Pot Odds x Equidade da mão

• thaleko1
      thaleko1
      Bronze
      Inscrição: 04-28-2010 Posts: 41
      Salve Galera

Estou com algumas duvidas sobre a relação entre a pot odds e equidade da sua mão para dar um call em shove no SNG 9 handed, Alguem consegue me ajudar aee?

Ex.
      As blinds são 150/300

Restam 4 jogadores, eu tenho 2000 fichas no bb e um shortstack empurra all in por 720 fichas.

não há antes e o pote está 450 fichas PF + 720 do vilão, dando um total de 1170 fichas.

Primeira pergunta:

No caso eu teria que dar call de mais 420 fichas em um pote de 1170, o que uma pot odds de aprox. 2,7 p 1 correto?

Segunda pergunta:

Existe alguma tabela ou um padrão que estabeleça a equidade necessária da mão para dar call com um certo pote odds X?
      Ex.:
      Pot odds 1,5 - 1 mínimo 40% de equity contra o range do vilao
      Pot Odds 2 - 1 mínimo equity de 25% etc.

Terceira pergunta:

Tirando os fatores de bolha, ranges e jogadores, em um cenário isolado, se toda vez que der um call, com uma equidade maior do que o pot odds me calcula, sempre estarei dando um call lucrativo?

Obrigado

Abs!
  • 8 respostas
    • bookai
      bookai
      Bronze
      Inscrição: 02-12-2012 Posts: 3.398
      Original de thaleko1
      Primeira pergunta:

No caso eu teria que dar call de mais 420 fichas em um pote de 1170, o que uma pot odds de aprox. 2,7 p 1 correto?

Segunda pergunta:

Existe alguma tabela ou um padrão que estabeleça a equidade necessária da mão para dar call com um certo pote odds X?
      Ex.:
      Pot odds 1,5 - 1 mínimo 40% de equity contra o range do vilao
      Pot Odds 2 - 1 mínimo equity de 25% etc.

Terceira pergunta:

Tirando os fatores de bolha, ranges e jogadores, em um cenário isolado, se toda vez que der um call, com uma equidade maior do que o pot odds me calcula, sempre estarei dando um call lucrativo?
      Pergunta 1: Correcto!
      Pergunta 2: Sabendo as fichas que podes ganhar com o call, tens de ver como será lucrativo. Neste caso cada vez que ganhas, ganhas 1170 fichas. Cada vez que perdes, perdes 420 fichas. Portanto com equidade de 20% (um exemplo) em 10 vezes irás perder 420 fichas 8 vezes - 3360 - e ganhar 1170 fichas 2 vezes - 2340, fazendo com que o call não seja lucrativo. Atenção que este pensamento só é válido nas condições descritas abaixo! Num torneio (e vejo que jogas 18 man) tens de ter em conta todas as outras circunstância/condicionantes. Se existirá alguma tabela? Isso não sei, mas nunca ouvi falar!
      Pergunta 3: No cash game, que para além do jogador não sofre influência de nenhum dos outros factores, funciona dessa forma, sim!
    • Wolverine6
      Wolverine6
      Bronze
      Inscrição: 03-06-2013 Posts: 1.353
      1- correto!
      2- 2:1 = precisas 33,33% equidade!
      3- se tens equidade superior as pot odds é +EV!

:D :sdrink
    • PriscoInline
      PriscoInline
      Bronze
      Inscrição: 05-05-2012 Posts: 326
      Em SNGs isso tudo é mais complexo. Você não está levando em conta o valor do ICM, que muda em várias etapas do torneio. Haverá vezes em que dar call com uma mão com equidade superior as Pot Odds será -EV em um torneio, e o inverso também ocorre, dependendo da situação.
      Em um caso extremo de bolha em um SNG DoN, você pode até largar AA.

