúla pois estou como a Bakano disse que o número irai ser cada vez menos e como a diferença pontual ia ser cada vez maior. E tudo o que beneficie o jogador mais regular nos 10torneios é o melhor.

Isso vai alterar a pontuação do primeiro torneio ou vai perrmanacer assim?
    • Bakano
      Bakano
      Black
      Inscrição: 01-21-2006 Posts: 14.161
      em caso de haver uma maioria a favor da alteração, é claro que seriam também mudados os resultados do primeiro torneio. Se assim não fosse seria ainda mais difícil recuperar, pois com a nova estrutura seria necessário ganhar mais de 4 torneios iguais com 232 participantes para ultrapassar o primeiro classificado do primeiro torneio.

Estou neste momento a escrever um e-mail aos 6 primeiros classificados, pedindo-lhes a sua participação neste tópico, pois no caso de haver uma mudança serão eles os mais desvantajados. Penso que a sua opinião é importante.

Assumo completa responsabilidade por este lapso na organização, e espero poder contar com a compreensão dos membros mais desvantajados.

um abraço,

josé manuel
    • Hattenas10
      Hattenas10
      Bronze
      Inscrição: 08-23-2007 Posts: 46
      Concordo com a mudança, é claro!
      Acho que valorizar o jogador mais regular é o mais correto, além de dar oportunidade a todos os participantes.
      Bakano, vc está de parabéns pela proposta de mudança na contagem de pontos e espero que os outros 5 sejam a favor também.

Abraço a todos!
    • hadouken
      hadouken
      Bronze
      Inscrição: 07-12-2008 Posts: 76
      Creio que todos, como eu, serão a favor da mudança.
      Muito sensata! Ainda bem que nossos administradores estão atentos a todos os detalhes.
      parabéns!
    • Gonira
      Gonira
      Bronze
      Inscrição: 02-27-2008 Posts: 5.247
      já que tá mudando ae, tudo mudando, etcetera, aproveita o embalo e muda o torneio pro fim de semana. ou vcs tão com medo de mim?
    • LgWz
      LgWz
      Black
      Inscrição: 05-26-2007 Posts: 7.641
      Original de Gonira
      já que tá mudando ae, tudo mudando, etcetera, aproveita o embalo e muda o torneio pro fim de semana. ou vcs tão com medo de mim?
      [2]
    • tiagosilva
      tiagosilva
      Bronze
      Inscrição: 05-10-2007 Posts: 3.688
      tb ja tinha reparado nessa injustiça, assim eh de facto mt melhor, e todos pontuam, nao ha bubble boys
    • NightWolfBRA
      NightWolfBRA
      Bronze
      Inscrição: 08-03-2007 Posts: 2.122
      Por favor, apaguem este post. Criei dois sem querer.
    • NightWolfBRA
      NightWolfBRA
      Bronze
      Inscrição: 08-03-2007 Posts: 2.122
      Original de Bakano
      em caso de haver uma maioria a favor da alteração, é claro que seriam também mudados os resultados do primeiro torneio. Se assim não fosse seria ainda mais difícil recuperar, pois com a nova estrutura seria necessário ganhar mais de 4 torneios iguais com 232 participantes para ultrapassar o primeiro classificado do primeiro torneio.

Estou neste momento a escrever um e-mail aos 6 primeiros classificados, pedindo-lhes a sua participação neste tópico, pois no caso de haver uma mudança serão eles os mais desvantajados. Penso que a sua opinião é importante.

Assumo completa responsabilidade por este lapso na organização, e espero poder contar com a compreensão dos membros mais desvantajados.

um abraço,

josé manuel
      Sem dúvida o formato proposto é milhões de vezes mais justo e interessante, e mantém os jogadores interessados por mais tempo.

Só não gosto de ver uma mudança de regras durante uma competição, acho injusto para aqueles que já fizeram muitos pontos. E é uma situação muito desagrádavel para o vencedor, vir aqui e dizer que não quer uma mudança na pontuação. Talvez ele, e os demais, realmente não se importem, mas acho que eles não deveriam ser colocados nesta situação.

Algumas vezes já vemos reclamações de pessoas, em torneios com regras claras e sem mudanças. Não fiz pontos nesta etapa, mas prefiro não mexer no regulamento agora, isto abre um precedente muito ruim.

Voto em manter a pontução até o fim desta edição da liga.
    • dhigo
      dhigo
      Bronze
      Inscrição: 07-16-2008 Posts: 436
      agora sim vejo um torneio mais justo e competitivo, sou a favor
    • Lachesis
      Lachesis
      Bronze
      Inscrição: 10-17-2007 Posts: 567
      Tbem sou a favor da mudança! Acho que dessa forma aumentamos a chance para todo mundo...

Abracos
    • Aijesus
      Aijesus
      Bronze
      Inscrição: 04-19-2008 Posts: 111
      Boas!!!
      Acho que a mudança favorecia o que se quer fazer, que é um campeonato e não uma eliminatoria. Embora tenha ficado em segundo e gostasse muito dos meus pontos :) concordo com a mudança porque no final de contas estamos aqui para ver quem é o melhor no fim.

Por mim estão à vontade, porque nos proximos torneios vou ficar seguramente nos 6 primeiros ;)

Abraço a todos
    • eagle775
      eagle775
      Bronze
      Inscrição: 07-24-2008 Posts: 1.210
      também sou a favor da mudança...
      pelos motivos já citados pelos colegas acima...
      abraço!
      ANDRE LUIS (eagle775)
    • tiopatinhas9
      tiopatinhas9
      Bronze
      Inscrição: 03-06-2008 Posts: 262
      bah tb acho um pouco estranho mudar as regras no meio do jogo.... até acho essa pontuação sugerida mais proporcional, mas com a velha pontuação acredito que chegaremos na última etapa e muitos jogadores terão chance de se classificar (desde que ganhe a última etapa) enquanto nessa nova a regularidade contará mais....
    • okinawa
      okinawa
      Bronze
      Inscrição: 10-11-2007 Posts: 20
      Eu sou a favor, claro. Não queremos que a nossa liga seja como a liga sagres, é sempre o mesmo a ganhar :D

Cumps (krysler)
    • vcandeias
      vcandeias
      Ouro
      Inscrição: 03-22-2007 Posts: 65
      Olá a todos,

Já tinha reparado que com o esquema de pontuação inicial, havia uma grande discrepância na distribuição das pontuações. É pena que só agora se temha pensado nisso.
      Fiquei em 3.º na primeira etapa, mas concordo com a mudança se ela se vier a efectivar, embora ache que as regras não deveriam ser alterados a meio do jogo.
      Saudações
    • alvaroabreu173
      alvaroabreu173
      Bronze
      Inscrição: 02-14-2008 Posts: 961
      Apoiado na mudança!!

\o/
    • LauryBoy
      LauryBoy
      Bronze
      Inscrição: 06-12-2008 Posts: 96
      Sem dúvida a favor da mudança! acho que a liga ficaria bem mais interessante e competitiva! embora seja chato para os vencedores da primeira etapa =/