Poker: sorte ou habilidade?

• pingubr3ooo
      pingubr3ooo
      Bronze
      Inscrição: 01-29-2008 Posts: 425
      Sei que já foi discutido isso aqui, mas fiquei muito confuso ao ler dois trechos de livros de poker (traduzidos):

Resumindo ambos:

"Poker não é um jogo de sorte e sim de habilidade!" Teoria do Poker, David Sklansky, nos primeiros parágrafos.

"Como se pode ver, poker é um jogo de sorte" Small Stakes Hold'em, David Sklansky +2 autores, página 39.

Em ambos, falando de poker em geral. Em nenhum ele especificou que seria a curto prazo ou longo prazo, somente afirmou em um que o poker é jogo de sorte, e em outro afirmou exatamente o contrário. Ou o cara não se decide, ou talvez esteja mal traduzido, sei lah... alguém que tenha lido os 2 livros pode me dar uma idéia a respeito disso?

E outra dúvida tbm, qual a diferença entre jogo de azar e jogo de sorte? Pois no livro dos blefes, diz que poker é um jogo de azar. Provavelmente no original usem o termo "gambling", que significa exatamente...? lol

Valeu
  • 13 respostas
    • w00zy
      w00zy
      Bronze
      Inscrição: 04-30-2007 Posts: 2.417
      Poker é um jogo de sorte a curto prazo... a longo prazo o k conta é a habilidade pk a sorte equilibra-se entre todos os jogadores.

Jogo de sorte e jogo de azar é o mesmo... uns têm sorte e os outros têm azar :D

Gambling = apostar/jogar
    • hugorochac
      hugorochac
      Bronze
      Inscrição: 01-30-2008 Posts: 2.176
      Poker eh jogo de sorte até q vc sente em mesas com oponentes melhores q vc..A partir dai passa a ser de azar :D ..
    • Adriano87
      Adriano87
      Bronze
      Inscrição: 03-29-2008 Posts: 1.884
      Tudo que sei é que não passo horas lendo livros sobre o assunto, artigos, ranges, estudando as mãos jogadas por outros jogadores, pra ter um retorno aleatório como em bingo, jogo do bicho, etc.

Se o poker é um jogo de azar ou não, depende do jogador. Entro nas mesas e costumo obter lucro em boa parte das vezes; desisto da mão quando acredito estar em situação de desvantagem; aumento o meu lucro quando tenho uma idéia do que o vilão é capaz de pagar e quando sei que está prestes a perder a mão. Caso eu jogasse sem escrúpulos, apostando tudo que tenho numa carta que tem baixas probabilidades de vencer a mão constantemente, creio que seria considerado jogo de azar.

Existem fases de azar, as bad beats, mas considero azar quando as probabilidades te favorecem, e mesmo assim, perde a mão. Ou quando a situação é bem difícil em saber as cartas do vilão, e você tem o "2nd nuts" ou parecido, e ele tem o nuts. Mesmo assim, quando ocorrerem, não representarão maioria no longo prazo, matematicamente falando.

Você acabou de ler a opinião de um dos mais proeminentes nomes do poker, o David Sklansky. Se você leu o livro The Theory of Poker, com inúmeros capítulos, mais de 290 páginas sobre o assunto... decerto que terá uma conclusão coerente sobre a pergunta.
    • fewerton
      fewerton
      Bronze
      Inscrição: 05-21-2008 Posts: 501
      pingu.. onde achou livros traduzidos?

tem mais, alem desses?
    • pingubr3ooo
      pingubr3ooo
      Bronze
      LOL sabia que vcs não perdoariam minha pergunta sobre "jogo de sorte ou de azar" hehehe

Concordo com vcs, só queria mostrar a contradição do mesmo autor em livros diferentes, mas acho que é como foi dito, sorte no curto prazo e azar no longo prazo.

Fewerton: os livros estão sendo traduzidos pela editora Raise, são da série "obras primas do poker". Eu assinei a cardplayer e paguei com um pequeno desconto, mas vc pode encontrar os livros em diversas livrarias tbm. Esses 3 que falei acredito que sejam os únicos traduzidos pela Raise até agora, mas já vi na mão de amigos o Little Green Book traduzido tbm, não sei se pela mesma editora.

Aliás, falei de 2 só. O terceiro é o Harrington no Holdem, sobre torneios de NL holdem.
    • Gonira
      Gonira
      Bronze
      Inscrição: 02-27-2008 Posts: 5.247
      hahaha, "azar no longo prazo" é ótimo! essa é minha vida.

e eu acho o little green book fraquinho.
    • gusma
      gusma
      Black
      Inscrição: 10-07-2007 Posts: 5.727
      compra em ingles mesmo cara;eh melhor.
      na amazon.com tem todos (:
    • Bltaaa
      Bltaaa
      Bronze
      Inscrição: 06-27-2008 Posts: 164
      Habilidade, obv.
    • pingubr3ooo
      pingubr3ooo
      Bronze
      lol habilidade no longo prazo, escrevi errado hehe :D
    • Rupestre
      Rupestre
      Bronze
      Inscrição: 02-20-2008 Posts: 133
      80% sorte - 20% habilidade

depois q vc aprender a jogar é justamente o contrario !!

LOL
    • fewerton
      fewerton
      Bronze
      Inscrição: 05-21-2008 Posts: 501
      Original de gusma
      compra em ingles mesmo cara;eh melhor.
      na amazon.com tem todos (:
      meu ingles nao eh muito bom nao
      se comprar o livro em ingles vai ser prejuizo.. to fazendo curso, mas nao to tao bom a ponto de ler um livro inteiro em ingles. vou entender os termos, "raise", "call", etc... mas acho q nao eh o suficiente.
    • Locksley
      Locksley
      Bronze
      Inscrição: 08-13-2007 Posts: 228
      no small stakes hold´em, logo no primeiro capitulo, ele explica:

resumo: a frase "poker não é jogo de azar" é apenas um jeito facil de dizer que no poker é possível obter resultados +EV, ao contrario de qualquer outro jogo de azar. Entretanto, poker é jogo de azar sim, considerando que estamos sempre apostando dinheiro sem ainda sermos os vitoriosos da mão.

jogar por odds é puro gamble! um raise préflop com Ak é gamble sim! mas é um gamble inteligente ;)
    • Gonira
      Gonira
      Bronze
      Inscrição: 02-27-2008 Posts: 5.247
      gamble quer dizer apostar. jogar com odds é apostar. claro que poker é gambling, não há nenhuma contradição aqui.