A situação que você descreveu é de late stage em um SNG, dá uma olhada neste artigo: http://pt.pokerstrategy.com/strategy/sng/787/1/

Ele te dá algumas tabelas básicas pra shove/call em SNGs.
      Existe o software ICM Trainer da PokerStrategy, gratuito, que ajuda nessas situações.
      Dá uma olhada no ICM Trainer e ICM Trainer Light.

http://pt.pokerstrategy.com/poker-tools/icm-trainer-light/
      http://pt.pokerstrategy.com/poker-tools/icm-trainer/

Espero ter ajudado.
    • VinnyCout
      VinnyCout
      Bronze
      Inscrição: 08-14-2007 Posts: 255
      Você deve verificar sempre:

1- quanto tem no pote: 1170

2- quanto tenho que pagar: 720

3 - divide pot / to call:

1170/720 = 1.63

1.63 : 1

Agora, podes transformar essa relação em %.

100 / 1.63 +1

100/2.63

= 38% de pot odds

Para o CALL ser +EV, a equidade de sua mão tem que ser maior que o Pot Odds, ou seja maior que 38%

EQUID > POT ODDS = +EV
      EQUID < POT ODDS = -EV
      EQUID = POT ODDS = BE

Este é o básico de pot-odds, para saber se um call é lucrativo, para saber se um Push é lucrativo, você tem que calcular o cEV.
    • bookai
      bookai
      Bronze
      Inscrição: 02-12-2012 Posts: 3.398
      Original de VinnyCout
      Você deve verificar sempre:

1- quanto tem no pote: 1170

2- quanto tenho que pagar: 720

3 - divide pot / to call:

1170/720 = 1.63

1.63 : 1

Agora, podes transformar essa relação em %.

100 / 1.63 +1

100/2.63

= 38% de pot odds

Para o CALL ser +EV, a equidade de sua mão tem que ser maior que o Pot Odds, ou seja maior que 38%

EQUID > POT ODDS = +EV
      EQUID < POT ODDS = -EV
      EQUID = POT ODDS = BE

Este é o básico de pot-odds, para saber se um call é lucrativo, para saber se um Push é lucrativo, você tem que calcular o cEV.
      Boas grande Vinny...o facto de estar na BB não altera o cálculo? O call será apenas de 420, mas calculamos com as 300 fichas da BB?
    • thaleko1
      thaleko1
      Bronze
      Inscrição: 04-28-2010 Posts: 41
      Primeiramente Muito obrigado pelas respostas galera!

Ajudou bastante,

@bookai

Vlw pco, esclareceu minhas ideias! a tabela seria mais ou menos um padrão calculado para facilitar fazer a relação entre as odds e a equidade da mão, já que a situação se repete por varias vezes, assim teriamos esse calculo mais rápido. ps.: estou jogando com calculadora aberta p calcular a pot odds, mas as vezes eh foda, mtas telas nao da tempo de fazer direito!!!! :sdrink

@PriscoInline

Obrigado pelas infos! dei uma olhada nas tabelas, ajuda bastante, mas nao da p seguir a risca certo? existem diversas situações diferentes, e a tabela nao considera um fator bolha ou range de call do vilão, mas como base é bom msm!

@VinnyCout
      Muito bom! era exatamente o que estava buscando!! agora entendi quanto de equidade da mão eu preciso para dar o call, obrigado!

Uma pergunta, existe algum programa, que calcula isso de forma rápida?

Vou procurar algum artigo sobre pushes +EV!

Valeu galera!

Abs

:sdrink
    • VinnyCout
      VinnyCout
      Bronze
      Inscrição: 08-14-2007 Posts: 255
      Sim se está no BB 300 fichas já são do pote, não tinha visto o call é so de 420

Os programas para revisão fazem esse calculo, programa para calcular enquanto joga não é permitido pelos softwares de poker
    • LaNuovaEra
      LaNuovaEra
      Ouro
      Inscrição: 05-17-2011 Posts: 592
      OI, por ver pot odds por sitngo pode usar o ICM explorer, por ver Pot odds enquanto joga se voce joga na Pokerstars esta StarsHelper que tem essa funtion.