Sugestao - PT e PAD

• 2 respostas
    • Bakano
      Bakano
      Black
      Inscrição: 01-21-2006 Posts: 14.161
      o PT tem uma variedade de funções que dificilmente são todas explicadas uma por uma. o que eu fiz foi experimentar tudo e ver o que o programa consegue fazer, no entanto essa é uma tarefa difícil de se completar, porque mesmo dois anos depois ainda existm coisas das quais não sei como usá-las. no fundo bastam as funções normais mais fáceis de usar. só para quem realmente quer estudar as suas próprias estatísticas é que faz sentido aprofundar-se mais no programa. mas: sem uma base de dados com pelo menos 200.000 mãos não faz sentido estudar as próprias estatísticas, especialmente quando se trata de coisas do tipo "lucro de uma dada mão em posição de steal" ou "lucro de uma dada mão defendida da blind".
      por exemplo, se eu quero estudar a lucratividade de Q8o estando na BB contra um steal do BTN, vou precisar de muitas mãos em que me encontro nessa situação, e isso pode demorar muitas milhares de mãos. depois ainda temos de ter em conta de que essa defesa pode ser lucrativa contra um tipo de adversário e prejudícial contra um outro tipo de adversário. até realmente podermos tirar uma conclusão válida vamos precisar de uma bas de dados excumunal. depois esse tipo de estudo demora imenso tempo, pois filtrar as mãos que jogámos contra adversários de X ATS das mãos que jogámos contra adversários de Y ATS vai demorar, coisa que me leva a pôr em questão a rentabilidade de tal estudo. seria muito tempo investido em teoria questionável, já que ninguém sabe dizer ao certo a quantidade de mãos que precisamos para tirar uma conclusão válida.
      esse tipo de coisa eu deixo para outros fazer e pago por essa informação quando compro livros que contêm tabelas extensas etc.

em primeira linha o PT deveria ser usado para termos uma ajuda prática na tomada de decisões em tempo real. é aqui que entra em jogo o PAHUD, que nos projecta os dados dos adversários directamente para a mesa.
      quais os dados que precisamos é também individual. para alguns chega saber o AF total de um adversário, para outros é preciso especificar o AF em todas as rondas desde o flop até ao river.
      cabe a cada um saber que dados precisa e como usar essa informação. a configuração que a pokerstrategy recomenda é perfeitamente suficiente, já que contém apenas as estatísticas mais importantes. no menu de popup então aparecem informações mais detalhadas que podem ser necessárias para tomar uma decisão contra um adversário específico numa situação difícil ou fora do comum.

telvez já tenha dado para notar que eu não sou fã de excesso de informações, especialmente quando sei que demasiadas informações sobre um adversário são capazes de nos dificultar ainda mais a decisão, e gerar erros que de outra forma não teríamos feito.

um exemplo que me vem a cabeça seria um adversário com um went to showdown de 50% que é muito alto. nós falhámos completamente o flop depois de termos feito um raise em pré-flop - fazemos o conti bet e o adversário faz call. este é o momento em que sabemos que um bluff com J-high já não serve de nada, pois o adversário é capaz de fazer call down com K ou Q-high, e jogamos portanto check/fold. no entanto damos uma olhada aos stats mais detalhados e vemos que ele tem um "fold to river bet" de 60%... de repente ignoramos o WTSD e fazemos bet turn, bet river na esperança de ele finalmente fazer fold no river.
      gastámos dinheiro extra só para o vermos a fazer call com bottom pair. chateamo-nos e desejamos ter ido com o primeio pensamento.

pode parecer exagerado, mas este é um exemplo bem real de estatísticas mal empregadas, e acontece mais do que se pensaria. requer muita experiência usar os dados e saber interpretá-los como deve ser. portanto acho que as dados e as funções básicas do programa são perfeitamente suficientes. quem tiver mais experiência e achar necessário para o seu próprio desenvolvimento aprofundar os conhecimentos dos programas poderá fazê-lo, claro. mas quando chegar a esse ponto de ter experiência suficiente, ele também já se saberá desenrascar sózinho sem precisar de tutoriais... em caso de dúvida sobre um dado ou uma abreviação do PT específica, pode-se sempre perguntar aqui ou no fórum do programa...
    • mendinhas
      mendinhas
      Bronze
      Inscrição: 07-18-2007 Posts: 531
      Acho q melhor q um artigo o ideal era um video explicativo bastante completo.

http://www.pokertracker.com/

no topo na pagina tens um rectangulo com video q ja deve ajudar alguma coisa