Artigo: Não seja um Robô, comece a usar Ranges!

• HeroOfTheDay
      HeroOfTheDay
      Bronze
      Inscrição: 02-03-2007 Posts: 804
      Fala galera, blza?

Bom, um amigo meu que estuda poker quase todos os dias comigo (a gente discute mãos, um vê o outro jogando, conversamos sobre estilos e sobre o jogo) fez um artigo bem legal. Ai eu convidei ele pra postar aqui pra compartilhar com o pessoal do pokerstrategy e ele aceitou.

Vai ai o artigo do Maneh.
  • 11 respostas
    • maneh
      maneh
      Básico
      Inscrição: 12-17-2007 Posts: 30
      Artigo: Não seja um Robô, comece a usar Ranges!

Bom, resolvi escrever este artigo, pois após começar meu coach, realmente comecei a ver e enxergar a importancia de se colocar o oponente num range de mãos e não atuar como um robô.

Eu jogo poker a pouco mais de 1 ano, me profissionalizei a cerca de 3 meses, e sempre ouvi falar de leitura de mãos, que isso era muito importante, que sempre devemos colocar o adversario num range e outras coisas do tipo. E tenho certeza que a maioria aqui está cansada de saber e ouvir isso.

Ok, eu sabia disso, sempre ouvia falar, mas o que era mais importante eu não fazia!

Eu nunca parei para trabalhar em cima disso, nunca coloquei meus adversarios em um range, e querendo ou nao, eu, como muitos de voces aqui do forum, fazia sempre o que estamos acostumados a ler e ouvir, ou seja, nao saimos nunca do standard, independente de pensar na jogada.

Todo dia tem mãos assim no forum:

Hero flopa TPTK com AJ por exemplo, toma um raise num board J35 e todos dizem:

"Fold, vc não ganha do range dele!"

Ou então, flopamos NUTS, tomamos um check/raise no flop e todos dizem:

"Dá soh call e tenta extrair depois. Se voce der 3bet, vc vai expantar o vilão."

Acontece que nós respondemos isso pq estamos acostumados a ouvir isso, e não porque pensamos na mão, no vilão, na nossa imagem e principalmente num range!

Po, no exemplo um, nos so perdemos p/ 33 e 55. E na mão 2, como vc pode dizer que o vilão vai dar fold, se nos nem colocamos ele num range ?!

Vou postar aqui duas mãos que foram as que me fizeram pensar nisso e logo depois vou colocar duas mãos parecidas e como eu joguei após colocar o cara num range:

Tipico exemplo 1:

Dei fold pq eu nao ganho do range dele, mas eu nem pensei num range, fui pelo robozinho que estou acostumado a ouvir :\

Party Poker, $0.50/$1 NL Hold'em Cash Game, 6 Players
      LeggoPoker.com - Hand History Converter

BTN: $100
      SB: $101.98
      BB: $260.85
      UTG: $100
      MP: $103.45
      Hero (CO): $144.58

Pre-Flop: J :diamond: K:diamond: dealt to Hero (CO)
      2 folds, Hero raises to $4, BTN calls $4, 2 folds

Flop: ($9.50) K :spade: 9 :heart: 5:diamond: (2 Players)
      Hero bets $6.50, BTN raises to $26.50, Hero folds

Results: $22.50 Pot

Exemplo 2:

Nao quis espantar o vilao da mão. E tb nao coloquei ele em mão nenhuma.

SB: $99
      BB: $108.35
      UTG: $255.57
      MP: $95
      CO: $109.45
      Hero (BTN): $132.08

Pre-Flop: A:diamond: 8:diamond: dealt to Hero (BTN)
      3 folds, Hero raises to $4, SB folds, BB calls $3

Flop: ($8.50) Q:diamond: J:diamond: 5:diamond: (2 Players)
      BB checks, Hero bets $6, BB raises to $18, Hero calls $12

Turn: ($44.50) K:diamond: (2 Players)
      BB checks, Hero checks

River: ($44.50) 2 :heart: (2 Players)
      BB bets $20, Hero raises to $50, BB calls $30

Results: $144.50 Pot ($3 Rake)
      BB mucked 7:diamond: 4:diamond: (a flush, King high) and LOST (-$72 NET)
      Hero showed A:diamond: 8:diamond: (a flush, Ace high) and WON $141.50 (+$69.50 NET)

Agora vou por duas mãos parecidas, onde eu coloquei o cara num range antes de tomar minha ação e nao agir como um robô:

Tipico TPGK contra raise em board seco.

