Percurso estruturado by @arrocha89

• arrocha89
      arrocha89
      Básico
      Inscrição: 02-28-2017 Posts: 15
      O meu blogue de póker

Bom dia a todos;

Só jogo cash game. Acredito que alguns de vós já me "conheçam", quanto mais não seja das mesas de póker e de outros fóruns. Comecei em Fevereiro passado esta minha saga por este jogo que nos apaixona a todos. Fui evoluindo no início de forma muito acelerada: Fiz um depósito inicial de 100€ e no espaço de menos de um mês já tinha 50 Buy Ins para subir para NL5. Estagnei alguns meses em NL5. Cheguei a estar somente a 1 buy in de NL10, porém não consegui nunca "romper" essa meta psicológica até Junho.

Em Junho finalmente tinha 50 buy ins para NL10 e comecei a jogar. Desastre total. Após 15 dias descobri que apesar de ter banca não tinha estrutura mental para o nível. O problema não foi a diferença de qualidade que, embora exista, não é acentuada. O problema era o mindset.

Decidi por isso descer de nível e estudar a psicologia do jogo. De novo em NL5 descobri que quanto mais me preocupava com o ganhar piores resultados tinha. Pode ser estranho, dado que o sucesso neste jogo é relativo à quantidade de dinheiro que conseguimos amealhar, contudo ao mudar o foco do "ganhar" para o "jogar bem independentemente do resultado" cresci imenso como jogador.

A incursão na psicologia do jogo e a leitura exaustiva das grandes referências como: Haseeb Qureshi, Gabriel Goffi ou Ian Taylor fizeram-me ver o póker de uma outra perspetiva. Limitar o jogo ao ciclo de jogar e estudar é, definitivamente, redutor. Há toda uma filosofia de vida associada aos grandes jogadores de póker que lhes permite darem o salto qualitativo relativamente aos restantes.

Numa altura em que estava já a jogar NL10 com resultados interessantes a escola de póker da Poker Stars encerrou. Com o fecho da escola fui perdendo motivação e disciplina. Com a perda da motivação e da disciplina deixei completamente de estudar. Apenas jogava. Os resultados não foram naturalmente os esperados.

A meio deste mês tomei uma decisão radical: No dia 27 de outubro vou levantar todo o dinheiro que tenho na stars excepto 100€ e recomeçar tudo de novo, step by step. De dia 14 de outubro até dia 27 vou analisar o field, experimentar conceitos, estudar os jogadores. No fundo o objetivo nestes dias não é sequer jogar bem mas sim aplicar o método científico a algumas estratégias que tenho vindo a delinear com os meus estudos.

Entre dia 28 e dia 31 terei aquilo que designo como período de carência. Não jogarei póker de forma a arrumar no meu cérebro todos os conceitos que estudei e estruturei. Dia 1 de novembro será o "dia da ressurreição". Começarei a minha jornada no póker como no primeiro dia.

Materiais de estudo

Voltei ao básico. Póker ABC é a chave para NL2. Nesse sentido estou a reler:

Easy Póker (Andrew Seidman and others) - Jogo técnico
      How to be a Poker Player (Haseeb Qureshi) - Mindset

Em cima têm o link do meu blogue pessoal o qual é atualizado de forma regular com aspetos da minha jornada.
  • 21 respostas
    • OnUrB236
      OnUrB236
      Bronze
      Inscrição: 03-08-2009 Posts: 402
      Boa sorte nesta nova fase.
      De facto,o lado mental é muito complicado, e basta uma mão para apenas se transformar numa gigante bola de neve e vir tudo por ai a baixo.
      Mas é isso que temos de trabalhar para melhorar.
      Em relação àquela mão que tinhas no teu blog,a do KQ:
      1) Flop,para extrair o máximo como tu disseste,tens de dar um raise maior,tamnho pote ou quase,pelas razões que enumeraste.
      2)Turn,se tinhas a leitura que ele estava num draw,mais uma razão para voltares a fazer raise,queres extrair o máximo quando eles te vão pagar.Tu aì não queres controlar pote,queres que ele ponha $ lá dentro.
      3)River ok. Agora imagina que esse donk,faz check/fold River,vês a quantidade de bbs que perdias só porque quiseste "controlar" o pote?
      Faz notes disso e marca o vilão como fish!

