45-180 man 44 na BB

• rgs78
      rgs78
      Bronze
      Inscrição: 07-19-2009 Posts: 15.094
      Boas!

Estive a ver esta mão algumas vezes e não me consigo decidir sobre qual a melhor jogada.

Não tenho muita info do vilão, mas a julgar pelas stats parece-me ser um jogador algo agressivo. Com uma stack de mais de 30 bbs, parti do princípio que o range dele ali era de quase 100% porque reshove das blinds não seria muito provável dadas as stacks também confortáveis de ambas.

Ora, lembro-me que sabia ter fold equity e não queria levar uma 4bet que obrigasse a foldar. Mas, por outro lado, arriscar 17bbs para ir buscar 3 e meia quando só seria pago por melhor, ou flipasse, também não me parece bem jogado.

Qual acham ser a melhor jogada? R/f? Shove? Fold?!

PokerStars - $1.36+$0.14|150/300 Ante 25 NL - Holdem - 7 players
      Hand converted by PokerTracker 4

BTN: 9,886 (VPIP: 28.57, PFR: 16.67, 3Bet Preflop: 0.00, Hands: 29)
      SB: 9,587 (VPIP: 6.67, PFR: 7.69, 3Bet Preflop: 0.00, Hands: 16)
      Hero (BB): 5,202
      UTG: 2,400 (VPIP: 4.84, PFR: 5.77, 3Bet Preflop: 5.88, Hands: 62)
      UTG+1: 3,217 (VPIP: 13.64, PFR: 6.98, 3Bet Preflop: 7.69, Hands: 89)
      MP: 5,110 (VPIP: 18.18, PFR: 16.87, 3Bet Preflop: 4.17, Hands: 90)
      CO: 3,070

7 players post ante of 25, SB posts SB 150, Hero posts BB 300

Pre Flop: (pot: 625) Hero has 4:spade: 4:club:

fold, fold, fold, fold, BTN raises to 600, fold, Hero raises to 5,177 and is all-in, BTN calls 4,577

Flop: (10,679, 2 players) 2:heart: K:heart: 6:diamond:

Turn: (10,679, 2 players) K:diamond:

River: (10,679, 2 players) 7:diamond:

Hero shows 4:spade: 4:club: (Two Pair, Kings and Fours) (Pre 52%, Flop 75%, Turn 80%)
      BTN shows 7:club: A:club: (Two Pair, Kings and Sevens) (Pre 48%, Flop 25%, Turn 20%)
      BTN wins 10,679
  • 5 respostas
    • DrecoAK
      DrecoAK
      Bronze
      Inscrição: 09-05-2009 Posts: 196
      Uma forma eficiente de analisar a mão é a análise cada uma das linhas...

Dar raise sem shovar, vc apostaria o que? Se você apostar 1200 você toma call de todo o range dele, ele dificilmente vai largar pra um reraise tão fraco... Se você já se aproximar de 1600, o problema que temos é que se tomarmos call vamos ter que jogar OOP um pot que já vai ter 3200 fichas e nossa stack será de 3600, ou seja, qualquer bet já nos compromete com o flop. E o pior cenário possível aqui é ele voltar caso no qual somos obrigados a foldar... Deste modo acredito que um Reraise não tem FE suficiente para ser lucrativo neste spot, ou seja, não acredito que ele folda o suficiente pro move ser lucrativo.

Dar call seria outra possível ação... o problema aqui é o que fazer no pós-flop com essa mão... Com certeza vai bater overcards no flop... em que tipo de flop vc fica confortável pra jogar? Apenas quando você trincar não é mesmo? Mas isso só acontece 1 em 9 vezes... as odds contra vc são 8:1, se você tivesse um pouco mais de stack algo como 25~30 bbs, acredito que você poderia dar o call com implied odds, mas vc não chega nem em 20 bb, então o que vc vai fazer no pós-flop? Vai donkar ele? Vai dar check? Se vc supõe que ele seja agressivo, vc acha q ele não vai c-betar? Ainda mais num board como esse que bateu? com K e 2 low cards... Eu acho muito pouco provável ele não c-betar e dae vc faz o que? da fold? Vc infelizmente não tem ficha pra fazer move, pra tentar uma jogada mais chique... Então não acredito que o call seja lucrativo aqui, pelo menos com a sua stack.

O shove direto eu não gosto, acho muito loose e se tomarmos call na melhor das hipóteses estamos em um Flip... E tendo você tomado esse call de A7s, mostra que o oponente da call bastante loose contra re-steal (eu não gosto desse call a não ser que vc tivesse fazendo isso direto)... E estamos bem de fichas, não precisamos nos colocar em situações tão arriscadas, ainda mais na bolha, momento no qual jogamos por $EV. Eu sinceramente não gosto do resteal shove com 17BB, acredito que o range ae deve ser muito pequeno... AK, AQ e talvez um AJ... Provavelmente não faço isso com mosntros como AA, KK e QQ, pq prefiro outras jogadas que conseguem extrair mais fichas do oponente.

Isto posto, tendo excluido todas as outras opções, acredito que neste spot é Fold, haja vista que estamos OOP e com uma stack relativamente pequena, o que nos impede de de podermos levar o jogo para o pós-flop, e temos muitas fichas para atolarmos tudo com 44, que é uma mão que normalmente vai estar em flip, ou muito atrás (contra pocket pair maior).

[]'s Dreco
    • pedro76pt
      pedro76pt
      Bronze
      Inscrição: 03-13-2010 Posts: 2.353
      As stats da SB são bem tight´s e acredito que as tuas não fossem Lag´s ao ponto do vilão apenas raisar com o topo do range.

Assim sendo, e salvo se o vilão fosse bem tight, o que não era o caso, este resteal é obrigatório:

> O vilão está a roubar com um range bem largo, será any2 se as tuas stats também forem algo tight´s;
      > Tens muita FE;
      > Mesmo que recebas call a maior parte das vezes estarás na frente de um FLIP;
      > Em caso de fold vais recolher não 3,5bbs mas sim 4,5bbs (devido às ante´s) o que representa quase 25% da tua stack.

> R/f está fora de questão porque estás muito curto para este movimento;
      > Call para jogar em Set Value também não é matematicamente correto.
    • rgs78
      rgs78
      Bronze
      Obrigado a ambos pelas respostas!

DrekoAK, falas de $EV na bolha. Porquê?
    • pedro76pt
      pedro76pt
      Bronze
      Inscrição: 03-13-2010 Posts: 2.353
      Original de rgs78

Não li em lado algum que o spot é na bolha mas caso o seja então ainda reforço mais a obrigatoriedade do resteal pq o range de pressão do vilão é maior (agora sim any2) e o teu range de resteal bem mais forte o que consequentemente aumenta a FE.

:sdrink
    • rgs78
      rgs78
      Bronze
      Original de pedro76pt
      Original de rgs78

Não li em lado algum que o spot é na bolha mas caso o seja então ainda reforço mais a obrigatoriedade do resteal pq o range de pressão do vilão é maior (agora sim any2) e o teu range de resteal bem mais forte o que consequentemente aumenta a FE.

:sdrink
      Concordo. Se há altura para usar a FE é na bolha e na bolha da FT. Mas não era o caso, que me recorde.