Dúvida sobre como calcular pot odds

• JeferRaupp
      JeferRaupp
      Bronze
      Inscrição: 07-23-2010 Posts: 7
      Fala pessoal, tudo em cima?

Olha só, já li em vários lugares como se calcular as pot odds e muitos ensinam de maneiras diferentes. Pra mim é tranquilo chegar ao resultado de um pot odds, porém ainda tenho uma dúvida quanto a forma para se chegar ao resultado.

Devo somar o valor que pagarei no pote para chegar ao pot odds correto ou não?

Por exemplo:
      Em um HU, o pote tem $20, o vilão aposta $10, logo o pote tem $30. O pot odds correto é a ou b?

a) $30(pot) : $10(call) -> 3:1
      b) $30(pot) + $10(call) : $10(call) -> $40:$10 -> 4:1

Em outras palavras a formula é pot : call ou pot + call : call

Desde já, agradeço a quem tentar me ajudar!
  • 8 respostas
    • alonohara
      alonohara
      Bronze
      Inscrição: 03-06-2011 Posts: 3.841
      beleza,

são notações escritas de formas diferentes. uma da probabilidade, outra da...

...sempre me complico ao tentar explicar isto. Tem um artigo q não tem erro:

http://pt.pokerstrategy.com/strategy/others/2279/1/

:f_thumbsup:
    • JeferRaupp
      JeferRaupp
      Bronze
      Inscrição: 07-23-2010 Posts: 7
      Valeu alonohara, mas já li esse artigo e também já havia feito o quiz. A dúvida mesmo é qual a formula correta...

Mas também já utilizei de outro fórum e me responderam que ambas as fórmulas estão corretas e ambas chegam aos mesmos 25% de pot odds.

Sendo assim, eu facilito a minha conta e utilizo a fórmula b.

De qualquer forma, valeu pela ajuda!
    • alonohara
      alonohara
      Bronze
      Inscrição: 03-06-2011 Posts: 3.841
      :f_thumbsup:
    • Lunitis
      Lunitis
      Bronze
      Inscrição: 02-22-2009 Posts: 20.136
      Acho que nenhum deles se pode dizer que está errado ou certo, são formas diferentes de colocar as coisas.
      Nos artigos (pelo menos antigamente) utilizavam o método A, ou seja metes 1 para um pote que tem 3...
      Eu nunca gostei desse modo de ver as pot odds, a outra imo é melhor porque se traduz para percentagem 4:1 .... 1/4 = 0,25 = 25%, ou seja temos que estar 25% das vezes na frente. E como temos que pensar a % de vezes que estamos na frente logo é melhor ver as pot odds em percentagem também.
    • vitamina2010
      vitamina2010
      Bronze
      Inscrição: 01-21-2011 Posts: 13
      tb gostava
    • HiroBahia
      HiroBahia
      Bronze
      Inscrição: 07-29-2015 Posts: 14
      Tenho tb muitas dúvidas neste quesito, acredito que é preciso treino e persistência, para ficar automatizado.

Abrç.
    • Afulibador
      Afulibador
      Bronze
      Inscrição: 08-21-2009 Posts: 2.058
      Galera, eh tranquilo.

No exemplo, 3:1 sao as odds do pote (q eh a informação q pegamos de cara quando estamos jogando).

Apartir disso, querendo converter para a equidade necessária da sua mao, transformando em porcentagem essa mesma situação, vc divide 1 sobre a soma das pote odds. ex: 1/(3+1) = 25%. Esse macete matou minhas dificuldades de conversão.

Grande abraço
    • LeoBaioni
      LeoBaioni
      Bronze
      Inscrição: 02-27-2014 Posts: 22
      Acho que não é bem assim. Essa formula da letra B: 4:1 (25%) deve ser utilizada para odds e não pot odds.

Se vc utilizar essa formula para pot odds estará sempre em break even.
      Imagine a seguinte situação:
      Pot $20, vilão aposta $10 = Total $30.
      Hero precisa pagar $10 para ganhar um pot de $30.

Se vc utilizar a formula da letra B, a cada 4 mãos vc perde 3 (75%) e ganha 1 (25%).
      Cada mão perdedora = $10 (total $30) para uma mão vencedora = $30 (total $30).
      Portanto, +$30 -$30 = 0 (break even)

Utiliza a formula "A" (3:1) 1/3, pois assim estará a calcular corretamente suas pot odds e será lucrativo no longo prazo.
      Para cada 2 mãos perdedoras (-$20), ganhará 1 mão de $30, obtendo assim, um lucro de +$10 (+EV)

Mas lembre-se sempre de que suas pot odds devem ser maiores ou iguais suas odds, para ser lucrativo ao longo prazo.
      Nesse exemplo, das pot odds 3:1, vc precisaria de odds de 2:1 ou 3:1, ou seja, de 12 outs ou mais.

Espero ter ajudado.