Boa sorte nas mesas!
    • arrocha89
      arrocha89
      Básico
      A tua observação daquela mão faz de facto sentido. O problema é que eu tinha somente 4 mãos deste vilão, não sabia bem onde o enquadrar e fiquei de pé atrás quando recebi o call ao raise no flop. De qualquer das formas aquela aposta no turn é um indício que estava perante um mau jogador. Os maus jogadores gostam de apostar os draws "a medo".

Ou seja, devia ter raisado para extrair ainda mais valor. De qualquer das formas se batesse mais uma carta de paus no river e o jogador fosse a all-in eu ia foldar a melhor mão.
    • aafrancis
      aafrancis
      Bronze
      Inscrição: 01-10-2011 Posts: 9.403
      Bem vindo!

Tenho a certeza que ja os encontrámos nas mesas !

GL!

:f_thumbsup: :f_thumbsup:
    • OnUrB236
      OnUrB236
      Bronze
      Original de arrocha89
      Ou seja, devia ter raisado para extrair ainda mais valor. De qualquer das formas se batesse mais uma carta de paus no river e o jogador fosse a all-in eu ia foldar a melhor mão.
      Sim isso :f_thumbsup:
      Foldavas a melhor mão,ou não,isso não sabes.
      Depois já dependeria do vilão e se tinhas notes dele,mas sim,como ele jogou,se batesse outra carta paus,eu também foldaria.
      está atento às mesas,e consegues ver as tendências deles.

Dica: tens HM ou PT certo? Durante a sessão,marca as mãos que tenham showdown,e com interesse,e no fim do dia,vais rever essas mãos e tenta tirar o máximo de notas que conseguires. Quanto mais informação tiveres mais decisões acertadas podes tomar :f_thumbsup:
    • arrocha89
      arrocha89
      Básico
      Tenho PT. E faço a revisão do dia anterior antes de começar a sessão para "aquecer" digamos assim ;)
    • OnUrB236
      OnUrB236
      Bronze
      Original de arrocha89
      Tenho PT. E faço a revisão do dia anterior antes de começar a sessão para "aquecer" digamos assim ;)
      E isso mesmo :f_thumbsup:
    • arrocha89
      arrocha89
      Básico
      https://i.gyazo.com/e529fd3bf67e6e5c82b057d10baeea6d.png

Após 10 dias a experimentar alguns conceitos em NL2 eis o gráfico. Não o quero valorizar em demasia já que nestes dias o objetivo não era lucrar nem sequer jogar bem. Apenas transportei para as mesas alguns conceitos que ia estudando aplicando-os, nem sempre com sucesso é certo.

Este foi um tempo importante para avaliar o field de uma perspetiva crítica; separar os maus jogadores dos razoáveis e os razoáveis dos bons. Provavelmente durante o dia de amanhã farei mais algumas mãos. Será o meu último dia antes de regressar "a sério" logo no começo do mês de Novembro.
    • Orochimaro
      Orochimaro
      Moderador
      Moderador
      Inscrição: 05-09-2008 Posts: 11.627
      VQV, gl nas mesas!
    • aafrancis
      aafrancis
      Bronze
      Inscrição: 01-10-2011 Posts: 9.403
      Original de arrocha89

Após 10 dias a experimentar alguns conceitos em NL2 eis o gráfico. Não o quero valorizar em demasia já que nestes dias o objetivo não era lucrar nem sequer jogar bem. Apenas transportei para as mesas alguns conceitos que ia estudando aplicando-os, nem sempre com sucesso é certo.

