AKo VS SHIP

• royalistick187
      royalistick187
      Bronze
      Inscrição: 10-05-2008 Posts: 123
      Poker Stars $6.45+$0.55 No Limit Hold'em Tournament - t300/t600 Blinds + t50 - 4 players ( 18 man )

SB: t7362 M = 6.69 ( jogador fraco)
      BB: t3788 M = 3.44 ( jogador fraco )
      CO: t7980 M = 7.25 ( 17/19, steal co 38%/21 ) TOP REG
      Hero (BTN): t7870 M = 7.15

Pre Flop: (t1100) Hero is BTN with A of hearts K of clubs
      CO raises to t7930 all in

hero?

ps: peço desculpa n postar na seccão > 6$ mas n tenho estatudo suficiente, ja tinha conta na stars desde 2004 e so tive conhecimento da strategy em 2006 ou 2007 , por isso os pontos n contam :(
  • 9 respostas
    • pedro76pt
      pedro76pt
      Bronze
      Inscrição: 03-13-2010 Posts: 2.353
      Eu não foldaria neste spot e jogaria aqui para ganhar o torneio. Se o open raiser é um top reg então nunca estarás dominado nesta mão pois ele com AA ou KK faria sempre Mini-raise.

Com JJ e QQ acredito que também não daria push (importante eliminar estas mãos pq não queimam outs para possível straight) por isso deve estar com pares baixos, AJ/AQ ou até com um range um pouco mais largo porque sabe que tem bastante FE em cima de ti e da SB que querem ver o BB cair primeiro ... e se a BB for tight então esta leitura será ainda mais forte.

Como não estou muito confortável com esta estrutura vamos deixar o masfe dar tb a sua opinião.
    • royalistick187
      royalistick187
      Bronze
      Boas pedro obrigado pela opinião, a minha linha de pensamento foi 1 pouco diferente, este top reg tinha visto alguns spots de shove dele e ele claramente naquela situção apenas dava shove com 88+, n vejo sentido de ele correr o risco de se stackar c maos lights (KQ KJ A<8 ) nesta situção acredito que ele estivesse com PP, AJ AQ , mas fiquei mto inclinado no PP 88+, sabia que ao dar call iria flipar a maior parte das vezes e numa pequena percentagem estaria frente num 70-30, ora vendo que tenho 1 short e outro jogador fraco pensei que o call n era a melhor opção, optei por foldar e poder utilizar o edge contra estes jogadores mais tarde. por norma depois de cada sessão costumo analisar as mão todas e analizei esta no wizard.

• pedro76pt
      pedro76pt
      Bronze
      Atenção que o ICM não tem em conta uma série de considerações também importantes.

Por exemplo se as blinds estiverem prestes a subir entram todos num modo de push ou fold bem mais agro e podes ter de meter todas num spot bem mais fraco.

Não sei tb se quando dizes que os vilões eram fracos é porque seriam demasiado loose´s ou tight´s ... se forem loose aí sim vejo um argumento para poderes segurar um pouco mais e pensares em foldar esta mão se forem mt tight pode estar o reg, precisamente, a aproveitar-se disso mesmo ...

Já estõ todos ITM pelo que o reg pode de facto arriscar um pouco mais para ganhar fichas e ficar no controle da mesa.

De facto a unica coisa que aqui me faz pensar que ele não está mais light é o facto de estar a shovar em cima de um short sobre o qual tem menos FE senão arriscava a dizer que ele estaria bem mais loose ... mas o fold e preservar a stack e o edge tb não é mau argumento ... daí ser interessante vermos tb a opinião do marco ... eu daria call mas talvez ele tenha outra sugestão e argumentos para te apresentar ;)
    • royalistick187
      royalistick187
      Bronze
      marco?? diz de tua justiça.. :)
    • royalistick187
      royalistick187
      Bronze
      a minha decisão foi baseada nisto:

Nesta situação eu FOLDEI, passo a explicar o raciocínio..

o vilao que shova tem a mema stack que eu, sedo reg sei que ele só shova naquela situação com PP 88+, AK, AQ AJ ATS , isto estando eu à esquerda dele, até aqui tudo bem, o 2º raciocínio foi ele sabe que eu e a SB temos FE e a BB?? pois essa não tem tanta Fold Equity assim sendo coloco o range ainda mto mais curto, ora analisando as circunstancia eu iria estar a frente apenas em 2 situações ( AJ AQ ) Tudo o resto estar num 50/50 ou atrás dele, sabendo eu que tinha edge sobre estes jogadores valeria apena flipar 1 torneio assim?

então coloquei as vantagens

- dobrar num flip e ter o torneio praticamente garantido

desvantagens

- cair em 4º
      - desperdiçar o edge que tinha sobre eles

então optei por foldar iria ter spots bem mais confortáveis que permitissem aplicar esse edge sem ter de me stakar num flip.

