45-180 man $1.5 45 Jogadores-Turbo

• RicardoResendePT
      RicardoResendePT
      Bronze
      Inscrição: 07-08-2012 Posts: 184
      Boas! :D

Tenho a seguinte mão que gostava de ver analisada.
      Esta mão é numa mesa final de um $1.5 45 Jogadores Turbo e na bolha do mesmo, xD

Segundo análise ICM, neste Spot só deveria Shovar KK+. E a minha dúvida é se a linha que tomei é aceitável ou se deveria ter Foldado PF e esperar por outro Spot.

O vilão que abriu é um 24/21 em 221 mãos, que Folda para 3-Bet depois de Raise 3/5 vezes, logo poderia muito bem estar a fazer Steal com mãos marginais. Não quis fazer Shove pois iria arriscar o torneio a um lugar dos prémios e ainda tinha um Stack confortável. Mas também não queria dár Fold, estando em Posição resolvi dár Flat e re-avaliar no Flop.

O Flop vem 345r, e chega em Check a mim. Aqui decidi apostar para resguardar a minha mão, pois o vilão (que abriu o Pot) podia ter várias combinações de OverCards e praticamente qq carta que batesse no Turn me iria deixar num Spot complicado, caso recebesse Raise talvez fizesse Fold mas admito que me custaria fazê-lo...
      Quanto à BB já apostei no Flop com a intenção de dár Call caso ele desse Shove.

Peço análise da mão completa, mas a maior parte do meu dilema está no PF. É um call aceitável, é que muitas das vezez vem um Flop J High ou melhor em que levo logo com C-Bet e "tenho" de Foldar...

PokerStars - $1.36+$0.14|400/800 Ante 50 NL - Holdem - 8 players
      Hand converted by PokerTracker 4

UTG: 6.96 BB (VPIP: 13.48, PFR: 12.35, 3Bet Preflop: 6.25, Hands: 89)
      UTG+1: 5.4 BB (VPIP: 9.09, PFR: 3.13, 3Bet Preflop: 0.00, Hands: 33)
      MP: 5.4 BB (VPIP: 19.01, PFR: 17.52, 3Bet Preflop: 4.08, Hands: 143)
      MP+1: 16.8 BB (VPIP: 29.55, PFR: 16.28, 3Bet Preflop: 6.25, Hands: 45)
      CO: 18.97 BB (VPIP: 20.85, PFR: 18.72, 3Bet Preflop: 7.25, Hands: 238)
      Hero (BTN): 16.38 BB
      SB: 7.48 BB (VPIP: 14.08, PFR: 11.71, 3Bet Preflop: 6.14, Hands: 350)
      BB: 7 BB (VPIP: 11.11, PFR: 11.11, 3Bet Preflop: 0.00, Hands: 9)

8 players post ante of 0.06 BB, SB posts SB 0.5 BB, BB posts BB 1 BB

Pre Flop: (pot: 2 BB) Hero has 8:spade: 8:diamond:

fold, fold, fold, fold, CO raises to 2 BB, Hero calls 2 BB, fold, BB calls 1 BB

Flop: (7 BB, 3 players) 4:heart: 3:club: 5:diamond:
      BB checks, CO checks, Hero bets 3.03 BB, BB raises to 4.93 BB and is all-in, fold, Hero calls 1.9 BB

Turn: (16.87 BB, 2 players) 3:spade:

River: (16.87 BB, 2 players) T:spade:

BB shows J:club: A:club: (One Pair, Threes) (Pre 48%, Flop 41%, Turn 23%)
      Hero shows 8:spade: 8:diamond: (Two Pair, Eights and Threes) (Pre 53%, Flop 59%, Turn 77%)
      Hero wins 16.87 BB

Obrigado desde já, :fdrink
  • 5 respostas
    • pedro76pt
      pedro76pt
      Bronze
      Inscrição: 03-13-2010 Posts: 2.353
      Ao analisar o spot a primeira coisa que reparo é que existem duas stacks médias nas blinds (que embora curtas não são as mais baixas) com stats a pender para o Tight.

Assim sendo parece-me bem provável que o CO, como chip leader da mesa, está a aproveitar a fase da bolha para tentar extrair o máximo de fichas que puder.

Agora o que fazer com uma mão como 88?

