[IMPORTANTE]Update depois dos problemas na Titan

• Bakano
      Bakano
      Black
      Inscrição: 01-21-2006 Posts: 14.161
      Olá a todos,

como a maioria já deve saber, houve problemas graves no último freeroll da nossa comunidade da Liga PokerStrategy.com. Devido aos problemas de servidor que houve na Titan, alguns não se conseguiram registar para o freeroll, e muitos dos que se conseguiram registar não puderam jogar por não conseguirem fazer o log-in.
      Este torneio foi portanto jogado sem devidas condições, e desde o início do torneio já muitos apelavam pelo seu cancelamento. A hora a que decorre o freeroll impossibilita a tomada de uma posição oficial, pois mesmo com a minha presença, seria impossível contactar alguém que me garantisse a possibilidade de fazer uma repetição.
      Estes problemas de servidor causaram, claro, um prejuízo bastante grande para aqueles que não se conseguiram logar para jogar. No entanto um cancelamento deste torneio iria prejudicar (ainda mais?) os que levaram o torneio a sério e atingiram portanto boas colocações. É assim difícil, se não impossível, tomar uma decisão que não prejudique ninguém, pondo-me a mim, como chefe da comunidade, numa posição complicada.
      Eu decidi não fazer uma enquete, pois geralmente a maioria vota a favor de uma mudança que irá prejudicar pouca gente, mas estes poucos serão em contrapartida muito prejudicados. Eu acredito ser capaz de poder tomar decisões em nome do bem da comunidade em geral, tentando agradar a todos no mais alto grau possível.
      Qualquer que seja a decisão que eu tomo, vai sempre desagradar a um ou ao outro. No entanto peço a estes que eventualmente não se sentem cómodos com a decisão, que tentem entender o porquê da minha decisão e entender o maior bem por detrás dela, mesmo que este "bem" não se aplique a 100% à própria pessoa.

O processo da decisão:
      Os primeiros pensamentos foram, claro, os extremos: ou deixamos a partida valer, ou cancelamos e repetimos. Os prós e contras desta medida são bastante óbvios, no entanto qualquer uma destas opções envolve simplesmente demasiado prejuízo para uns ou para outros. Pensei também em consolidar estas duas medidas, repetindo o torneio e encontrar um meio para consolidar os resultados que cada um atingiu em ambos os freerolls. Apesar da ideia parecer boa, como foi o caso de contar os pontos do torneio em que cada jogador pontuou melhor, esta opção iria também criar algumas injustiças, mesmo que estas só se tornassem claras depois de anunciar a pontuação final de cada um. Para além disso, seria impossível controlar os registos, possibilitando portanto a participação na repetição a jogadores que não intencionavam sequer participar no torneio regular. Se a repetição então tivesse mais participantes, seria possível alguém que não intencionava participar no torneio regular pontuar mais que o primeiro do torneio regular. Apesar de não ser provável alguém vir a descobrir, por esta e por outras razões não achei que esta fosse a solução ideal. Como nada melhor me vinha à mente achei que teria de ir em frente com esta decisão. No entanto enganei-me...

A decisão:
      Às vezes temos de nos afastar de um problema para encontrar uma solução. Fui à cozinha fazer um café, e nas conversas que se dão com os colegas que por lá se encontra, consegui ver uma nova possibilidade para resolver esta situação. Foi a frase "fazes uma liga com 9 torneios, ou então em que contam apenas 9 de 10 resultados." que trouxe uma nova luz à situação: se dermos a cada um a possibilidade de "riscar" o resultado do torneio em que menos pontos teve, não tiramos os pontos aos primeiros classificados do 3º freeroll, ao mesmo tempo que não prejudicamos os que não puderam participar.
      Para prevenir que se repita uma falha igual ou parecida à que já houve, decidi reduzir esse número ainda por um. Desta maneira os que foram obrigados a riscar o último torneio, apesar de terem querido participar, têm também a possibilidade de faltar a mais um torneio, caso não possam participar numa dada semana.