Este foi um tempo importante para avaliar o field de uma perspetiva crítica; separar os maus jogadores dos razoáveis e os razoáveis dos bons. Provavelmente durante o dia de amanhã farei mais algumas mãos. Será o meu último dia antes de regressar "a sério" logo no começo do mês de Novembro.
      :f_drink: :f_drink: :f_drink: :f_drink:
    • OnUrB236
      OnUrB236
      Bronze
      Siga continuar essa linha sempre a subir :f_drink: :f_drink:
    • arrocha89
      arrocha89
      Básico
      Gosto dos fóruns por serem espaços de partilha desinteressada. Este espírito de entreajuda é ótimo para todos evoluirmos enquanto jogadores. Existe sempre algo novo a aprender. Nesse sentido pretendo partilhar algumas das minhas reflexões sobre póker com todos vós.

Como vou parar por 4 dias decidi escrever sobre isso mesmo: A importância de por vezes deixarmos o póker de lado. Podem ler o artigo aqui
    • arrocha89
      arrocha89
      Básico
      https://preview.ibb.co/k6z3Xb/Captura_de_ecra_2017_11_04_a_s_10_28_44.png

Às vezes o póker é como o boxe. Temos de apanhar muito para depois bater :)

O mês começou com uma variância enorme desfavorável para o meu lado. Mas bom, vamos lá continuar o caminho! Estou como comecei o mês.
    • OnUrB236
      OnUrB236
      Bronze
      Original de arrocha89

Às vezes o póker é como o boxe. Temos de apanhar muito para depois bater :)

O mês começou com uma variância enorme desfavorável para o meu lado. Mas bom, vamos lá continuar o caminho! Estou como comecei o mês.
      Antes breakeven que negativo!
      Dinheiro não perdido,é dinheiro ganho!
    • jukitas
      jukitas
      Bronze
      Inscrição: 03-02-2010 Posts: 12.415
      GL sobe de limite e deixa os tordos para mim!
    • arrocha89
      arrocha89
      Básico
      https://s8.postimg.org/63qlvoj4l/Captura_de_ecra_2017-11-12_a_s_17.29.22.png
      Após um início conturbado...tudo voltou ao normal (Semana 6/11 - 12/11). Hoje não vou jogar mais, dou por encerrada a semana. Genericamente satisfeito. Um aspeto ou outro a melhorar ainda. Mais perto da média de 13BB/100 que considero interessante para NL2.

Ainda não estamos a meio do mês e estou somente a 85€ do objetivo: Ter 50BB para jogar NL5, ou seja 250€.

Banca inicial: 100€
      Bónus (cofres): 10€
      Banca atual: 165€

Para a semana há novo update! Bons jogos!

Nota: O gráfico apresentado corresponde somente aos últimos 7 dias.
    • arrocha89
      arrocha89
      Básico
      GL sobe de limite e deixa os tordos para mim!
      Só com 50BB's para NL5. Pelo menos até fim de novembro vou continuar pelo NL2 ;)
    • jukitas
      jukitas
      Bronze
      Recebeste 10€ nos cofres? A jogar nl2? Em quantas maos?
      Eu eu 109 mil recebi 6€ i.e 600 moedas.
      :f_rolleyes:
    • arrocha89
      arrocha89
      Básico
      Recebeste 10€ nos cofres? A jogar nl2? Em quantas maos?
      Eu eu 109 mil recebi 6€ i.e 600 moedas.
      :f_rolleyes:
      Não te sei dizer o número de mãos porque como sabes as moedas vão acumulando. Posso dizer-te que há cofres em que recebo 8 moedas e outros em que recebo 70, outros 42, 14, etc.

Sinceramente não sei qual é o critério mas também não estou muito interessado em saber. Não é por isso que vou jogar melhor ou pior. Se quiseres fazer uma estimativa, na 5a feira atingi as 1.000 moedas e levantei os 10€. Hoje (domingo) tenho já 200 starcoins. Entre 5a e domingo fiz 10.000 mãos.
    • jukitas
      jukitas
      Bronze
      Foi curiosidade.
      Como não tenho com quem comparar perguntei-te.
      Boa sorte!
    • 1
    • 2