Winrate - jogando por meta de valor e não por tempo |
jmunger
Bronze
Participação desde: 11-05-2011
 |
|
| Winrate - jogando por meta de valor e não por tempo |
 |
Ontem, no blog BRB Challenge FL, rappvader postou a seguinte frase: "Ontem fiz meu maior numero de maos num unico dia chegando a 801 maos jogadas e com um belo retorno de 4,33 BB /100."
Tenho como base de que, se rappvader está aqui nesse forum, está aqui para aprender e deve jogar levando em conta a tabela de mãos iniciais e as tabelas bronze. Dessa forma ele deve se encontrar um pouco a frente da grande maioria de lags, fishes, maniacs, etc das mesas de poker. E dessa forma, ele deve jogar mais ou menos como a maioria dos que se dispõe a jogar poker de uma forma dita correta.
Estou tomando esse exemplo porque para jogar 801 mãos, ele deve ter gasto bem mais de uma hora, dependendo do número de mesas em que jogou. E essa taxa de retorno é muito baixa em termos de horas que gastamos jogando poker de uma forma que seria a correta.
Como diz um dos artigos do estatuto bronze: No começo, qualquer valor positivo da sua winrate é bom. Para os limites $0,02/$0,04 e $0,05/$0,10, 4BB/100 é muito bom. Para os limites de $0,10/$0,20 até $1,00/$2,00 algo em torno de 3 BB/100 é bom, e para o limite $2,00/$4,00 2 BB/100 já está de bom tamanho.
Você gastar horas do dia tentando praticar seu A-game para ter um retorno de 4BB/100 é pouco.
Aí dizem que o problema é a variância. Como ele comentou, perdeu com AA para 82. Triste, acontece, mas como minimizar esse problema?
Eu estou tentando algo um pouquinho diferente. Estou jogando por limite de lucro a ser atingido/limite de perda suportável.
Explicando na prática:
Jogo em mesas 0,02/0,04, 0,05/0,10 e 0,10/0,20. Minha meta de lucro a ser atingida é 0,25, 0,50 e 1,00 respectivamente para as mesas citadas. Isso corresponde a 6BB/100 para a primeira mesa e 5BB/100 para as outras duas.
Quando atinjo esse valor, saio da mesa e realizo lucro. Independente se joguei 2 mãos e tive sorte, ou tive que jogar uma hora até achar uma mão salvadora que me recompensou com o valor esperado, eu saio. Se estou jogando em duas mesas iguais, o valor a ser obtido é o dobro. Se forem em mesas de valores diferentes, faço a soma das duas, e no momento em que eu atinjo o valor previamente estipulado, numa combinação de valores das duas mesas, saio.
Claro que você sempre tem a chance de conseguir bem mais, as vezes uma mão numa mesa 0,05/0,10 lhe dá um retorno de mais de um dólar, então fico mais feliz ainda, e saio da mesa.
Quanto as perdas, também estipulo um valor um pouco maior de perdas. Para 0,02/0,04, no momento em que fico negativo em 0,40, saio. Para as de 0,05/0,10, uma perda de 0,80 aproximadamente. E nas de 0,10/0,20, uma perda de entre 1,50 a 2,00 seria o aceitável.
Porque sabemos que tem dias que não vira nada, ou sabe-se lá por que razões, para algum outro jogador está batendo tudo, o cidadão pode ir com 82o e acabar com quadra de 8, e seu par de ases vira em nada.
Aí, espero uns 10 minutos ou vou fazer alguma coisa pendente, dar uma lida no fórum, etc, depois volto e começo do zero novamente.
Isso me faz jogar de uma forma muito mais concentrada, porque cada centavo que eu perco me faz ficar mais longe da meta. Então, por exemplo, larguei uma mão QQ numa mesa AKKxx no river, depois que dei continuation bet e o vilão pagou, dei call no turn, no river ele apostou e eu larguei. Claro que depois paguei para o mesmo vilão numa mesa 3355x, eu tendo um A na mão. Ele tinha J8. Mas eu comecei a jogar apenas quando tenho certeza de que estou na frente ou tenho grande possibilidade de estar.
Estou diminuindo os riscos ao máximo, para tentar extrair lucro.
Isso pode parecer uma atitude não aconselhável, mas talvez eu esteja evitando que na próxima mão eu tome uma bad beat e perca o lucro já obtido. Porque todos aqui estamos jogando por lucro,não é? Se fosse por diversão pura e simples, podíamos jogar play Money.
