STT 9man AKo BU bolha

• PedroMiguelRP
      PedroMiguelRP
      Bronze
      Inscrição: 05-03-2010 Posts: 996
      ***** Hand History for Game 1111111111 ***** (Poker Stars)
      Tourney Hand NL Texas Hold'em - Monday, December 30, 07:53:05 ET 2013
      Table 841446047 1 (Real Money)
      Seat 5 is the button
      Seat 1: Player1 ( 4830 ) - VPIP: 22, PFR: 15, 3B: 6, AF: 3,1, Hands: 193
      Seat 2: Player2 ( 1715 ) - VPIP: 16, PFR: 11, 3B: 5, AF: 3,9, Hands: 687
      Seat 5: Hero ( 1962 ) - VPIP: 21, PFR: 17, 3B: 8, AF: 3,1, Hands: 111556
      Seat 9: Player9 ( 4993 ) - VPIP: 39, PFR: 5, 3B: 0, AF: 0,4, Hands: 56
      Player9 posts small blind [50].
      Player1 posts big blind [100].
      ** Dealing down cards **
      Dealt to Hero [ Ad Ks ]
      Player2 folds
      Hero raises [250]
      Player9 folds
      Player1 raises [4730]
      Hero calls [1712]
      Player1 wins 2868
      ** Dealing Flop ** [ 2s, Jd, 5s ]
      ** Dealing Turn ** [ 4c ]
      ** Dealing River ** [ 8h ]
      Player1 shows [Qc, Qd ]
      Hero shows [Ad, Ks ]
      Player1 wins 3974 from main pot

Aqui penso que o BB vai tentar roubar-me as fichas com alguma frequência. O mau era estar tão deep para ter que ir para o chão assim. No entanto, tenho alguma dúvida sobre este call por estar ainda numa situação confortável (dando fold ficaria ainda com 17BB).
  • 11 respostas
    • PedroMiguelRP
      PedroMiguelRP
      Bronze
      Poker Stars, $3.11 Buy-in (50/100 blinds) No Limit Hold'em Tournament, 4 Players
      Poker Tools Powered By Holdem Manager - The Ultimate Poker Software Suite.

BB: 4,830 (48.3 bb)
      CO: 1,715 (17.2 bb)
      Hero (BTN): 1,962 (19.6 bb)
      SB: 4,993 (49.9 bb)

Preflop: Hero is BTN with A K
      CO folds, Hero raises to 250, SB folds, BB raises to 4,830 and is all-in, Hero calls 1,712 and is all-in

Flop: (3,974) 2 J 5 (2 players, 2 are all-in)
      Turn: (3,974) 4 (2 players, 2 are all-in)
      River: (3,974) 8 (2 players, 2 are all-in)

Results: 3,974 pot
      Final Board: 2 J 5 4 8
      BB showed Q Q and won 3,974 (2,012 net)
      Hero showed A K and lost (-1,962 net)
    • TrogonRufus
      TrogonRufus
      Bronze
      Inscrição: 11-17-2009 Posts: 219
      A regra manda que a gente deve evitar flips na bolha quando existe 50% de chance de sairmos sem ganhar nada...

Eu gosto de jogar com +3 estatísticas no HUD
      Fold para Steal / Call para Steal / 3bet para Steal

Apesar de serem poucas mãos, digamos que temos algo assim:
      90 / 8 / 2 - Aqui eu foldo AKo fácil. Ele só te volta com 2%. (TT+,AK)
      74 / 20 / 6 - Aqui é flip, e sendo tu o short, também é fold.
      80 / 7 / 13+ - Aqui eu atolo, mesmo contra a regra. Não gosto, mas atolo.

O correto até seria foldar, acho eu, mas depende muito dos vilões que estão na mesa. Se eu achar que são fracos e que eu posso ir buscar o 1º lugar tendo mais fichas para pressionar, arrisco cair.

Convém também pensar que estatística o vilão tem tuas, se estavas a dar muito steal, ele ajusta.

E faz uma nota que ele te volta de all-in 50bb com QQ vs teu raise 2.5x e 19bb.

Ou ele não queria flipar, ou ele queria simular uma mão + fraca.

Eu no lugar dele quero flipar com QQ, então mando uma 3bet de 6-7bb e se você voltar 4bet light, leva 5bet shove. Se voltar all-in, call. Se der call, atolo flop se não bater AK no flop.

Ou seja, o meu objetivo e deixar você com 12bb para trás para poder foldar caso o flop não te favoreça.

Por outro lado, só perco 6bb caso bata A ou K no flop e mantenho 42bb.

Ainda posso tentar cbet 3-4bb no flop mesmo com AK e desisto se levar call e minha mão não melhorar, ainda mantendo 38-39bb.

Se eu tiver reads de que você volta por bluff, sem AK no flop, mando uma thin bet 1/3 do pote para você voltar, mas prefiro atolar flop mesmo e te obrigar a foldar... principalmente na pokerstars, em que a chance do river me ferrar é absurda. :roto2:

Se eu puxar 6bb tuas, o CO vai ficar numa situação complicada, vai ter que ficar mais tight. O SB também vai ter que ficar mais tight porque eu puxei a CL para mim e posso voltar 3bet light IP nele. O CO vai ter que passar por ti para roubar o SB, sabendo que podes shovar light vai ficar numa posição difícil.

Eu vou atacar o SB e o CO a vontade, por isso não é vantagem para mim você cair na bolha se eu puder enfraquecer a stack dos outros 2 e ir para HU com uma vantagem de 2:1

Eu estrago a minha stat de re-raise steal nas blinds baratas 22% depois tento levar o pote no pos-flop, e dou re-raise steal mais tight 3-6% nas blinds caras, assim o pessoal tem uma read errada, da call e atola com muito lixo.

:sdrink
    • PedroMiguelRP
      PedroMiguelRP
      Bronze
      Obrigado pela opinião TrogonRufus! Pois, se calhar ele induziu uma mão mais fraca do que tinha e acabei por ir num flip quando ainda tinha um stack confortável.

Eu prefiro ao contrário. Dar re-steal mais tight no inicio e dar mais lights na fase final porque ganhas muitas mais fichas pelas BB serem caras. Mas isso tb depende muito da estrutura do SnG!! Se há mais regulares até é melhor dar mais light no inicio do SnG e ajustar no final, para tentar que ele atole com lixo numa fase final.

Depois desta analise, se fosse agora não teria dado este call, pois apesar de achar que ele iria dar este re-steal com A mais fracos, uma grande percentagem da vezes iria estar num coin flip, e arrisco a ficar na bolha com uma boa stake. O que me indiziu a dar o call era eu achar que ele iria dar call re-steal muito light.
    • pedro76pt
      pedro76pt
      Bronze
      Inscrição: 03-13-2010 Posts: 2.353
      A bolha nestes sits exerce muita pressão sobre as nossas decisões. Neste spot, embora muito close, ainda optaria pelo fold devido às stats do vilão que sendo muito calling station vejo-o muito mais vezes a dar apenas call ao nosso raise com Ax piores do que a dar shove.

Uma vez que estás relativamente confortável em fichas eu evitaria entrar um claro flip nesta fase do torneio.

Uma outra coisa que alteraria para este nível de blinds seria o valor de raise que seria para 205 ou 210 fichas (ou até MR puro).
    • cleber065
      cleber065
      Básico
      Inscrição: 08-30-2013 Posts: 29
      Eu estou pensando aqui, não seria melhor neste spot dar push do que abrir um raise?

Como estamos na bolha, os jogadores poderiam te pressionar demais com resteal, o push direto joga a decisão pra eles, call ou fold.

Posso estar falando besteira, mas que aumenta a nossa FE e ainda por cima quando levamos call temos uma mão que muitas vezes vai estar dominando, isso é certo.
    • PedroMiguelRP
      PedroMiguelRP
      Bronze
      Tas muito deep para dar um shove directo. Depende muito da estrutura da bolha, mas nesta situação é menos -EV$ dares um push com AKo. Repara no caso, ele deu shove com QQ assim como iria dar call a um push.

Tu ao dares push tão deep só vais afastares mãos piores e quando te derem call é porque têm monstros.
    • pedro76pt
      pedro76pt
      Bronze
      Original de PedroMiguelRP
      Tu ao dares push tão deep só vais afastares mãos piores e quando te derem call é porque têm monstros.
      Exatamente ... só lhes vais facilitar a vida e quase obrigar a jogar bem contra ti ... vão foldar todo o lixo com o qual queres receber calls :coolface:
    • cleber065
      cleber065
      Básico
      Inscrição: 08-30-2013 Posts: 29
      Original de PedroMiguelRP
      Repara no caso, ele deu shove com QQ assim como iria dar call a um push.

1 - Claro que ele vai dar call com o QQ, mas aí é fácil falar que é ruim o push vendo que ele tem QQ :ayfkm: .

2 - Discordo quanto a calls apenas com mãos mais fortes, ele tem quase 50bbs, não acha que com essa stack ele pode dar call com um range maior do que só monstros?

Se vc fala que o push é ruim pq só pagam com monstros (e não é o que queremos) então o que vc quer com o raise é uma 3B dele afim de ir pro chão com esse AK, quando na verdade vcs preferem o fold pra 3B, realmente não entendo essa linha, se a intenção é só roubar, o push além de aumentar a FE, quando tomar call só vai estar dominado por duas mãos, AA e KK, enquanto que o raise dá muitas chances de tomar um resteal e ainda ter que foldar...
    • PedroMiguelRP
      PedroMiguelRP
      Bronze
      Foi o que me levou a dar call foi pensar que ele estaria a fazer isso com Ases mais fracos. Não tinha a certeza de qual era o range dele para fazer aquele move contra mim, visto não haver ninguém short e ter sido a primeira vez que ele tinha feito isso. Infelizmente coloquei-o num range wide e foi isso que me levou a dar o call.

Repara que aos fazer os steals vais tb obter mais informações de como é que ele vai reagir. Ali calhou de ele fazer aquela movimento com o topo do meu range de steal, que se fosse outra mão pior teria dado fold fácil. No entanto se vires que ele está a meter pressão em ti, o call o AKo é um call bastante fácil.
    • LASSAUT
      LASSAUT
      Bronze
      Inscrição: 03-31-2012 Posts: 80
      Boas

Neste spot em particular, o fold cabe melhor pelo motivo de ainda termos 19bb. Com algo como 10bb, ja vale a pena estar a correr com AK, ate porque nao vamos ser so nós shortstacks, os viloes tambem, ou seja, vão querer dobrar a todo o custo. Aqui só daria o call se ja tivesse havido outras situações de 3bet push do mesmo oponente contra ti.

Abrir push do botão não acho das melhores jogadas.
      Primeiro perdes logo o valor todo de 1 AKo, porque a maior parte das vezes os vilões vão foldar muitas mãos em que pagavam 1 raise nosso, e ficavam dominados para o nosso AKo.
      Segundo vai haver 1 altura que vais dar push, e os vilões vão ter nuts (AA, KK, QQ). Dando raise tens a oportunidade de medir a força do vilão e fazeres a escolha acertada.

Acho que 19bb ainda da bastante bem abrir para roubar e foldar para os oponentes mais fortes. Se manteres essa linha, vai haver 1 altura que vais estar com nuts, os oponentes vão te dar 3bet, e vai estar com nuts. E se jogar um 70%/30% contra 1 oponente, é mais EV do que jogar um AKo em all in num 50%/50% contra pocket pairs.

Cumps
    • pedro76pt
      pedro76pt
      Bronze
      Original de cleber065
      Se vc fala que o push é ruim pq só pagam com monstros (e não é o que queremos) então o que vc quer com o raise é uma 3B dele afim de ir pro chão com esse AK
      O que não queremos é que ele deixe de dar call com mãos piores e podermos dessa situação extrair valor numa fase tão delicada do torneio ... ele não faz apenas tribet ... se ele der call ... acertemos ou não o board podemos levar o pote ... nós não temos uma mão feita ... apenas A-High ... e sendo o jogador tight (e a SB tb) ... acho que 99% das vezes ele só dará call ao nosso push com monstros.