Conclusão:
      Cada jogador poderá contar apenas os resultados de 8 torneios no final da liga. Como é óbvio que cada um vai querer contar os 8 melhores resultados que teve, eu encarregar-me-ei de actualizar os pontos tendo esta decisão em conta. Isto significa que depois do 9º torneio a actualização da tabela geral já só incluirá os resultados dos melhores 8 torneios de cada um (como exactamente serão visualizados os pontos ainda está aberto. Talvez uma coluna com a soma dos pontos de 9 torneios e uma segunda coluna em que o pior resultado já foi retirado.)

Eu não vou discutir aqui sobre mudanças de regulamento, se correctas e ética ou moralmente defensíveis ou não. Não me vou zangar com quem não levou o torneio a sério e desde o primeiro minuto apelou ao cancelamento. Isso causou que muitos já nem se tentassem registar, que muitos já nem se esforçassem para jogar, e que muitos preferissem ficar em sitout para poder ver o programa da TV, convencidos que o torneio iria ser cancelado apesar de não haver razão para o pensar. A verdade é que aconteceu o que aconteceu, e o torneio acabou por ser uma desgraça. Devo castigar os únicos que levaram a coisa a sério? Devo castigar os menos culpados que não se conseguiram registar apesar de várias tentativas? Ou talvez deva castigar os que leram o tópico durante ou pouco antes do torneio e ficaram convencidos que iria ser cancelado por haver um ou outro moderador a expressar fortemente essa opinião? Acho que não....
      Eu sei que esta decisão que eu tomei implica uma mudança no (ou melhor: um acréscimo ao) regulamento do torneio. No entanto,por mais irónico que possa parecer, este alargamento no regulamento é necessária para manter a integridade da liga, pois é a única que não prejudica ou não dá uma vantagem significante a praticamente ninguém.

Espero que todos compreendam esta decisão que tomei. Sairá ainda hoje uma notícia no site principal e a actualização da tabela de classificação geral será feita com os resultados que tenho da quarta-feira passada.

Um abraço a todos, e obrigado por lerem.

José Manuel
  • 24 respostas
    • markomm
      markomm
      Bronze
      Inscrição: 04-21-2007 Posts: 699
      A melhor decisão imo :)
    • Gonira
      Gonira
      Bronze
      Inscrição: 02-27-2008 Posts: 5.247
      lol, mas vai dar um trabalho pra contar esses pontos depois...
    • tiagosilva
      tiagosilva
      Bronze
      Inscrição: 05-10-2007 Posts: 3.688
      congrats, bakano a presidente :P
    • Lanhelas
      Lanhelas
      Bronze
      Inscrição: 06-21-2008 Posts: 785
      Perfect.
    • tiagosilva
      tiagosilva
      Bronze
      Original de tiagosilva
      congrats, bakano a presidente :P
    • Lachesis
      Lachesis
      Bronze
      Inscrição: 10-17-2007 Posts: 567
      ... And Justice For All ... :D :D :D
    • Bakano
      Bakano
      Black
      Inscrição: 01-21-2006 Posts: 14.161
      digam lá se não fico melhor nessa posição que o bush... até o fato me cai melhor!
    • Fioba
      Fioba
      Bronze
      Inscrição: 04-13-2007 Posts: 64
      mt boa a solução!
    • Tudazul
      Tudazul
      Bronze
      Inscrição: 03-09-2007 Posts: 16.571
      Solução bem baKana. :D
    • alvaroabreu173
      alvaroabreu173
      Bronze
      Inscrição: 02-14-2008 Posts: 961
      Sabia que a decisão tomada seria a melhor!

Boa decisão Bakano!

:D
    • ATs973
      ATs973
      Bronze
      Inscrição: 05-09-2007 Posts: 2.995
      É por isso que o Bakano é o BAKANO...
      Sem querer puxar o saco... e ele sabe que eu não puxo, mas ja puxando, a decisão foi ótima.
    • Giannee
      Giannee
      Bronze
      Inscrição: 09-22-2008 Posts: 157
      Muito boa decisão Bakano!!
      PARABENS...
      Acho que dificilmente terá alguem insatisfeito com tua decisão,
      foi a melhor possivel na minha opiniao!!

