STT AK perde valor?

• Bascoal
      Bascoal
      Bronze
      Inscrição: 02-03-2012 Posts: 845
      Numa fase intermedia segundo a estrategia da pokerstrategy havendo 2 aumentos ou mais devemos foldar AK, MAS eu neste caso só tenho 13bb e como não gosto de ficar muito short optei aqui pelo all in

Qual é a opcao que pesa mais?

[52/52]
      ##########################################
      PokerStars Game 86137718118 / Tournament
      Table 613913529 1 -
      Blinds : 50/100
      ##########################################

6 players
      [SB] supersepli (2857)
      [BB] Meia d'Leite (1390)
      [1] Leonfcraig (1780)
      [2] Gotarman (3173)
      [3] lawyer_nr1 (1100)
      [But] CreditSwiss (3200)

Meia d'Leite A K Initial Pot: 150

Leonfcraig raises to 300
      Gotarman folds
      lawyer_nr1 folds
      CreditSwiss raises to 900
      supersepli folds
      Meia d'Leite is All in
      Leonfcraig is All in
      CreditSwiss calls 880
      ### FLOP ### 9 2 T Pot: 5000
      ### TURN ### 3 Pot: 5000
      ### RIVER ### 2 Pot: 5000
      Leonfcraig shows A K
      CreditSwiss shows 5 5
      Meia d'Leite shows A K
  • 5 respostas
    • Bascoal
      Bascoal
      Bronze
      Numa fase destas o vilão tem 32bb o call dele é natural? Quando somos bigstacks devemos arriscar assim tanto?
    • lemenya
      lemenya
      Bronze
      Inscrição: 12-28-2010 Posts: 1.003
      Original de Bascoal
      Numa fase intermedia segundo a estrategia da pokerstrategy havendo 2 aumentos ou mais devemos foldar AK, MAS eu neste caso só tenho 13bb e como não gosto de ficar muito short optei aqui pelo all in

Qual é a opcao que pesa mais?
      Contra jogadores loose agressivos, acho um bom push. Contra jogadores tights é um fold tranquilo.

Original de Bascoal
      Numa fase destas o vilão tem 32bb o call dele é natural? Quando somos bigstacks devemos arriscar assim tanto?
      Atenção que ele já tinha dado a 3-bet light no raise inicial, depois só tem de colocar 880 fichas num pote de 5000, com uma mão com alguma equidade, por isso não acho que a jogada dele seja errada.
    • jalpedrinha
      jalpedrinha
      Bronze
      Inscrição: 06-26-2012 Posts: 45
      Acho que não tens necessidade de jogar essa mão, eu percebo que AK é quase o nuts, mas tens dois jogadores a falar antes de ti a dizer que têm nuts... Arriscares a tua equity toda numa mão 3 handed é um bcado complicado, num situação boa, com AK terás 30% de probabilidade de ganhar a mão (aqui tens menos prqe o jogador tem a mesma mão que tu e bloqueia os teus outs).

Se foldares tens probabilidade de aumentar as tuas possibilidades de ganhar dinheiro porque um jogador será eliminado, ou haverá uma transferência de fichas que faz com que o jogo fique na mesma. Nestas situações eu não fico propriamente feliz de foldar AK, mas dificilmente ia ALL IN com algo pior que KK se não tivesse a certeza que eram os DOIS vilões donks.

Para que percebas porque tens que dar fold:

Ponto número 1: 13BB não é estar short!! A não ser que a blind fosse subir logo a seguir, este argumento não é muito válido, estás a defender uma blind que representa cerca de 7% da tua stack pondo em causa toda a equity no torneio.

Vamos assumir que se foldares eles vão ALL IN.

Tendo em conta que o range do Button é um bcado mais forte que o do UTG (está a fazer 3bet a um open raise de MP) vamos supor que eles estão num coin flip (que estariam na realidade).

metade das vezes o Button ganha e fica com cerca de 5100 fichas e metade das vezes o outro ganha e fica com cerca de 3700 fichas e o button com 1500.

Se o button ganha a tua equity será aproximadamente 11,7% se o button perder a tua equity será 10,6% portanto o fold equivale a uma equity de 11,2% mais coisa menos coisa.

Assumindo um range de 30% pro primeiro (visto qe tem 55 no range) e eu diria que um range de aproximadamente 8% para o Butão terias cerca de 40% de hipoteses de ganhar a mão e quando ganhas ficas com cerca de 26% de equity e quando perdes ficas com 0% 0,4*0,26+ 0,6*0 = 10,4%

Como 11,2 > 10,4 o push é -$EV

Embora isto possa parecer muito marginal, estamos a assumir um range 30% (!!!!!!!) para o raise de primeira posição que me parece surreal nesta fase do campeonato, e estamos a assumir um range de 8% para o Button, quando acho que na realidade deverá andar próximo de 15% e 4%, tornando o push muito pior do que neste calculo (equity = 8% para o push).

A única coisa que pode atenuar aqui é o facto de o primeiro poder foldar, aí a coisa complica um pouco.

Na minha opinião é um fold. Pior coisa que você pode fazer em STT é jogar para stack 3 handed! Há muitos spots +$EV pela frente!
    • Bascoal
      Bascoal
      Bronze
      Não disse que estava, mas sim que não gosto de ficar short, foldar um AK com 13bb para mim não é facil, visto que as blinds comecam a subir e se não tiver oportunidade de ter uma melhor mão o mais provavel é ter de arriscar com mãos mais fracas

O jogador com 55 que surpreendeu pensei que ele faria fold com 2 all ins mas não....
    • LgWz
      LgWz
      Black
      Inscrição: 05-26-2007 Posts: 7.641
      Se forem dois caras bem tights dá pra foldar, mas vendo como o BTN é louco vira easy push.