Erro teorico no quiz de equidade

• DanielBr01
      DanielBr01
      Bronze
      Inscrição: 01-29-2010 Posts: 69
      Ola estou estudando o material disponivel no pokerstrategy. Sou grato pelo material e gostaria de contribuir com a correcao desse possivel erro.

No Quiz de equidade: Calls finais

A correcao da primeira questao diz: "Equidade necessária = preço a pagar / (preço a pagar + preço a pagar) = ½ = 50 %." Porem o correto deveria ser:
      preço da aposta / (tamanho do pot + preço a pagar) ?

Abraço, DanielBr01.
  • 7 respostas
    • JorgeTeixeira
      JorgeTeixeira
      Bronze
      Inscrição: 11-01-2008 Posts: 20.841
      Olá DanielBr01. Por favor, podes informar-me em qual link viste isso?

Neste quiz parece-me que está tudo correto. :sdrink
    • DanielBr01
      DanielBr01
      Bronze
      Click em quiz, depois clickas em resultado e a resposta da primeira questão terás o que estou falando.

"A tua resposta: --- (0 Pontos)
      Sua equidade necessária sempre é menor do que 50%. Isso acontece porque o preço a pagar é representado pelo menos duas vezes no denominador da fórmula. Se o tamanho do pote é 0 antes das apostas dos adversários, então o tamanho do pote será igual ao preço a pagar e teríamos:

Equidade necessária = preço a pagar / (preço a pagar + preço a pagar) = ½ = 50 %. No entanto, visto que o pote sempre contém pelo menos as blinds, a equidade necessária nunca será maior do que 50%."
    • JorgeTeixeira
      JorgeTeixeira
      Bronze
      Inscrição: 11-01-2008 Posts: 20.841
      Encontrei! Obrigado! :)
    • DanielBr01
      DanielBr01
      Bronze
      Nesse caso hipotético, não deveria ser equidade 100%?
      Pois estás colocando valor em um pote sem blinds ou seja 0. Não tens nada a ganhar quando apostas. Não entendi esta afirmação, para falar a verdade, e por isso considerei que estava errado.

"preço a pagar / (preço a pagar + preço a pagar) = ½ = 50 %."

Por que divides por 1/2? Se o pote representa 0 e o preço a pagar é definido pelo tamanho da aposta que estás a fazer não entendo esta formula. Poderia me esclarecer, talvez mudar este tópico para perguntas de iniciantes? Garto desde já, Danielbr01
    • Lunitis
      Lunitis
      Bronze
      Inscrição: 02-22-2009 Posts: 20.136
      Eu acho que a resposta do quiz está correta, a forma como a equação foi metida é que dá para gerar confusão.

A equação deveria ser:

Equidade necessária = preço a pagar / (preço a pagar + valor do pote ) = ½ = 50 %.

Valor do pote sendo o dead money mais a aposta do vilão. Mas no caso eles estavam a considerar que não existe nenhum dead money (o que nunca acontece na realidade por conta das blinds) por isso o valor do pote = ao preço a pagar.

Imagina que o vilão entra direto all-in para 1$ (preço a pagar), tu dando call está a meter 1$ também (preço a pagar), como não há dead money o valor do pote é igual ao valor a pagar.

eq= 1 /1 +1 = 0,5

Mas como na realidade vai haver sempre dead money na prática seria algo deste género:

(SB entra all-in direto na NL2, hero na BB)

eq = 1,98 / 1,98 + 2 (+0.02) = 0,495 = 49,5%

(0 0.02 é o valor da nossa BB, e metemos 1.98 em vez de 2 porque é o valor da nossa stack depois de tirar a BB).

---------------------------

E não, não deveria ser 100%. Imagina que arriscas 1 para ganhar de volta 2. Para ficar break even só precisas que esse 1 que apostaste venha de volta, e isso acontece quando tens 50% de equidade. Quanto menos arriscas em relação ao que podes receber de volta mais baixo vai ser o ponto break even, ou seja de menos equidade necessitas para fazer o call. Outra exemplo... metes 1 para poder receber 3 de volta, para ser break even só precisas ganhar 1/3 das vezes para receber o teu 1 de volta, então precisas apenas de 33% de equidade (1/3).

E como não podes perder mais do que aquilo que o vilão apostou nunca vais precisar de mais de 50 (ou os tais 49..) de equidade para fazer um call.
    • guto15
      guto15
      Administrador Chefe
      Administrador Chefe
      Inscrição: 05-09-2007 Posts: 10.113
      Conforme disse o Lunitis e bem, a fórmula apresentada no quiz está correta.

Equidade necessária = preço a pagar / (tamanho do pote + preço a pagar)

como 'tamanho do pote' = 0 então 'tamanho do pote' = 'preço a pagar'

o que leva à equação do quiz:
      Equidade necessária = preço a pagar / (preço a pagar + preço a pagar)
    • DanielBr01
      DanielBr01
      Bronze
      Muito obrigado pessoal, entendi!
      Agradeço pela elaboração de pensamento Lunitis :) .
      Rep+