AK fase inicial com varios limpers.

• Violaum
      Violaum
      Bronze
      Inscrição: 03-27-2010 Posts: 668
      Jogando os sits $0.25 45 man regular estou entrando em uns spots curiosos.

Estando na BB ou na Sb recebo um AK, varios players entram de limp e se eu fizer um raise de 3x+1 por limper sempre tomo alguns calls, jogo fora de posição, se faço uma cbet na maioria das vezes tomo call e jogo check/fold perdendo algumas fichas.

Uma vez em um treino de sng colocaram essa questão e foi discutido que seria bom só dar check e avaliar o flop.

Qual é a melhor maneira de se jogar nessa situação? dando check e perdendo valor do AK ou fazendo raise?

Isso nas blinds 10/20, 15/30 e 25/50.
  • 11 respostas
    • BanMartins
      BanMartins
      Ouro
      Inscrição: 01-01-2009 Posts: 2.047
      Olá!

Essa situação costuma ser bem chata mesmo mas você mesmo deu a tônica de uma maneira lucrativa de se jogar.

Eu particularmente até o 15/30 opto por apenas completar ou dar check e jogar de acordo com o board, uma coisa muito importante a se ter em mente nessa hora é que se você acertar top pair, não terá muita força, por que provavelmente estará jogando contra mais 4 ou 5 e fora de posição, então a linha a se seguir é controlar o pote e levar ao showdown de uma forma barata para extrair um valor condizente a TopPair. Claro, se acertar algo semelhante a nuts, tem que betar e betar, já que será pago.

No 25/50 eu já opto por uma postura mais agressiva e se achar que se fizer raise tomo call da mesa toda, opto por um push de acordo com minha stack e rezo para segurar rs.

Abraços
      Ban
    • fernandolago
      fernandolago
      Bronze
      Inscrição: 02-04-2011 Posts: 317
      cara, pra mim C/F é o ideal, ainda mais nesse limite.
    • LOBORJ
      LOBORJ
      Bronze
      Inscrição: 03-05-2008 Posts: 5.077
      Em micro limits acho muito mais fácil e lucrativo jogar passivo o pre-flop sem posição no early game. Como temos pouca fold equity e erramos 67% das vezes, acabamos investindo muito com raise e cbet em missed flop. Quando acertamos, jogamos muuuitas vezes contra Ax e Kx que nos pagam com uma facilidade enorme e conseguimos extrair bem mesmo em limped pot. Quando erramos temos um fold tranquilo e um investimento pequeno.
      Essa é a minha visão, mas certamente não é a única maneira de jogar AK em fase inicial.
      Espero ter ajudado,
      Grande abraço
    • CALLIBAN
      CALLIBAN
      Bronze
      Inscrição: 09-27-2007 Posts: 4.153
      Original de LOBORJ
      Em micro limits acho muito mais fácil e lucrativo jogar passivo o pre-flop sem posição no early game. Como temos pouca fold equity e erramos 66% das vezes, acabamos investindo muito com raise e cbet em missed flop. Quando acertamos, jogamos muuuitas vezes contra Ax e Kx que nos pagam com uma facilidade enorme e conseguimos extrair bem mesmo em limped pot. Quando erramos temos um fold tranquilo e um investimento pequeno.
      Essa é a minha visão, mas certamente não é a única maneira de jogar AK em fase inicial.
      Espero ter ajudado,
      Grande abraço
      BOAS!

Já agora uma pergunta.
      Eu detesto ver jogadores que 3betam 100 bbs ou até abrem 100bbs. Acho que é uma jogada ainda mais donkey do que abrir limp AA utg numa mesa passiva (nem numa mesa agressiva eu faço isso qto mais passiva...)

No entanto, se alguma vez existiu uma lógica num push de tantas fichas, essa lógica pareço encontrá-la aqui.

Repara:
      Situação: mesa 9-HANDED.Estamos na primeira mão.
      O utg abre limp e todos os outros jogadores seguem o seu movimento fazendo overlimp até que chega a mim e tenho AKs na BB.

O único que me pode preocupar é o donk que abriu limp utg, mas como tenho blockers para AA e KK, estou menos preocupado. Quanto aos restantes jogadores, quanto mais próximos estão de mim, menor foi o seu erro ao fazer overlimp visto que com tanto dead money no pote até suited conectors 2gap estão a receber um bom preço para jogar (CO,BU e SBpelo menos...).

Agora, acho que não estou a dizer nenhuma asneira se disser que existem grandes probabilidades de eu ter a melhor mão em relação a todos os jogadores. A única incerteza é em relação ao UTG.

Se eu faço um raise, tem de ser um grande raise. E como sabemos, muito jogador mau vai pagar com Ax, pares pequenos e sabe-se lá mais o quê.
      Agora, o meu pensamento é este: muitos pagam um raise alto com mãos piores. No entanto, quando esse "raise alto" passa a raise máximo - ou seja, shove, até o pior donkey já pensa um pouco.

