AK - porquê mão forte??

• RuiBouquet
      RuiBouquet
      Bronze
      Inscrição: 03-21-2008 Posts: 1.838
      Como tenho perdido imensas mãos com AK decidi ir ao equilator ver a equity contra diversas mãos e cheguei à conclusão que qualquer par tem mais equity que o AK... Como podem ver pelos resultados em relação aos "confrontos" AKo - 22 e AKs - 22:

Equity Ganho empate Perda Mão
      Jogador 1: 47,742% 47,416% 0,653% 51,932% AsKh
      Jogador 2: 52,258% 51,932% 0,653% 47,416% 2s2h

Equity Ganho empate Perda Mão
      Jogador 1: 49,702% 49,368% 0,669% 49,963% AsKs
      Jogador 2: 50,298% 49,963% 0,669% 49,368% 2s2h

Depois disto fiquei na dúvida porque é que AK é considerada uma mão assim tão forte???
  • 2 respostas
    • Tosh5457
      Tosh5457
      Bronze
      Inscrição: 01-18-2008 Posts: 3.062
      Porque só KK e AA é que estão em grande vantagem, e contra KK ainda temos chances de 3 para 1 de ganhar. E os pares até podem ter um bocado melhor equity que AK, mas os pares baixos e middle pair estão underdog contra outros pocket pairs mais altos e são facilmente dominados no flop, principalmente com mais que um jogador no pote. E quando tens algum par, com AK é sempre TPTK, o que é outra vantagem.

Se tens perdido muito com AK é simplesmente porque estás com azar, mas quando o oponente não tem KK ou AA na pior das hipóteses estás num coinflip(contra um pocket pair).

No fundo AK é uma boa mão por causa da jogabilidade no pós-flop, é a mesma coisa que dizer que A2o é melhor que KQ. Em equity é melhor, mas em jogabilidade não é, A2o em pós-flop não se safa, ao contrário de KQ.

Pelo o que eu sei é isto :P
    • marrora
      marrora
      Bronze
      Inscrição: 11-11-2007 Posts: 1.231
      Foi boa as explicaçoes do Tosh.

So te dando uma situaçao hipotetica, de o quanto e bom AK, e que a jogabilidade dele em relaçao a um pocket pair e muito melhor.

Vc da raise 4bb pre-floop, contra um adversario que da call com 88 por exemplo.

Floop: 3, 10 e Q por exemplo. VC faz a cbet estando atras do oponente, mas, quem vc espera que ganhe essa mao.
      Fora a hipotese de vir ou A ou K, que tambem e muito boa.

Imagine um 22, qualquer 3 cartas que abrirem no floop, a nao ser que vc faça a trinca te deixarao assustado, vc nunca vai saber se esta na frente e sempre vai se sentir atras.

AK e uma exencente mao prefloop e facilmente foldavel posfloop.