[NL Zoom] 10k mãos, 15bb/100! (EV ou WR, o que for menor)

• luizfsp
      luizfsp
      Prata
      Inscrição: 11-14-2013 Posts: 81
      Fala, pessoal!

Resolvi criar um blog para acompanhar um mini desafio: Jogar 10k hands da NL5 Zoom e conseguir pelo menos 15bb/100 mãos, depois do rake (sem considerar rakeback), em 7 dias.

Eu acho que eu consigo atingir essa taxa de winrate. Eu não grindo mais cash games na Pokerstars desde a alteração do rakeback.

Eu jogo e estudo cash game desde 2013. Acho que é um jogo mais técnico e sem muita variância em comparação aos torneios e MTT SNG. No ano passado eu fiz um desafio parecido, mas jogando SNG e MTT micros. O objetivo era ganhar $100 em 7 dias partindo de $10 de bankroll e o resultado virou uma série xxxxx.

Atualmente jogo NL25 e NL50 na Party Poker e NL50 e NL100 na Bodog. Então eu acho que com meu edge posso atingir 15b/100 (tanto em ev quanto em ganho real) na NL5.

Durante o desafio quero pegar e discutir a minha linha de raciocínio em algumas das mãos.

Uma das razões que eu decidi fazer isso é porque eu acho que o fórum em português não é tão utilizado.

Eu mesmo confiro muito mais o fórum em inglês, não só aqui na Pokerstrategy, como também 2+2 e Run It Once, porque há muito mais discussão, e o nível da discussão nos fóruns em inglês também é superior.

E também porque há muito mais material em inglês do que em português (só olharmos a sessão de vídeos aqui da Pokerstrategy, por exemplo). Então se eu conseguir ajudar um pouco que seja quem não fala inglês já tá valendo.

Para esse desafio eu vou jogar 2 mesas zoom, mesclando FR e 6-Max, pois provavelmente deve ter gente que ainda joga FR. Não vou jogar mesas regulares, pois não terei muito tempo para jogar.

Escolhi jogar na Pokerstars, pois não tenho dados dos oponentes, não preciso me preocupar com a minha maneira de jogar, e porque meu nick é diferente das outras salas que eu jogo.

Não vou utilizar HUD para jogar. Mas após as 2k primeiras mãos vou analisar as mãos para ver qual a melhor forma de explorar o field.

Acredito que as 2k primeiras mãos serão as mais difíceis por causa dos ajustes de range que terei de fazer.

Ao final dessas 10k mãos pretendo compartilhar a minha ideia geral de como explorar o field.

Sei que 10k é pouco mas acredito que as considerações finais ajudarão bastante quem está começando a grindar cash nos limites mais baixo.

É isso, GL GL.
  • 29 respostas
    • Ikki86
      Ikki86
      Moderador
      Moderador
      Inscrição: 12-05-2010 Posts: 2.074
      Poxa!! Sua ideia é muito boa e tende a dar uma boa movimentada na parte de cash game!

Boa sorte no desafio!!:f_thumbsup: :gl:
    • luizfsp
      luizfsp
      Prata
      Obrigado, Ikki :f_thumbsup: :f_thumbsup: :f_thumbsup:
    • luizfsp
      luizfsp
      Prata
      Fala, pessoal!

Joguei o dia 1 e depois da sessão analisei as mãos para encontrar as jogadas exploráveis mais lucrativas contra o field.

Gráfico do dia 1:

WR: $2,72
      bb/100: 3,82
      ev bb/100: 9,71
      mãos: 1.425

Como era previsto, terei que fazer alguns ajustes no range para jogar.