Portanto, a minha pergunta: Até que ponto não é lucrativo numa situação extrema desta em que estão 9 jogadores em jogo, eu shovar AKs na BB?
      Não estou a dizer que o faço, mas tenho pensado nisto, já que o faria com AA neste mesmo spot.

Desde já o meu obrigado pela resposta, Lobo. E corrige aí se eu disse algo errado. :)
      Abraço-
    • masfe
      masfe
      Bronze
      Inscrição: 01-27-2007 Posts: 3.319
      Quanto pior os adversários forem, mais força o shove ganha, pois vão dar call ao nosso all-in com pior.

Já contra adversários bons (e haver 3-4 limps antes de nos não significa necessariamente que sejam maus) o raise ganha força, pois vamos conseguir com um raise reduzir o nr de jogadores facilmente.

Estes são os 2 caminhos que normalmente escolho, ambos têm 1 objectivo em comum: reduzir numero de adversários, pois AK é uma mão muito forte mas muito vulneravel contra vários adversários.

Normalmente existe ali um limite em que raisar faz pouco efeito na redução do nr de calls, e esse é o ponto em que mudo para shove directo. Estar a dar check com AK e deixar um pote pequeno ser jogado 5-handed é de certa forma estar a jogar AK como jogo quaisquer outras 2 cartas, pois será extremamente dificil 1 par chegar para stackar.
    • LeoJose
      LeoJose
      Bronze
      Inscrição: 12-22-2010 Posts: 2.922
      eu gosto de raise, pra shovar em qquer flop, por exemplo o pote tem 150 fichas chegando em limp, dou raise pra 500 (overbet) vai ter um ou dois calls no maximo. Qualquer call pré-flop ou no flop com maos especulativas é errado (exceto trios) e nosso objetivo é forçar os adversários a erros. A nossa mão tem valor em ver as 5 cartas e ja teremos o pote para trás, acho lucrativo, mas um call é bem mais seguro
    • Erupoldon
      Erupoldon
      Bronze
      Inscrição: 07-20-2008 Posts: 95
      Original de LeoJose
      eu gosto de raise, pra shovar em qquer flop, por exemplo o pote tem 150 fichas chegando em limp, dou raise pra 500 (overbet) vai ter um ou dois calls no maximo. Qualquer call pré-flop ou no flop com maos especulativas é errado (exceto trios) e nosso objetivo é forçar os adversários a erros. A nossa mão tem valor em ver as 5 cartas e ja teremos o pote para trás, acho lucrativo, mas um call é bem mais seguro
      O grande problema de fazer isso nesses limites é que tem muito maníaco que não faz seleção de mãos... e a chance de um maniaco atolar com qualquer parzinho mediano pósflop é imensa né, pode se tornar lucrativo caso bata nosso tptk, mas na minha opinião, no longo prazo esse move vai ser -ev.
    • LeoJose
      LeoJose
      Bronze
      Inscrição: 12-22-2010 Posts: 2.922
      Original de Erupoldon
      Original de LeoJose
      O grande problema de fazer isso nesses limites é que tem muito maníaco que não faz seleção de mãos... e a chance de um maniaco atolar com qualquer parzinho mediano pósflop é imensa né, pode se tornar lucrativo caso bata nosso tptk, mas na minha opinião, no longo prazo esse move vai ser -ev.
      mas se shovar pre flop é pior. Como falei o call é mais seguro, mas eu nao cosigo dar call com AK ai prefiro essa jogada, tbm aconselho fazer a mesma jogada com maos prontas como AA KK e QQ ;)
    • Erupoldon
      Erupoldon
      Bronze
      Inscrição: 07-20-2008 Posts: 95
      Original de LeoJose
      Original de Erupoldon
      Original de LeoJose
      mas se shovar pre flop é pior. Como falei o call é mais seguro, mas eu nao cosigo dar call com AK ai prefiro essa jogada, tbm aconselho fazer a mesma jogada com maos prontas como AA KK e QQ ;)
      Sim, com a mão já formada acho que é bem lucrativo essa jogada, sempre acha alguns donks pagando com 67 TJ e atolando com parzinho mixuruca pós-flop
    • wagnerbarros
      wagnerbarros
      Bronze
      Inscrição: 01-20-2010 Posts: 1.301
      Original de LOBORJ
      Em micro limits acho muito mais fácil e lucrativo jogar passivo o pre-flop sem posição no early game. Como temos pouca fold equity e erramos 67% das vezes, acabamos investindo muito com raise e cbet em missed flop. Quando acertamos, jogamos muuuitas vezes contra Ax e Kx que nos pagam com uma facilidade enorme e conseguimos extrair bem mesmo em limped pot. Quando erramos temos um fold tranquilo e um investimento pequeno.
      Espero ter ajudado,
      Grande abraço

isso ae!
    • omtcoringa
      omtcoringa
      Bronze
      Inscrição: 06-10-2010 Posts: 9
      nesse nivel de bb ak só limp e avalio o flop ,top pe reise no flop e ligo o checkcall river e turn. se a coisa ficar um pouco estranha pre-flop tipo muita ação 2 reise pre flop, nem jogo, acho melhor esperar os outros niveis . sou novato aqui pessoal onde to errado: