Dúvida em artigo de estratégia

• jrbarbosa
      jrbarbosa
      Bronze
      Inscrição: 06-21-2010 Posts: 496
      No artigo de estratégia "O básico do roubo de blinds (blinds steals)" tem o seguinte exemplo:

Vejamos este exemplo: Temos 15 BBs e fazemos um raise para roubo de 3 BBs na posição de CO. O botão faz um push para 8 BBs e as blinds fazem fold. Agora o pote tem 1,5 + 3 + 8 = 12,5 BBs , e nós temos de investir mais 5 BBs. Isto dá-nos umas pot odds de 2,5:1, ou seja, só será necessário vencermos em 32% das vezes para o call ser lucrativo. (Necessitamos de vencer 28% das vezes para ficar sem lucro nem prejuizo, "break even", em fichas, mas em contrapartida perderemos 4% no ICM). Como podemos verificar, um raise de roubo a uma stack pequena força-nos efectivamente a pôr em risco a nossa stack inteira se elas fizerem push, mesmo estando muito atrás comparado com o seu leque de mãos de raise.
      Na parte em que destaquei em negrito, alguém poderia me explicar melhor. Eu sei que temos pot odds de 2,5:1, mas por que é necessário vencermos 32% das vezes e qual o cálculo para chegarmos à essa porcentagem?

Desde já obrigado.
  • 6 respostas
    • GMateus
      GMateus
      Bronze
      Inscrição: 07-07-2013 Posts: 181
      Pelo que entendi se 32% das vezes vc vencer, ganha 12,5 BB. Pelos cálculos 32% x 12,5 BB = 400 BB, nas outras 68% das vezes vc perde 5 BB, logo 68% x 5 BB = 340 BB.
      Ou seja, ganha 400 e perde 340, lucro de 60 BB.
      Na situação break even vc ganha 28% x 12,5 = 350, e perde 72% x 5 = 360. Praticamente não há diferença entre lucro e prejuízo.
      Apesar da matemática se mostrar de certa forma favorável, pois vc precisaria vencer uma parcelar menor das vezes (apenas 1 terço das vezes) para sair lucrativo, a melhor jogada seria shove pré-flop, pois vc teria mais fold equity sobre seus adversários.
    • cire137
      cire137
      Bronze
      Inscrição: 02-26-2012 Posts: 473
      Primeiro aconselho-te a ler na secção estratégia de sit and go, a parte “Valor das Fichas”, as seis lições. Aí será explicado o real valor das fichas dum torneio (ICM) que não é o mesmo que no cash game. Desta forma poderás entender porque necessitas mais do que os 28%.
      Depois confesso que neste exemplo não sei como conseguem chegar a esse resultado, 32%. Pois para isso é necessário saber quantos jogadores estão no torneio e quais as suas respectivas stacks, e a distribuição dos prémios. Pois sem estes dados é simplesmente impossível.
    • GMateus
      GMateus
      Bronze
      Supondo que foi realmente definido o valor de 32%, qual o processo para definir o range de mãos para call?
      Como chegar ao resultado de dar o call com x% das mãos? Depende de definir o range do adversário, certo? Mas eu gostaria de saber mais.
    • cire137
      cire137
      Bronze
      GMateus, em primeiro deves fazer o download do Equilab. Para isso vai à secção ferramentas e aí encontrarás o software, é grátis. Depois como disseste deves definir o range do adversário. Vamos como exemplo imaginar que o range do vilão é: 88+,A6s+,KTs+,QTs+,JTs,A8o+,KJo+,QJo. Introduz o range do vilão no Equilab.
      Em seguida clica no símbolo verde que se situa imediatamente antes do local onde irá surgir o teu range de mãos. Clica em calculadora de leque de mãos e uma nova janela vai abrir, aí pões 32% na equity mínima clicas em calcular leque de mãos. Depois podes clicar em levar para a janela principal. O leque de mãos será: 22+,A2s+,K2s+,Q2s+,J3s+,T3s+,95s+,84s+,73s+,62s+,52s+,42s+,32s,A2o+,K2o+,QTo+,JTo,T9o,76o,65o,54o.
      Eu sei neste caso é praticamente qualquer duas cartas, mas neste caso é normal pois o range do vilão que escolhi é um pouco vasto e ainda por cima só precisamos de ganhar 32% das vezes. Espero que tenha ajudado e se tiveres qualquer outra dúvida não hesites.
    • cire137
      cire137
      Bronze
      Amanhã (já é tarde para mim, tenho que ir dormir) explicarei como calcular o ICM e portanto como chegar aos 32%, claro está, se nos tivessem dado todos os dados necessários.
    • GMateus
      GMateus
      Bronze
      cire137, ajudou sim. Boa resposta.
      Agora está tarde aqui também, mas pretendo estudar um pouco mais.
      Vou dormir até porque acabei de levar uma bad beat no poker live. Dei raise pf, vilão 3 betou, 4 betei all in 15K no blind 500/1000. Ele call com JJ, eu com AA. O river J...
      Estavamos em 5 handed, os 2 primeiros premiados no satélite.