Call: Não é a minha opção favorita porque se uma das blinds shovar e o CO isolar (ou até mesmo se pagar apenas) temos de foldar; Se uma das blinds der call a maior parte das boards vai trazer overcards e contra 2 quem quer que aposte vamos ter de foldar;

Fold: Custa um pouco tendo em conta o spot e o valor relativo da mão mas por questões de ICM parece-me a decisão mais standart;

Raise/fold: Esta é uma linha alternativa que embora envolva algum risco me parece a mais indicada caso pretendas não deixar passar o spot (quer por parecer pressão quer pelo valor da mão). A tua opção aqui seria tribetares para umas 5,5bbs (o valor do teu call e da tua cbet como jogado) e foldares caso o CO decidisse 4 betar. No caso de uma das blinds dar shove e o CO não isolasse claro que darias call.

Esta jogada permite-te proteger o valor da tua mão caso o CO estivesse a roubar com um range largo, não tens de jogar um Pós-flop com uma mão que recebe muitas boards difíceis e permite-te abandonar o spot de forma relativamente simples caso o CO vá por cima.

De notar que a tua tribet mostra MUITA força por ser na bolha, em cima duma stack que cobre a tua e com duas stacks shorts nas blinds às quais terás de dar call por pot odds.
    • Frozen78
      Frozen78
      Bronze
      Inscrição: 06-15-2012 Posts: 3.647
      Nesse spot, nessa mesa, nessa mão, eu foldava PF e nem vou ver o spoiler, lol. Impossível para mim jogar de 3 bet para foldar para shove com uma stack tão shallow mesmo estando em 3º no torneio. Por questões de ICM envolvidas eu foldava essa mão, aliás, tinhas mesmo que foldar caso optasses pela 3bet/fold porque aí só podes pagar praí de QQ+, é que são tantas stacks com 7 BB... Se chegasse até mim em gap shovava em cima das blinds tranquilo.
      São esses spots que fazem muita gente cair no torneio na booble, 7 BB ferem em muito a tua stack.
    • lmrelvas
      lmrelvas
      Bronze
      Inscrição: 12-17-2008 Posts: 2.643
      Se jogamos para fazer dinheiro neste formato, jogar para ganhar , não vejo melhor solução que não o shove, pois o spot é o ideal para isso. Vilão tem stats de reg, está a abrir de lp, temos toda a FE do mundo, 88 joga bem perante grande parte do range de call. O call não me faz sentido com essa stack, a 3 bet fold não vejo como seja possível com essa stack com essa mão, prefiro ter mãos mais fracas para transformar em bluff e uma stack de 19-20bbs. O fold pré é aceitável e recomendado se o vilão tivese outras stats ou abrisse em EP. Nesse spot concreto shipava 90% das vezes. E quanto ao icmizer dizer que só devemos ir de KK+, coloca o vilão num range de open de 30% e num range de call de 5%. O shove vai fazer com que um reg fold 99 e TT assim como ATs, AJ e talvez AQ. Creio que o range de call dele será JJ+ e AQs+, perante este range de call tendo um open de 30% acho o shove a melhor linha neste spot em concreto.
    • RicardoResendePT
      RicardoResendePT
      Bronze
      Inscrição: 07-08-2012 Posts: 184
      Muito obrigado pelas análises! :D
      Vou começar a postar mais mãos, xD Pois gostei mesmo da vossa ajuda na análise da mão.

Venda todas as vossas análises e linhas de pensamento acho que a minha decisão de Call foi a pior decisão neste Spot, xD Tive sorte do Flop me ajudar mas a longo prazo acho que vou perder dinheiro assim...

Bem, se fosse hoje acho que a linha que optaria, apesar de ir contra o ICM, era de Shove. Tal como disseste lmrelvas, tenho muita Fold Equity, muita mesmo. E apesar de achar que o Range de Call dele é um pouco mais largo do que disseste daria Shove, pois muitas vezes ele vai ter uma mão marginal e está a aproveitar a bolha para fazer Steal.
      Acho que se eu desse Shove ele daria Call com TT+, AJ+. O que é bastante mais curto que o Range de RFI dele.

Mais uma vez obrigado a todos pela análise!

Abraço e boa sorte nas mesas, :fdrink
    • pedro76pt
      pedro76pt
      Bronze
      Inscrição: 03-13-2010 Posts: 2.353
      Atenção que o ICM dos 45 man não é igual ao dos 180 man. Ganhar um 180 paga cerca de 50 Buy-ins e o 45 man paga apenas 12. Desta forma a estrutura dos 45 man "obriga" a que se entre mais vezes no ITM (de preferência o top 3) e menos específicamente no 1º lugar para ser rentável.

lmrelvas: Quanto a transformar a mão em bluff não é essa a intenção com a tribet devido ao tamanho das stacks nas blinds, pelo que nunca o faria com mãos fracas. A intenção é mesmo agarrar as blinds caso seja necessário e obrigar o range mais fraco do CO a foldar e conseguir desviar da variância caso ele esteja com o topo do range.