Cérebro encara perda de dinheiro como dor

• furcm
      furcm
      Bronze
      Inscrição: 03-07-2007 Posts: 5
      Olá amigos, achei essa matéria relevante para nossa comunidade ..

Estudo revela que área ativada por perdas financeiras é a mesma da dor.
      Descoberta pode ajudar a entender e a tratar viciados em jogo.

Perder dinheiro pode literalmente doer, segundo um estudo divulgado nesta semana. Cientistas verificaram que a área do cérebro que é ativada quando perdemos dinheiro é a mesma que responde ao medo e à dor.

Ao todo, 24 voluntários participaram de um jogo de apostas onde poderiam ganhar e perder dinheiro. Seus cérebros foram monitorados através de ressonância magnética. Durante o trabalho, os pesquisadores, da University College, de Londres, verificaram que os participantes estavam aprendendo a prever chances tanto de ganhar quanto de perder –- em uma região cerebral conhecida como estriato.

No entanto, quando a “previsão” falhava, e os voluntários perdiam em vez de ganhar, a área do cérebro ativada era outra –- a mesma que responde à dor.

Segundo os pesquisadores, isso faz sentido. “Não queremos perder dinheiro da mesma maneira que não querermos sentir dor”, diz o líder do estudo, Ben Seymour. “Faz sentido que as formas com que prevemos e evitados os dois estejam relacionadas”, diz ele.

Segundo Seymour, entender como o cérebro responde à perda de dinheiro pode ajudar a compreender melhor porque algumas pessoas se arriscam mais financeiramente do que outras, e porque algumas acabam viciadas em jogo.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL21769-5603,00.html

Abracos.
  • 3 respostas
    • Bakano
      Bakano
      Black
      Inscrição: 01-21-2006 Posts: 14.161
      tema interessante, sem dúvida, que me leva a pensar porque será que existe tal coisa como o vício de jogo em jogos em que só se perde a longo prazo (roleta, black-jack, etc). Será que o ser humano não passa de um masoquista que no fundo adora a dor?

mas mesmo assim há que diferenciar entre jogadores de poker com cabeça e os outros... quem vê o poker como jogo de azar, mais valia jogar à roleta, pois era capaz de ter melhores hipóteses de ganhar.

as perdas no poker devem ser vistas como um resultado da variância matemática, que ocorre mesmo quando jogamos um jogo perfeito!

eu não vou dizer qua não sinto uma certa dor quando perco no poker. antes pelo contrário! quando tenho uma sessão má e começo a perder contra aquelas beats todas maradas como 1 outer backdoor flush blaablaa depois de um cold call no flop contra uma 3-bet, e sei lá o quê, também sinto uma agonia que se estende do estômago até à garganta!
      Mas nesses casos podemos fazer uma pausa sabendo que mais tarde ou mais cedo vamos ganhar tudo e mais de volta...

eu estou longe de me ver como viciado no jogo. para isso não jogo o suficiente. Poker transformou-se para mim numa coisa tipo trabalho. envolve estudo, paciência etc., e há dias até ou mesmo semanas em que simplesmente não me apetece sequer ver uma mesa de poker. e não necessáriamente após um downswing.

como é que é convosco?
    • furcm
      furcm
      Bronze
      Inscrição: 03-07-2007 Posts: 5
      estou comecando a ter esse tipo de mentalidade sobre o poker, mais auto-controle sobretudo, e sabendo que a longo prazo jogando corretamente sem TILTAR, os ganhos sobrepoem as perdas em cartas milagrosas no river...

abracos
    • PokerTuga
      PokerTuga
      Bronze
      Inscrição: 01-15-2007 Posts: 1.190
      Tou de acordo contigo Bakano.

O poker quando é encarado como um "trabalho" faz com que o factor sorte tenha muito pouca influencia, embora exista sempre.

E na minha opinião isso é que faz a diferença entre jogadores de poker que ficam viciados e os que não ficam. A verdade é que o poker é um jogo complexo e atraente pois permite que jogadores estudiosos e trabalhadores retirem bons rendimentos. Perante esta realidade os jogadores chamados "gamblers" sentem-se atraidos pelo jogo e ao verem que se pode ganhar dinheiro jogando cartas atiram-se ao poker usando unicamente a sorte como factor preponderante!!

Mas todos temos de ter consciencia que por muito bem que joguemos haverá dias em que a sorte do adversário ira vencer...... mas contra isso nada se pode fazer e até é bom pois faz com que esse adversário não abandone tão cedo o jogo e até se sinta motivado a continuar a jogar com a sorte.

Nós queremos é muitos desses jogadores nas mesas, certo? :D