1.5$ SNG 18 men Regular - Bolha

• Kony76
      Kony76
      Bronze
      Inscrição: 10-29-2010 Posts: 4.347
      Poker Stars, $1.29 Buy-in (100/200 blinds) No Limit Hold'em Tournament, 5 Players

MP: 9,662 (48.3 bb)
      CO: 7,140 (35.7 bb)
      Hero (BTN): 1,193 (6 bb)
      SB: 4,156 (20.8 bb)
      BB: 4,849 (24.2 bb)

Preflop: Hero is BTN with Q J
      2 folds, Hero ?????

Normalmente isto seria Push, mas tendo em conta que é a bolha, o que fazer?
  • 7 respostas
    • masfe
      masfe
      Bronze
      Inscrição: 01-27-2007 Posts: 3.319
      É a bolha mas estamos em ultimo lugar bastante longe do 4º classificado, o que torna isto num push +$ev

por isso faço all-in ;)
    • Kony76
      Kony76
      Bronze
      Foi o que eu fiz, mas fiquei com a sensação que seria -EV.

Assim sendo, joguei bem. hehe
    • rgs78
      rgs78
      Bronze
      Inscrição: 07-19-2009 Posts: 15.102
      Sim, é um easy push mas fiquei curioso sobre quão easy é.

Creio que o SB vai estar bem tight neste call. Além de ser a bolha, a stack do BU significa mais de 25% da sua stack. Além disso, caso o BU dobre à sua custa, a situação ficará difícil também para ele. Por fim, ainda falta a BB falar e o risco de o SB ser eliminado na bolha aumenta. Por isso, estimei que ele não entre na mão com mais do que 6% do range. E, se calhar, estou a ser demasiado generoso para este BI.

Relativamente ao BB, a coisa muda um pouco de figura.
      Além de ser o último a falar, tem mais 2 BBs que o SB e isso faz alguma diferença. No entanto, o BB não é o CL. Logo, também não vai pagar light sob pena de ver a sua stack baixar das confortáveis 20BBs.
      Estimei que pague com não mais do que 20% das suas mãos.

Ora, se esta lógica fizer algum sentido, então chego onde eu queria - é push any2 para o BU.

No entanto, de acordo com o Nash calculator o BU deveria shovar com

31.5%, 22+ Ax+ K5s+ KTo+ Q8s+ QTo+ J8s+ JTo T8s+ 98s 87s

Ora, se eu alterar os ranges no Wizard de acordo com os resultados da tabela Nash, mesmo assim tenho um push range de 58.7%. Muito diferentes dos 31.5% do Nash.

Deixo aqui o link para que seja mais fácil consultar toda a tabela Nash.

HoldemResources Nash Results

Resumindo, porque há tanta diferença? Eu sei que o Nash presupõe equilíbrio entre os 3 jogadores com ranges perfeitos de push e call se todos respeitarem o equilíbrio. Mas se eu próprio alterei os ranges do Wizard de acordo com os do Nash, não deveria ter tido os mesmo resultados?

• Kony76
      Kony76
      Bronze
      Obrigado pela análise exaustiva, rgs.

Eu não tenho o SnG wizard. Já o vi a ser utilizado nos videos, e parece-me de grande utilidade.

Quando começar a subir os limites do SnG vou sacr a versão Trial par experimentar.

Entretanto pode ser que haja alguma promo daqui da strategy, como houve para o HM2 :)

Quanto à mão, eu também tinha ideia que seria um easy push. A minha dúvida era mesmo por ser na bolha, mas já percebi que mesmo assim foi um bom Push.
    • masfe
      masfe
      Bronze
      Sinceramente nunca utilizei muito o nash.

A única diferença pode ser a maneira como o sngwizard calcula a range da BB caso a SB dê call. Não sei até que ponto isso pode influenciar, mas qualquer diferença nos calculo pode fazer essa diferença, pois acredito que nesta situação 31.5% ou 58.7% obtenham valores bastante proximos.
    • masfe
      masfe
      Bronze
      Já agora, também pode ser porque 31.5% de equity no nash não represente o mesmo que 31.5% no sngwizard. E isto obviamente afectava tb as %'s de calls.

Por exemplo no pokerstove 31.5% é:

55+,A2s+,K4s+,Q7s+,J8s+,T8s+,98s,A5o+,K9o+,Q9o+,J9o+,T9o

O que diga-se que para mim é horrivel em situações de push/fold, pois 22 por exemplo tem muito mais valor que várias mãos que estão ai, dai eu colocar as ranges sempre manualmente e não usar %'s no pokerstove
    • AbelBraga
      AbelBraga
      Bronze
      Inscrição: 09-28-2010 Posts: 422
      easy push, não temos outra alternativa, estamos a morrer no torneio... faria com certeza!