A minha impressão até agora foi: “Porra, que loucura que é essa NL5”

Alguns potes jogados:

PokerStars Zoom No-Limit Hold'em, $0.05 BB (9 handed) - PokerStars Converter Tool from http://flopturnriver.com/

Button ($5)
      Hero (SB) ($5)
      BB ($6.52)
      UTG ($5.43)
      UTG+1 ($6.52)
      MP1 ($4.76)
      MP2 ($5.26)
      MP3 ($2.23)
      CO ($5.93)

Preflop: Hero is SB with 7:diamond: , 7:club:
      3 folds, MP2 raises to $0.15, 3 folds, Hero raises to $0.45, 1 fold, MP2 raises to $1.05, Hero calls $0.60

Flop: ($2.15) 7:heart: , 4:club: , 2:spade: (2 players)
      Hero checks, MP2 bets $1.85, Hero raises to $3.95 (All-In), MP2 calls $2.10

Turn: ($10.05) 4:spade: (2 players, 1 all-in)

River: ($10.05) K:club: (2 players, 1 all-in)

Total pot: $10.05 | Rake: $0.42

Main pot: $10.05 between Hero and MP2, won by MP2
      Hero had 7:diamond: , 7:club: (full house, sevens over fours).
      MP2 had K:spade: , K:heart: (full house, Kings over fours).
      Outcome: MP2 won $9.63

PokerStars Zoom No-Limit Hold'em, $0.05 BB (9 handed) - PokerStars Converter Tool from http://www.flopturnriver.com/

Button ($5.18)
      SB ($6.01)
      BB ($5.07)
      UTG ($4.29)
      Hero (UTG+1) ($5.31)
      MP1 ($5.25)
      MP2 ($4.23)
      MP3 ($4.23)
      CO ($5.67)

Preflop: Hero is UTG+1 with A:heart: , 4:heart:
      1 fold, Hero raises to $0.15, 3 folds, CO calls $0.15, Button raises to $0.60, 2 folds, Hero calls $0.45, 1 fold

Flop: ($1.42) 4:spade: , 4:club: , 5:spade: (2 players)
      Hero checks, Button bets $1.02, Hero raises to $2.90, Button calls $1.88

Turn: ($7.22) J:club: (2 players)
      Hero bets $1.81 (All-In), Button calls $1.68 (All-In)

River: ($10.58) 8:diamond: (2 players, 2 all-in)

Total pot: $10.58 | Rake: $0.44

Main pot: $10.58 between Button and Hero, won by Hero
      Button had 10:diamond: , 10:heart: (two pair, tens and fours).
      Hero had A:heart: , 4:heart: (three of a kind, fours).
      Outcome: Hero won $10.14
    • TAINHAINHA
      TAINHAINHA
      Moderador
      Moderador
      Inscrição: 02-17-2014 Posts: 3.106
      Boas chará ,vou estar acompanhando aqui e no aguardo das hands,acho que vai ficar surpreso com a quantidade de baleias no field xD
    • TAINHAINHA
      TAINHAINHA
      Moderador
      Moderador
      Mão #1
      Por que a 3b pré-flop onde os players tem o range mais strong que em 6max,o call na 4b gosto menos ainda,os ranges de RFI já são fortes e os de 4b mais ainda,dando esses calls nas 4b com esse tipo de hand para acertar vais perder rios de dinheiro.

Mão#2
      O mesmo pensamento da 1ª,flat sqz ai para flopar monster vs range strong vai ser EV-.
    • aafrancis
      aafrancis
      Bronze
      Inscrição: 01-10-2011 Posts: 9.304
      Vou acompanhar !

:f_drink: :f_drink:
    • luizfsp
      luizfsp
      Prata
      Original de aafrancis
      Vou acompanhar !

Vaamooos!

:f_drink: :f_drink: :f_drink:
    • luizfsp
      luizfsp
      Prata
      Original de TAINHAINHA
      Mão #1
      Por que a 3b pré-flop onde os players tem o range mais strong que em 6max,o call na 4b gosto menos ainda,os ranges de RFI já são fortes e os de 4b mais ainda,dando esses calls nas 4b com esse tipo de hand para acertar vais perder rios de dinheiro.

Mão#2
      O mesmo pensamento da 1ª,flat sqz ai para flopar monster vs range strong vai ser EV-.
      Sim, percebi o RFI mais nit dos players ontem na revisão e vou ajustar um pouco o range.

Mas no geral, eu tenho um range de 3bet polarizado com alguns pares médios, SC e SC com 1 ou dos gaps.

Na mão 1, do SB em razão rake eu vou preferir jogar de 3b ou fold na maioria das vezes. Nesse caso optei pela 3b para afastar o BB e jogar um pote HU. Quando eu tomo a 4bet o primeiro pensamento é verificar as odds, a minha frequência mínima de defesa nesse spot e a minha equidade contra o range de 4 bet do vilão.

Contra um range nit (AA, KK, AK) 77 tem 39% de equidade. Como ele me deu uma 4bet no size mínimo, eu precisaria de 27% de equidade pro call. Considerando ter 39% contra um range nit, o rake e a porcentagem das vezes que eu vou realizar a equidade nesse spot, acho o call tranquilo.

Na mão 2, o pensamento é parecido. A4s e A5s uma das melhores mãos para se jogar contra um range de SQ posição final x posição inicial 100bb deep, sendo multiway é melhor ainda. Vc tem a blocker do A, pode fazer straights, nut flushes e são fáceis de se jogar fora de posição.

Nesse spot eu resolvi pagar o SQ pois eu estava conseguindo as odds para ficar breakeven contra um range nit de SQ (o que não é bom) e odds legais contra um range mais loose de SQ, mas considerei o call, pois tinha mais um player para falar. Se ele pagasse também as odds seriam sensacionais, e se ele não pagasse as odds seriam ok.

No final da mão, quando vi o TT do vilão fiz até um note sobre esse SQ “light” contra o RFI do utg e um cold call na sequência.

Mas no geral, em que pese o lado matemático, vou ajustar os ranges sim e tentar jogar de uma maneira mais explorativa.
    • TAINHAINHA
      TAINHAINHA
      Moderador
      Moderador
      Pois, em micro não dá para jogar nem perto do ótimo, o explorativo é mesmo a melhor opção!
      Sigo acompanhando man ,GG :sfishg:
    • brunogalvao81
      brunogalvao81
      SuperModerador
      SuperModerador
      Inscrição: 11-30-2008 Posts: 10.363
      Boa tarde, luizfsp. De acordo com as regras do fórum, não é permitido a divulgação de dados pessoais no fórum público. Sua assinatura e seu link externo, com propaganda que também está fora das regras, foi modificada a fim de se adequar a nossos termos. :f_thumbsup:
    • luizfsp
      luizfsp
      Prata
      Original de TAINHAINHA
      Pois, em micro não dá para jogar nem perto do ótimo, o explorativo é mesmo a melhor opção!
      Sigo acompanhando man ,GG :sfishg:
      Sim, mano. Sem dúvida o explorativo vai ser melhor nos micros. Só a primeira session que foi mais próximo do ótimo porque sem nenhuma info fica difícil explorar. Na segunda session já deu bom 5BI up jogando explorativamente.

Depois eu posto o resumo.

Original de brunogalvao81
      Boa tarde, luizfsp. De acordo com as regras do fórum, não é permitido a divulgação de dados pessoais no fórum público. Sua assinatura e seu link externo, com propaganda que também está fora das regras, foi modificada a fim de se adequar a nossos termos. :f_thumbsup:
      Opa, Bruno, boa tarde.

Não sabia dessas regras. É que sempre vi assinaturas desse tipo por aí. A minha inclusive era daquele jeito há um ano ou mais e nunca me falaram nada.

Apenas queria ponderar que o link (publicidade) era para um vídeo que promove a Pokerstrategy e esse vídeo sozinho trouxe 183 novos cadastros para Pokerstrategy e muitos desses cadastros depois pegaram a oferta de dinheiro “grátis”. O outro link era pra um artigo em um email que levava ao mesmo vídeo. Então na verdade acho que seria ilógico da parte da Pokerstrategy retirar algo que promove a Pokerstrategy e que dá resultado, e quem sabe não seja possível levar isso adiante para dar uma flexibilizada nas regras do fórum.

Talvez isso até atraia mais jogadores ao fórum.

Mas entendo que se não está de acordo com as regras do fórum tem que retirar mesmo.

Valeu!
    • luizfsp
      luizfsp
      Prata
      Fala, pessoal!

A análise do field já ta dando resultado, passei a jogar explorando os leaks mais comuns que eu encontrei.

E ao contrário de ontem, passamos a jogar acima do EV.

Gráfico do dia 2:

WR: $24,50
      bb/100: 29,64
      ev bb/100: 17,71
      mãos: 1.653

Gráfico acumulado:

Alguns potes jogados:

PokerStars Zoom No-Limit Hold'em, $0.05 BB (6 handed) - PokerStars Converter Tool from http://poker-tools.flopturnriver.com/Hand-Converter.php

Button ($6.56)
      SB ($1.34)
      BB ($20.66)
      UTG ($8.08)
      MP ($4.53)
      Hero (CO) ($15.54)

Preflop: Hero is CO with K:club: , 8:club:
      2 folds, Hero raises to $0.15, Button calls $0.15, 2 folds

Flop: ($0.37) 6:spade: , A:club: , 10:club: (2 players)
      Hero bets $0.24, Button raises to $0.72, Hero calls $0.48

Turn: ($1.81) 8:spade: (2 players)
      Hero checks, Button bets $1.12, Hero calls $1.12

River: ($4.05) J:club: (2 players)
      Hero bets $13.55 (All-In), Button calls $4.57 (All-In)

Total pot: $13.19 | Rake: $0.55
      Main pot: $13.19 between Button and Hero, won by Hero

Button had K:diamond: , Q:heart: (straight, Ace high).
      Hero had K:club: , 8:club: (flush, Ace high).
      Outcome: Hero won $12.64

Na mão acima é uma das poucas situações que eu acho que o lead no river vai ter um ev mais positivo que o check como forma de explorar o field. O que vcs acham?

Na sessão passada quando eu chegava com o nuts fora de posição e achava que o vilão tinha um range capped ou com muitos blefes eu acabava dando check e o vilão check behind. Nessa sessão passei a ir de lead com algumas mãos nuts e acabei extraindo muito mais valor.

PokerStars Zoom No-Limit Hold'em, $0.05 BB (9 handed) - PokerStars Converter Tool from http://www.flopturnriver.com/

Hero (Button) ($6.45)
      SB ($1.51)
      BB ($5)
      UTG ($5)
      UTG+1 ($7.21)
      MP1 ($6.06)
      MP2 ($9.10)
      MP3 ($5.26)
      CO ($4.85)

Preflop: Hero is Button with 10:diamond: , Q:diamond:
      1 fold, UTG+1 raises to $0.15, 4 folds, Hero calls $0.15, 2 folds

Flop: ($0.37) 4:heart: , K:diamond: , 10:club: (2 players)
      UTG+1 bets $0.24, Hero calls $0.24

Turn: ($0.85) K:heart: (2 players)
      UTG+1 bets $0.56, Hero calls $0.56

River: ($1.97) 2:club: (2 players)
      UTG+1 bets $1.32, Hero folds

Total pot: $1.97 | Rake: $0.08

UTG+1 didn't show

Nessa eu pensei em transformar em blefe e dar raise no river, mas desisti pq os players estavam pagando demais hoje.

Ainda assim, contra um player que pensa o jogo acho que QT é uma das melhores mãos para dar bluff raise, visto que temos muito mais combos de fullhouses que o vilão. O que acham?

PokerStars Zoom No-Limit Hold'em, $0.05 BB (6 handed) - PokerStars Converter Tool from http://flopturnriver.com/

Button ($5)
      SB ($5.37)
      BB ($4.24)
      Hero (UTG) ($14.59)
      MP ($2.42)
      CO ($5.97)

Preflop: Hero is UTG with 9, 8
      Hero raises to $0.15, MP calls $0.15, 2 folds, SB calls $0.13, 1 fold

Flop: ($0.50) 7, 5, 6 (3 players)
      SB checks, Hero bets $0.15, MP raises to $2.27 (All-In), 1 fold, Hero calls $2.12

Turn: ($5.04) J (2 players, 1 all-in)

River: ($5.04) A (2 players, 1 all-in)

Total pot: $5.04 | Rake: $0.21
      Main pot: $5.04 between Hero and MP, won by Hero

Results below:

Hero had 9, 8 (flush, Ace high).
      MP had 2, 7 (one pair, sevens).
      Outcome: Hero won $4.83

Que sonho esse player aí!
    • TAINHAINHA
      TAINHAINHA
      Moderador
      Moderador
      Boas man,

Mão do K8c nesse field achei ok todas as streets.No river o +EV é liderar mesmo,vamos ver muitas vezes cbh da parte do vilão por que o board e a mão de hero estão a bloquear os possíveis FD do vilão que betariam,ou seja não vejo ele betando ai com KQ,sets e towp com esse :Jc: no river,a não ser que ele seja muito weak.

Em contra partida eles vão encontrar dificuldade em foldar esta hand,assim como possíveis sets.
      Por isso gosto do call turn assumindo que vamos liderar river e que ele vai nos pagar.
      Btw, ele com certeza é fish,dando call ai não ganha de nada ,esse vilão até poderia betar no river "No brain":roto2:
      Achei :nh:
    • TAINHAINHA
      TAINHAINHA
      Moderador
      Moderador
      Mão QTd,

Acho que flat pré com esta hand não seja EV+ long term vs um range de UTG+1,sem considerar que temos um monkey short na SB que pode shovar a qualquer momento,
      As played eu dou um fold explorativo no turn ,estamos a bloquear str8s e GSs do vilão.
    • Ikki86
      Ikki86
      Moderador
      Moderador
      Inscrição: 12-05-2010 Posts: 2.074
      Continue postando, Luiz! Estou gostando bastante dos seus comentários!
    • maet99
      maet99
      Bronze
      Inscrição: 12-21-2015 Posts: 40
      acompanhando....muito boa iniciativa, siga assim e parabéns aos comentários de todos, aprendendo bastante
    • luizfsp
      luizfsp
      Prata
      Original de TAINHAINHA
      Boas man,

Mão do K8c nesse field achei ok todas as streets.No river o +EV é liderar mesmo,vamos ver muitas vezes cbh da parte do vilão por que o board e a mão de hero estão a bloquear os possíveis FD do vilão que betariam,ou seja não vejo ele betando ai com KQ,sets e towp com esse :Jc: no river,a não ser que ele seja muito weak.

Em contra partida eles vão encontrar dificuldade em foldar esta hand,assim como possíveis sets.
      Por isso gosto do call turn assumindo que vamos liderar river e que ele vai nos pagar.
      Btw, ele com certeza é fish,dando call ai não ganha de nada ,esse vilão até poderia betar no river "No brain":roto2:
      Achei :nh:
      Isso aí, chará! Nosso pensamento foi o mesmo :f_drink:

Eu posso dar check e tomar cb 100% das vezes ou liderar e se encontrar alguém que tente pegar um blefe já saio no lucro.

Original de TAINHAINHA
      Mão QTd,

Acho que flat pré com esta hand não seja EV+ long term vs um range de UTG+1, sem considerar que temos um monkey short na SB que pode shovar a qualquer momento,
      As played eu dou um fold explorativo no turn , estamos a bloquear str8s e GSs do vilão.
      PF eu vou rodar uns cenários depois, achei bem close. No turn a ideia era pagar pra dar raise all in no river numa blank por blefe, justamente por bloquear grande parte do range de valor do vilão e pensar “que caralho esse cara ta apostando? Ta na cara q não tem nada”, mas acabei desencanando. Já que acabei foldando deveria ter foldado turn mesmo e economizado umas fichas.

Original de Ikki86
      Continue postando, Luiz! Estou gostando bastante dos seus comentários!

Original de maet99
      acompanhando....muito boa iniciativa, siga assim e parabéns aos comentários de todos, aprendendo bastante
      Valeu, maet99 :f_drink: :f_drink:
    • luizfsp
      luizfsp
      Prata
      Fala, pessoal!

Mais uma session boa.

Todos os all ins antes do river que eu tinha pelo menos 70% de equidade segurou.

Gráfico do dia 3:

WR: $28,27
      bb/100: 28,34
      ev bb/100: 17,19
      mãos: 1995

Gráfico acumulado:

Alguns potes jogados:

PokerStars Zoom No-Limit Hold'em, $0.05 BB (6 handed) - PokerStars Converter Tool from http://flopturnriver.com/

Button ($4.15)
      SB ($10.82)
      BB ($7.83)
      UTG ($5.81)
      Hero (MP) ($18.28)
      CO ($3.47)

Preflop: Hero is MP with 8, 8
      UTG raises to $0.15, Hero calls $0.15, CO raises to $0.50, 4 folds, Hero calls $0.35

Flop: ($1.22) 7, 3, 5 (2 players)
      Hero checks, CO bets $2.97 (All-In), Hero calls $2.97

Turn: ($7.16) 7 (2 players, 1 all-in)

River: ($7.16) K (2 players, 1 all-in)

Total pot: $7.16 | Rake: $0.30

Results below:

Hero had 8, 8 (two pair, eights and sevens).
      CO had 8, 4 (one pair, sevens).
      Outcome: Hero won $6.86

Tinha note no player pra dar o call no flop. E note no utg que abria extremamente light. A questão é: alguém da call no flop sem note? Se não, por que?

Outra coisa, vocês costumam a jogar com a stack deep assim, ou preferem chegar a determinado número de bb fechar a mesa e abrir outra?

PokerStars Zoom No-Limit Hold'em, $0.05 BB (6 handed) - PokerStars Converter Tool from http://poker-tools.flopturnriver.com/Hand-Converter.php

Button ($11.40)
      SB ($4.29)
      BB ($13.72)
      Hero (UTG) ($10.27)
      MP ($8.31)
      CO ($14.80)

Preflop: Hero is UTG with K, K
      Hero raises to $0.20, 4 folds, BB calls $0.15

Flop: ($0.42) 3, 7, 6 (2 players)
      BB checks, Hero bets $0.28, BB raises to $0.56, Hero calls $0.28

Turn: ($1.54) 8 (2 players)
      BB checks, Hero checks

River: ($1.54) 8 (2 players)
      BB bets $1.48, Hero calls $1.48

Total pot: $4.50 | Rake: $0.19

Results below:

BB had J, J (two pair, Jacks and eights).
      Hero had K, K (two pair, Kings and eights).
      Outcome: Hero won $4.31

Quem folda river? Se sim, pq?
    • luizfsp
      luizfsp
      Prata
      Fala, pessoal!

FDS deu preguiça de fazer o resumo e postar aqui. Então hoje vou mandar os gráficos do dia 4, 5 e 6.

Também ainda não revisei no HM pra ver algumas mãos para comentarmos, mas como ainda não teve comentários no último post, podemos comentar as mãos do último post.

Amanhã será o último dia e acho que vamos completar as 10k mãos com sucesso

Gráfico do dia 4:

WR: $4,89
      bb/100: 6,77
      mãos: 1444

Gráfico do dia 5:

WR: $20,25
      bb/100: 30,22
      mãos: 1340

Gráfico do dia 6:

WR: $7,64
      bb/100: 13,71
      mãos: 1114