45 men Dúvida pot odds pré flop

• jmunger
      jmunger
      Prata
      Inscrição: 11-05-2011 Posts: 979
      Uma das coisas que não domino ainda (como se eu já dominasse todas as outras :D ) é a questão das pot odds.

Estava revendo essa mão no HM2. Obviamente estava atrás do flush. Alguém poderia me explicar se minhas jogadas foram corretas do ponto de vista das pot odds, tanto pré quanto pós flop, ou se e onde eu deveria ter foldado (se já no raise pré flop, ou no flop, ou turn, colocando matematicamente a partir de quando minha jogada passou a ser equivocada)...

No Limit Holdem Tournament
      PokerStars
      9 Players
      Hand Conversion Powered by weaktight.com
      $0.23+$0.02

Stacks:
      UTG danka184 (1,630) 82bb
      UTG+1 Birdy340 (1,480) 74bb
      MP1 redsiti304 (1,460) 73bb
      MP2 jmunger (1,480) 74bb
      MP3 Kpytatenuwka (1,490) 75bb
      CO serik73 (1,470) 74bb
      BTN Tomazzas102 (1,290) 65bb
      SB planeta.tnlp (1,720) 86bb
      BB shamah56 (1,480) 74bb

Blinds: 10/20

Pre-Flop: (30, 9 players) jmunger is MP2 9:club: A:club:
      danka184 calls 20, 1 fold, redsiti304 calls 20, jmunger calls 20, 3 folds, planeta.tnlp raises to 60, 1 fold, danka184 calls 40, redsiti304 calls 40, jmunger calls 40

Flop: J:spade: 7:diamond: 8:diamond: (260, 4 players)
      planeta.tnlp bets 60, 1 fold, redsiti304 calls 60, jmunger calls 60

Turn: 9:diamond: (440, 3 players)
      planeta.tnlp bets 80, redsiti304 calls 80, jmunger calls 80

River: 4:diamond: (680, 3 players)
      planeta.tnlp bets 440, redsiti304 goes all-in 1,260, jmunger folds, planeta.tnlp calls 820

Final Pot: 3,200
      planeta.tnlp shows a flush, Jack high
      Q:spade: J:diamond:
      redsiti304 shows a flush, Ace high
      A:diamond: 10:heart:

redsiti304 wins 3,200 (net +1,740)

jmunger lost 200
      planeta.tnlp lost 1,460
      danka184 lost 60

No pré-flop, antes de eu entrar de limp após 2 outros já o terem feito, tenho, pelo hm2, pot odds de 3,5:1 (22%). Do momento em que eu coloco minha aposta, essas pot odds sobem para 4,5:1 (18%). A mesa roda até a SB, que faz raise para 60 fichas. Quando os outros fazem o complete, antes de eu colocar novamente as pot odds voltam para 5,5:1. Eu tenho que por mais 40 fichas, para um pote de (com as minhas fichas) 260 fichas. Devia ter foldado?

No flop tenho um gutshot com pot odds de apenas 6,33:1, aqui então já não é lucrativo, certo?

No turn, antes de eu colocar as fichas o hm2 mostra 7,50:1, e eu acertei o 9, mas o flop é horrível. Eu completei na esperança de sair outro 9 ou um A, apesar de ter em mente que só ia pagar se a aposta não fosse muito grande.

E aí? Como eu raciocino com base naquela tabela de odds e outs que tem aqui na PS?
  • 3 respostas
    • masfe
      masfe
      Bronze
      Inscrição: 01-27-2007 Posts: 3.319
      É assim, vou admitir que não sou muito virado para a matemática, mas:

Pre-flop: Perfeitamente ok o call. Não interessam muito aqui as tuas pot odds, porque o que interessa é pensares em implied pot odds. Tens 1 pote já interessante, não tens de dar call a muitas fichas, e.. tens um possivel nut flush.

Ax suited são mãos interessantes para ver potes contra muitos jogadores baratos numa fase inicial, pois se fizeres flush, fazes normalmente o nuts, e ainda tens algum valor de high card, se vier o A muitas vezes consegues ganhar o pote (há que ter cuidado no entanto).

Flop: Prefiro o fold. É verdade que tens 4 outs, mais 3 outs do A que muitas vezes te dá a vitória. O 9 dificilmente é uma boa carta, já que é um par baixo e qualquer Tx tem sequência. E tens boas pot odds, já que ele apostou pouco

Mas aqui entra o conceito de reverse pot odds. Que é quando tu melhoras a tua mão, mas alguém melhora ainda mais a mão dele.

Dos 4 outs para sequência, um coloca 3 ouros na mesa. Logo podes estar a fazer sequencia e alguém fazer flush. Das 3 outs do A, um coloca também 3 ouros na mesa. Mesma coisa.. Como disse, se vier o 9, facilmente alguém está na tua frente.

Outro aspecto, se vier o T e fizeres sequência, fazes sequência com apenas 1 carta. Dificilmente consegues que um adversário invista muitas fichas usando apenas uma carta na sequência, já que eles vão ter medo que tenhas realmente o 9.

Por fim, podes até já estar dominado completamente por 9T, que é bem possivel estar na mão de um deles.

Turn: Pior ainda. Tens mais pot odds é verdade, mas veio uma carta muito má. Agora já não tens outs para sequencia, pode haver flush's, um Tx vence-te sempre, etc.

Basicamente preferia que tivesse vindo o 2 :club: (alguma carta insignificante) a vir o 9 :diamond: , mesmo tendo um par agora.

River nd a dizer
    • michellx
      michellx
      Bronze
      Inscrição: 12-18-2010 Posts: 139
      Eu teria foldado no flop,motivos ja citados acima!, O call tb dou e se chegar com apenas um coller posso ate Isolar o fish para jogar essa mão com ele.
    • jmunger
      jmunger
      Prata
      Inscrição: 11-05-2011 Posts: 979
      Valeu, obrigado....