tendo em conta o icm diria que é fold quase sempre ( depende do jogador e da situação ) mas nesta situação era fold eu apenas daria call com QQ+.
    • pedro76pt
      pedro76pt
      Bronze
      Contínuo a achar que atrás nunca estarás ... ou é flip ou estás a dominar com 70-30 ... embora o fold seja matematicamente correto se atribuíres um range mais light ao vilão (acho que no wizzard não consegues escolher o range à vontade ... tipo não consegues incluir algumas mãos tipo 22/33 e retirar outras do range que ele obriga) eu não faria fold porque como já estamos ITM o vilão pode estar a fazer este move bem mais light e a vitória no spot respresenta praticamente a vitória no torneio por ficares contra dois vilões fracos, com uma stack dominante e por poderes fazer pressão quer com o short em jogo quer caso o dobres e deixes os vilões com stacks semelhantes ...
    • royalistick187
      royalistick187
      Bronze
      Pedro atrás só vou estar quando ele tiver o queijo tudo o resto tou a flipar ou por 2 vezes num 70/30 (AQ AJ, n acredito neste movimento de ATs ). Continuo a defender o fold mas compreendo o teu ponto de vista, coloquei esta mao na seccao de sngs, as opinioes dividiram-se acho que é 1 boa mão de analise pq existem opinioes diferentes, vamos esperar para ver a opiniao do Marco. Já que entre nós tambem as opinioes são diferentes :) , assim vale apena " discutir " mãos.

:fdrink
    • masfe
      masfe
      Bronze
      Inscrição: 01-27-2007 Posts: 3.319
      Para começar, acho que das 2 uma:

-> Ou estás a sobrevalorizar o jogador "TOP reg"

-> Ou estás a colocar uma range muito tight nele

Repara, o movimento dele fez-te foldar AK. Já lá vou, mas falando em termos de ICM foi um bom movimento o teu fold. Se eu estou no lugar dele e sei que te faço foldar AK (até se achar que dás call de AK mas foldas AQ ou pares abaixo de 88), a minha range de shove é ENORME.

Eu faço shove de qualquer par, faço shove de qualquer Ax, faço shove de qualquer Kx, faço shove de QJ, QT Q9.. pelo menos disto. E já confirmei no nash, segundo nash a range correcta de shove do CO deve ser

CO 37.9%, 22+ Ax+ K2s+ K7o+ Q3s+ Q9o+ J7s+ JTo T8s+ 98s 87s

(só vi isto depois, mas por acaso é bastante parecida com a minha).

Pensa assim, se tu apenas podes dar call ICM +$EV de QQ+, a SB a mesma coisa. Se ambos voces só dão call com QQ+, significa que vão foldar mais de 90% das vezes. Mesmo quando dão call, O CO vence algumas vezes. Resta a BB... mas o CO ainda tem imensa fold equity sobre a BB, e mãos como A2o K2o jogam bastante bem contra a big blind.

Resumindo: Se tu e a SB dão apenas call de QQ+, basicamente o shove do CO vai resultar imensas vezes. E já estão + de 1000 fichas no pote. Para além disso, se o CO ganha 1000 fichas fica chip leader isolado(neste momento não há 1 chip leader basicamente), e isso pode levá-lo a dominar a mesa mais tarde.

Logo digo-te já que se ele é mesmo um top reg, devia fazer all-in com BEM MAIS do que aquilo que estás a colocar na range dele.

Sendo um buy-in "baixo", acho que ele não faz all-in com tantas mãos no entanto. Ainda assim acho a tua range demasiado curta. Falas em 88+, AK, AQ AJ ATS. Eu no minimo iria para 22+ A8+ KJ. Se ele não faz all-in com estas mãos todas .. garanto-te que é um reg MUITO MAU. Para além disso o que o pedro disse é importante, se ele faz isto (e não digo que não faz) com AA-QQ (e ate JJ AK) é porque é um mau reg. Porque devia fazer apenas raise.

Em relação à tua decisão... Eu não sou expert (longe disso) em 18-man. Eu olho para essa mão e acho um easy call. Vou ao sngwizard e por mais que mexa nas ranges, não te consigo arranjar argumentos para dizer que é um call, por isso tenho de recomendar o fold.

Falei com outro jogador e disse o mesmo que eu acho. É verdade que há muito ICM envolvido, mas:

1. Não quero dar fichas ao CO. Como disse se ele ganha este pote a pressão sobre ti a a SB aumenta imenso.

2. Não coloco AA-QQ na range dele. Acho que a range dele ainda é loose. Logo AK tem bastante boa equity

3. Se ganhas o pote facilmente ganhas o torneio.

Ainda assim a mão é bastante -EV segundo o ICM para te recomendar o call. Por isso acho que o fold é bom, se bem que eu não foldo.
    • HugoRSF
      HugoRSF
      Bronze
      Inscrição: 07-22-2013 Posts: 53
      Ainda assim a mão é bastante -EV segundo o ICM para te recomendar o call. Por isso acho que o fold é bom, se bem que eu não foldo.
      Ésta é também a minha opinião! O resto já foi tudo dito :)