Minha imagem aqui eh bem LAG, e o vilao eh algo como 23/11/3 meio loose donkey e agressivo no pos flop.

Party Poker, $0.50/$1 NL Hold'em Cash Game, 5 Players

UTG: $122.05
      Hero (CO): $180.64
      BTN: $95
      SB: $184.46
      BB: $100

PF é raise standard com KQ.

Pre-Flop: K:diamond: Q :heart: dealt to Hero (CO)
      UTG folds, Hero raises to $4, 2 folds, BB calls $3

Flop otimo p/ mim, dou cbet, tomo c/r e paro p/ pensar:

Range do vilao aqui é: 22, 33, Q mais fraca pois AQ provavelmente vinha 3bet, 45s, air, e random mid pairs que adoram fazer isso.

Ou seja, eu ganho de boa parte do range do vilao, e soh perco p/ praticamente 2 maos.

Flop: ($8.50) 3:diamond: 2 :club: Q :spade: (2 Players)
      BB checks, Hero bets $6, BB raises to $17, Hero calls $11

No turn, o vilao aposta denovo e eu praticamente continuo ganhando de tudo que eu ganhava antes e como minha imagem eh ruim, ele pode estar overplayng muitas maos.

Turn: ($42.50) 5 :club: (2 Players)
      BB bets $28, Hero calls $28

O river tb nao muda em nada, a nao ser um improvavel runner runner flush, ele dá shove e eu com odds de 3:1 tenho um ez call.

River: ($98.50) T :club: (2 Players)
      BB bets $51 and is All-In, Hero calls $51

Results: $200.50 Pot ($2 Rake)
      Hero showed K:diamond: Q :heart: (a pair of Queens) and WON $198.50 (+$98.50 NET)
      BB showed J:diamond: Q :club: (a pair of Queens) and LOST (-$100 NET)

Flopei Nuts agora:

Minha imagem aqui tb eh bem LAG e o vilao tb eh meio donkey passivo se nao engano.

Hero (CO): $109.54
      BTN: $162.04
      SB: $86.62
      BB: $84.46
      UTG: $28.67
      MP: $70.13

PF eh standard p/ mim tb...

Pre-Flop: 7:club: 8:club: dealt to Hero (CO)
      2 folds, Hero raises to $4, 2 folds, BB calls $3

Flopei Nuts,dou bet e tomo check/raise. Paro e penso no range p/ ele:

55, 66, 99, 98, 97, 34 e talvez um trick KK+ devido a minha imagem ruim e por meu oponente ser meio donkey e air raras vezes.

Nesse range, se eu der 3bet, meu oponente provavelmente vai dar shove ou no minimo call na minha bet e vai ser mais facil eu extrair depois...

Ele da shove e ship it!

Flop: ($8.50) 9:spade: 5:heart: 6:club: (2 Players)
      BB checks, Hero bets $6, BB raises to $12, Hero raises to $34.50, BB raises to $80.46 and is All-In, Hero calls $45.96

Turn: ($169.42) 9:heart: (2 Players - 1 is All-In)

River: ($169.42) K:diamond: (2 Players - 1 is All-In)

Results: $169.42 Pot ($3 Rake)
      Hero showed 7:club: 8:club: (a straight Five to Nine) and WON $166.42 (+$81.96 NET)
      BB mucked A :heart: A:diamond: (two pairs, Aces and Nines) and LOST (-$84.46 NET)

Nao vou comentar o range das duas primeiras, mas voces vao ver que sao praticamente identicas e nas duas que eu parei p/ pensar, eu consegui extrair o maximo que eu podia da mão. Nas outras, em uma eu larguei e na outra eu deixei de ganhar 38BB's.

