Dúvidas estranhas sobre poker

    • shipower69
      shipower69
      Bronze
      Inscrição: 12-15-2008 Posts: 14
      Boas maltinha!
      Pois é, quanto mais estudo o jogo, parece que por vezes surge confusões ou questões que dão por mim a pensar...
      Então é assim:

      Estamos a jogar uma mão, temos 6h5h, flop vem 9h3hJd e estamos flushdraw, sabemos que pela regra do 2 e do 4, temos 36% para completar a nossa mão até ao river.
      Porém, imaginando que o nosso vilão possa ter JJ+,AKs,AKo, no equilab temos uma equity de 42,27% vs 57,73%, a minha dúvida existencial é: Onde está a correlação entre a nossa equity e contagem de outs?

      É que pelo que eu percebo (ou penso perceber), a equity é a percentagem de vezes que vamos ganhar contra aquele range, ou seja vamos ganhar 42%, mas na contagem de outs 36% para completar a nossa mão, quer dizer que só vamos completar flush ...

      Ainda pergunto mais... temos 36% para fazer flush, mas os 42% de equity referem-se a por exemplo, muitas vezes o nosso vilão vai ter AK e nós runner runner vamos encartar um par, é isso? Daí a diferença de equity para cálculo de outs?
      Sinceramente acho que mesmo assim não faria sentido, pois 9 outs para flush, mais três 6 e três 5 dá um total de 15, o que pela regra do 4 daria 60%...

      Podem-me elucidar se faz favor?





      Próxima dúvida: Pot odds

      Eu sei calcular pot odds, porém neste vídeo do Acoimbra tenho duas dúvidas: ao minuto 1:02 o zagalo diz que "precisamos de algo como 37,50% e temos 36%" metendo no equilab ao turn dá-nos 33.52%, o que ainda é um pouco diferente de 36%...onde estou a falhar nos cálculos?
      https://gyazo.com/f70ca35195239ea585423053db463d6e

      O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=H96IBhvYz_U

      A nível de pot odds, o cálculo que temos que fazer depois do outro ir allin é sempre sobre a stack efectiva, que neste caso é a nossa, certo? Ou seja, o vilão tem mais 9898 fichas que nós, mas ao ir allin elas não contam para as pot odds, pois mesmo que ganhemos, ele vai ficar com essas 9898, assim sendo pelas contas que me parece lógico fazer ficaria o seguinte:
      pote total 264327, retiramos as 9898 que o vilão recupera mesmo que perca a mão, pois eram a mais que as nossas, o que dá 254429, dividimos a nossa stack de 99559 pelo pote total 254429 e teremos 39%, o que não é de perto 37,5%...

      Porém se fizer o cálculo ao pote total sem descontar essas 9898 que o vilão vai recuperar mesmo que perca, ficaria algo como nossa stack 99559 a dividir pelo pote total 264327 aí sim dá algo como 0,3766 que já está mais próximo de 37,50%

      Podem-me elucidar onde eventualmente poderei estar a cometer falhas nestes cálculos? Ou poderão ter sido eles ao fazer por alto que podem ter uma discrepância de 2/3 %?

      Obrigado desde já pela ajuda.
  • 3 respostas