:D :D
    • Xuca
      Xuca
      Bronze
      Inscrição: 06-06-2007 Posts: 269
      muito bom!
      eu mesmo ja perdi um dos torneios, o que torna ainda mais disputado.
      boa!!
    • Aijesus
      Aijesus
      Bronze
      Inscrição: 04-19-2008 Posts: 111
      Boas a toda a gente, é com grande agrado que vejo que todos tentamos chegar a consenso em relação à decisão dificil dos problemas que houve no torneio passado. Um grande agradecimento ao Bakano que desde que aqui estou (muito pouco tempo ;) ) sempre tentou solucionar os mais variados problemas que soluções pacificas e o mais possivelmente justas para todos.
      Agora em relação a esta decisão concordo mas tenho uma duvida que passo a explicar:
      - uma pessoa que pontua em todos os torneios apenas vai poder escolher as 8 melhores pontuações, correcto?? Supondo que sim, uma pessoa que só pontua em 8 torneios pode cancelar aqueles em que não pontuou. Assim sendo nao pode acontecer que o primeiro jogador em 10 torneios tenha mais pontos que o segundo e fazendo esta mudança este ultimo passe a sua frente uma vez que o primeiro jogador descontou torneios em que era pontuado e o segundo nao?? Acho que sim... (mas se estiver engano digam ;) )

Nao tendo eu melhor solução sou 95% a favor desta e desde já um grande obrigado ao Bakano pelo tempo dispendido a toda esta comunidade.

Abraço
    • Gonira
      Gonira
      Bronze
      Penso o seguinte.

Só não gosto de ver uma mudança de regras durante uma competição, acho injusto para aqueles que já fizeram muitos pontos. E é uma situação muito desagrádavel para o vencedor, vir aqui e dizer que não quer uma mudança na pontuação.

Se começarmos com isto, onde iremos parar? No meio da liga já inventamos descartes porque alguns jogadores não puderam participar de certa etapa, e agora? Remarcar o Heads Up final se um dos jogadores perder a conexão? Vamos dar empate na mesa final se os blinds estiverem muito altos e todos ficarem short stack?

Havendo esta mudança aqui, a mesmas incerteza permanecerá em todos os outros torneios. A estabilidade de regras uma vez quebrada, não pode ser consertada.

E se no final da liga o tiopatinhas (só cito porque está em 1º, não o conheço) não se classificar, mas pudesse se classificar pela pontuação antiga? Se faltasse 1 ponto para ele? Iria parecer justo? Ou melhor, se acontecer... será justo?

Talvez o tiopatinhas se classifique de qualquer maneira, ou talvez ele não conseguisse de qualquer maneira. Talvez a mudança só traga benefícios para esta liga, mas temo que o preço seja alto demais... o da credibilidade.

CADÊ A ÉTICA, MEU POVO????????
    • tiagosilva
      tiagosilva
      Bronze
      ohh nao.. outro paranoico :rolleyes:

e se no fim por um ponto, alguem k foi impedido pela titan de jogar o 3º torneio nao se qualificar? nao era injusto?

esta é uma decisao mt mt boa, nao ha maneira mlhr de nao prejudicar ng, qualquer decisao que fosse tomada ia mexer com as coisas e qualquer k nao fosse ia ser injusta. por isso deixem-se de mariquices e de gritos pseudo politicos por etica..... bah. :rolleyes: farto de pessoal que prefere a injustiça e deixar de beneficiar a liga àquilo que chamam de "credibilidade".

o que eu acho que é credivel é que temos um admin que toma boas decisoes, nisso todos podem acreditar!
    • revelu0000
      revelu0000
      Bronze
      Inscrição: 10-01-2007 Posts: 4
      Apesar dos problemas ocorridos, estes serviram para nos mostrar que a comunidade está bem liderada bem como capacitada para gerir seus problemasd de uma forma exemplar. Parabéns pela tua decisão, dificílima porém " Salomônica" . Pode-se ter certeza que a liga e nenhum jogador foram prejudicados por esta solução acertadíssima.
      Parabéns.
      Marcelo.
    • Xapolim
      Xapolim
      Bronze
      Inscrição: 08-21-2008 Posts: 969
      Realmente, acho que subestiimei o Bakano.
      Nao achei que fosse achar uma soluçao tao boa.

Decisão ótima.
    • Gonira
      Gonira
      Bronze
      bah, o tiagosilva não é mais o mesmo. fosse nos tempos de moderador, já teria me excomungado até a sétima geração.
    • 1
    • 2