Coloquei essa minha idéia para gerar discussão. Isso, que estou tentando agora, pode ser que não funcione por muito tempo, pode ser que eu mude de idéia, pode ser que funcione para mim e não funcione para outro, etc.
Mas a minha idéia é obter lucro. Não ficar rico, mas ganhar uns 50 dólares por mês para que eu possa comprar aquele vinilzão de rock clássico sem ter que tirar um centavo do bolso.
Comentários, por favor...
|
|
02-09-2012 20:15 |
|
|
jukitas
Bronze
Participação desde: 03-02-2010
 |
|
|
02-09-2012 20:23 |
|
|
jmunger
Bronze
Iniciador de tópico
 |
|
| RE: Winrate - jogando por meta de valor e não por tempo |
 |
Talvez eu tenha me expressado mal, talvez devesse ter colocado lucro - jogando por meta de valor....
|
|
02-09-2012 20:29 |
|
|
jukitas
Bronze
Participação desde: 03-02-2010
 |
|
| RE: Winrate - jogando por meta de valor e não por tempo |
 |
ñ sei
o problema é que no poker ganha-se e perde-se e ganha-se e perde-se, ng ganha sp, e no fim de contas fica um lucro - que é sempre pequeno, comparado com td o que se ganhou e perdeu. E ainda mais pequeno fica se jogares limites baixos , porque a casa come-te mto lucro em rake.
as edges ja sao pequenas no poker - e cada vez que sobes de limites mais pequenas ficam - ai entra a skill para ir aumentando um cadito
n da para jogar por metas de valores (digo eu) porque... isso é mto curto prazo, mto results oriented. O que dá é para jogar o melhor possivel , tomar as melhores decisoes e no fim ve-se no que deu.
é o que penso.
mas tb ja pensei nisso jogar por valor, n por tempo e tal. tipo para que jogar montes d tempo e tal.. mas nao é assim, porque nem sempre tas up e nem sp ganhas logo no momento.
e, por esse pensamento ia-mos logo para o maior limite possivel... jogar umas maos, sair com profit bom e ir la amanha. mas isso era uma est. condenada ao fracasso pq nem sp ganhamos. É por se pensar assim que há agarrados ao jogo.
o poker e um jogo de longo prazo e nao de lucros imediatos. E é $ dificil de se ganhar, nao é $ oferecido como se pode pensar...
nao sei se era isso que tavas a dizer .. sei la.
__________________ When a man with money meets a man with experience the man with experience will leave with the money and the man who had money will leave with experience
Blog
|
|
02-09-2012 20:37 |
|
|
|
|
Jogar dessa forma é jogar orientado pelo resultado. Voce esta numa mesa que tem 4 maniacos fishs doadores e simplesmente pq perdeu 1$ sair da mesa. Isso é jogar fora a grande oportunidade de ganhar dinhero.
"Eu faço meu melhor até onde eu posso dedicir, depois quando depende somente do baralho, não importa o resultado" (Rafael Augusto)
|
|
02-09-2012 21:14 |
|
|
rappvader
Bronze
Participação desde: 11-25-2009
 |
|
Ola pessoal .....
Bem legal esse topico . Ainda mais por se basear num comentario meu.
Para jogar as referidas 801 maos eu joguei em 4 mesas durante 3:40 min no decorrer do dia. No geral jogo em torno de 2:45 min diariamente e com uma media de 380 maos por dia.
Sigo as tabelas bronze e procuro nao me expor demais a situacoes marginais segundo os artigos bronze.
Tenho gostado muito de jogar mais maos e me sentindo mais a vontade no jogo pois cada vez mais as situacoes vividas passam a se repetir e muitas vezes ja consigo identificar essas situacoes sabendo como agir.
Em relacao ao retorno financeiro WR acho que estar positivo ja eh um bom indicio que estamos no caminho certo.
Obs : Naquela mao do par de AA meu adversario acertou um 8 no flop e no river um 2 deu-lhe a vitoria com dois pares. Nao vejo a hora de encontra-lo novamente nas mesas pois dificilmente vai ter essa sorte de novo.
|
|
02-09-2012 21:15 |
|
|
ESFX2000
Moderador
Participação desde: 05-20-2010
 |
|
Aí estás a descrever a estratégia de MSS...$50 por mês? Até em NL2 fazes isso tranquilo. Com multi tabling claro...E basta aplicares o ABC. Claro que muita vez vais All in pre flop com AA KK QQ e acabas por perder para mãos bem piores, mas continuas porque isso é jogo de longo prazo.e é esquecer as bads, e continuar.

Feedback - Avaliador de mãos voluntário 'ESFX2000'
Grupo do Skype de MSS
|
|
02-09-2012 21:26 |
|
|
mil1000
Bronze
Participação desde: 03-24-2011
 |
|
Depende, se perder 0,40 lhe deixa tiltado contra os oponentes daquela mesa, então o melhor que faz mesmo é levantar e procurar outra.
Mas se perder 0,40 e manter o controle, não há porquê.
Ganhando, ainda mais em FL, não vejo razões para se levantar, a não ser que ache que seu jogo ficou manjado na mesa e tal.
__________________ Homenagem à William Hill que neste já mês roubou 1300BBs do meu EV. :f_cry:

|
|
02-09-2012 21:27 |
|
|
ESFX2000
Moderador
Participação desde: 05-20-2010
 |
|
| Citação: |
Original de ESFX2000
Aí estás a descrever a estratégia de MSS...$50 por mês? Até em NL2 fazes isso tranquilo. Com multi tabling claro...E basta aplicares o ABC. Claro que muita vez vais All in pre flop com AA KK QQ e acabas por perder para mãos bem piores, mas continuas porque isso é jogo de longo prazo.e é esquecer as bads, e continuar. |
FL...fail

Feedback - Avaliador de mãos voluntário 'ESFX2000'
Grupo do Skype de MSS
|
|
02-09-2012 21:32 |
|
|
makinazero
Treinador
Participação desde: 09-02-2008
 |
|
boas malta
bem a ideia é interessante, o ter um limite de perdas é bom como os artigos de psicologia nos diz, e até uma de ganhos também.
pois o nosso cérebro pode pensar estamos a ganhar podemos jogar mais mãos estamos confiantes etc etc e levar-nos a cometer erros.
mas acho os valores muito baixos, para acabar uma sessão, 10BB podes perder numa mão que não se completou um FD e nem estares tiltado, nem a jogar mal.
agora isto pode nos ajudar, mas pode não melhorar o nosso poker, pois estamos muito mais interessados no dinheiro do que no estilos do jogador.
vou continuar a acompanhar e vou comentando
esperar mais opiniões e ver o que tu tens a dizer para perceber a ideia cada vez melhor.
a tua WR sobe por menos mesas que jogues e por quanto mais estudares e adaptares te aos jogadores.
mas uma só mesa fica ente-diante por isso é que se joga sempre um pouco mais.
um abraço
makinazero

|
|
02-09-2012 21:38 |
|
|
jmunger
Bronze
Iniciador de tópico
 |
|
Bem, eu vou fazer uma experiência de jogar uma semana, por exemplo, por esses termos. Aí vou colocar aqui a evolução (ou involução) do BR. Talvez uma sessão hoje, e uma amanhã de manhã, mas a partir de segunda com mais regularidade. Aí vou colocando aqui para análise... Se der um resultado bom, faço mais uma semana, vamos ver...
|
|
02-09-2012 21:59 |
|
|
Pipaz13
Bronze
Participação desde: 09-08-2011
 |
|
Original de makinazero
boas malta
bem a ideia é interessante, o ter um limite de perdas é bom como os artigos de psicologia nos diz, e até uma de ganhos também.
pois o nosso cérebro pode pensar estamos a ganhar podemos jogar mais mãos estamos confiantes etc etc e levar-nos a cometer erros.
mas acho os valores muito baixos, para acabar uma sessão, 10BB podes perder numa mão que não se completou um FD e nem estares tiltado, nem a jogar mal.
agora isto pode nos ajudar, mas pode não melhorar o nosso poker, pois estamos muito mais interessados no dinheiro do que no estilos do jogador.
vou continuar a acompanhar e vou comentando
esperar mais opiniões e ver o que tu tens a dizer para perceber a ideia cada vez melhor.
a tua WR sobe por menos mesas que jogues e por quanto mais estudares e adaptares te aos jogadores.
mas uma só mesa fica ente-diante por isso é que se joga sempre um pouco mais.
um abraço
makinazero |
É bem visto, se analisarmos bem a situação embora os textos e videos da strategy não refiram existem 2 tipos de tilt o de perda com o desanimo a desilusão etc e o de ganho o excesso de confiança.
Muito bom post makinazero talvez seja altura de fazer artigos sobre o tema.

|
|
02-09-2012 22:12 |
|
|
jmunger
Bronze
Iniciador de tópico
 |
|
Então, vou fazer uma primeira atualização desse tipo de "estratégia", ou seja, jogar por limite de valor.
Titan:
2 mesas 0,02/0,04
Buy in: 1,00 em cada.
Expectativa de ganho / limite de perda: 0,50 / 0,80 na combinação das duas mesas.
Número de mãos: 38 (total das duas mesas)
Tempo jogado: aprox. 30 minutos
Saída: quando atingi 0,66 numa das mesas e 0,55 em outra (perda de 0,79).
Não ganhei um pote sequer. A mão menos pior foi dois pares, sendo que o vilão acertou seguida no river. O problema da Titan nesse horário é a falta de tráfego, onde uma mesa ficou grande parte do tempo apenas com 6 jogadores.
Imediatamente fechei a mesa da Titan e abri a da Party.
Party Poker
2 mesas 0,02/0,04
Buy in: 1,00 em cada.
Expectativa de ganho / limite de perda: 0,50 / 0,80 na combinação das duas mesas.
Número de mãos: 44 (total das duas mesas)
Tempo jogado: 28 minutos.
Saída: quando atingi 2,49 na combinação das duas mesas (ganho de 0,49).
Primeira mão já abri com AA que segurou até o fim.
Na combinação das duas mesas, cheguei já no começo a ficar com 2,38, caí até 1,95 e subi novamente até 2,49, que é bem perto do limite de 2,50.
Alguém pode ajudar (e talvez demonstrar) a winrate dessas duas sessões? Principalmente a que fiquei negativo?
E comentar? Sempre levando em conta que aqui estou jogando por valor a ser atingido, então o numero de mãos passa a ser irrelevante (não sendo apenas para o cálculo da winrate).
|
|
02-10-2012 03:07 |
|
|
makinazero
Treinador
 |
|
Original de Pipaz13
Original de makinazero
....
um abraço
makinazero |
É bem visto, se analisarmos bem a situação embora os textos e videos da strategy não refiram existem 2 tipos de tilt o de perda com o desanimo a desilusão etc e o de ganho o excesso de confiança.
Muito bom post makinazero talvez seja altura de fazer artigos sobre o tema. |
http://pt.pokerstrategy.com/strategy/psychology/
aqui podes encontrar artigos sobre isso=)

|
|
02-10-2012 12:48 |
|
|
makinazero
Treinador
 |
|
boas entao como diz a WR é igual a BB/100mãos
-0.79 cêntimos em 0.02/0.04 = - 19,75 BB (lucro/BB), como podes ver
agora uma regra de 3 simples
-19.75 está para 38 mãos
assim como
x está para 100 mãos
x= 100*-19.75/38 = - 51.97BB/100
+0.49*0.04 = 12.25BB
agora uma regra de 3 simples
12.25 está para 44 mãos
assim como
x está para 100 mãos
x= 100*12.25/44 =27.8BB/100
esta irá ser a tua estimativa
mas esta nunca será real pelas poucas mãos que temos.
podemos ter uma parcial se jogarmos no mínimo 5K, e temos de ver que estes 5K ainda sofrem muitas alterações, basta jogares 1 ou 2K de mãos e vez as tuas stats a variar bem forte ainda
um abraço
makina

|
|
02-10-2012 13:04 |
|
|
jmunger
Bronze
Iniciador de tópico
 |
|
Mais duas sessões na titan.
Na primeira, 0,05/0,10 - após 29 mãos, uma mesa, em cerca de 30 minutos, lucro de 0,65.
Depois, 10 minutos de descanso, mais 10 min para liberar vaga nas de 0,10 / 0,20, sessão dificil, uma mesa, após 49 mãos, cerca de uma hora, de um buy in de 5,00, resolvi sair já meio cansado com 2,28. Perda considerável.
|
|
02-10-2012 14:33 |
|
|
makinazero
Treinador
 |
|
como está isso jmunger?

|
|
02-12-2012 01:13 |
|
|
rappvader
Bronze
Participação desde: 11-25-2009
 |
|
Boas jmunger ,
Nao se deixe abater pelos resultados.
Hoje tem treino com o makinazero e contamos com sua presenca.
|
|
02-12-2012 14:27 |
|
|
jmunger
Bronze
Iniciador de tópico
 |
|
Bem, viajei no final de semana para festar. Hoje começo novamente...
|
|
02-13-2012 15:26 |
|
|
|