Nestes ultimos dias, venho trabalhando bastante em cima disto e meus resultados realmente estão melhorando muito.

Resumindo:

Parem p/ pensar, não atuem como um robo, nao faça o standard soh pq vc estah cansado de ouvir. Pense na jogada, coloque o cara num range e pense se ele jogou de acordo caso tivesse com as maos que vc pensou. E apos isso, tome a decisao que vc julgar melhor ;)

Maneh

PS: Queria agradecer ao HeroOfTheDay pelo convite para participar deste fórum ;)
    • bloked
      bloked
      Bronze
      Inscrição: 04-07-2007 Posts: 2.587
      parabens kra ;)

bom artigo eu sempre fazia isso, mas eh bom para o pessoal ter uma ideia sobre isso :)

gostei mtu ;)

obs: arrumei os naipes das cartas ;)
    • maneh
      maneh
      Básico
      Vlw Bloked... a gente tava tendo um trabalhao aqui pra arrumar isso
    • HeroOfTheDay
      HeroOfTheDay
      Bronze
      Inscrição: 02-03-2007 Posts: 804
      Original de maneh
      Vlw Bloked... a gente tava tendo um trabalhao aqui pra arrumar isso
      Vlw msmo. Tava foda mudar na raça um por um
    • Bakano
      Bakano
      Black
      Inscrição: 01-21-2006 Posts: 14.161
      oi maneh, antes de mais bem vindo a este fórum!
      gostei do seu post. é informativo e capaz de gerar conversa mais teórica aqui que não fazia mal nenhum.

se tiver mais ideias para artigos assim, não hesite. gostaria de poder pô-los também no nosso site principal para todos verem. talvez a gente possa entrar em acordo aí ;)
    • caracorules3
      caracorules3
      Bronze
      Inscrição: 10-19-2007 Posts: 708
      é bem legal o artigo.
      tinha lido ele no outro forum ja.
      to começando a usar ranges, mas só falta eu aprender a largar jogos fortes quando sei que to atras....

ontem eu com KQ, o vilão da miniraise eu do 3bet nele e ele call, ai vem o flop K e 2 baixas, ele da um miniraise, ai eu penso, esse miniraise ta mto estranho, esse cara ta com AA fazendo slow play, mas eu do raise, ele da outro call, ai no turn outra carta baixa e como sobrou mto pouco eu vo all in.. ai ele mostra o AA... fiquei puto comigo.
    • maneh
      maneh
      Básico
      Original de Bakano
      oi maneh, antes de mais bem vindo a este fórum!
      gostei do seu post. é informativo e capaz de gerar conversa mais teórica aqui que não fazia mal nenhum.

se tiver mais ideias para artigos assim, não hesite. gostaria de poder pô-los também no nosso site principal para todos verem. talvez a gente possa entrar em acordo aí ;)
      Opa, valeu!

Logo mais eu devo escrever um de "value bet", pq vejo que muita gente nao o faz o quanto deveria...

QQ coisa, pode entrar em contato comigo...

Abracao,

Maneh
    • caracorules3
      caracorules3
      Bronze
      Inscrição: 10-19-2007 Posts: 708
      qq dia vo no wise poker te limpar heheheheheh :D
    • GaussPoker
      GaussPoker
      Bronze
      Inscrição: 05-12-2007 Posts: 279
      opa maneh é um grande jogador de poker... bem vindo ao site maneh

o artigo é excelente!
    • rafadana
      rafadana
      Bronze
      Inscrição: 02-02-2007 Posts: 343
      Bem vindo maneh!

Ja tinha dito e repito,Muito bom o artigo! =)
    • duxdraco
      duxdraco
      Bronze
      Inscrição: 04-23-2007 Posts: 143
      Excelente artigo... Parabens...

e bem-vindo ao forum..