Não está registado. Se é a sua primeira vez aqui, utilize o formulário de registo para se registar.
Para ler respostas, escolha o fórum que lhe interessa mais. No caso de já estar registado, introduza o nome de utilizador e password em cima à direita.
Após pequena apresentação inicial por parte de cada um, o Lamanak pediu que abríssemos um blog, que aqui está.
Eu entendi, que um dos principais objetivos do mentoring, é ver e entender como raciocina o mentor. Entender pq estamos fazendo esta ou aquela jogada, pq estamos dando bet ou raise, pq entramos na mão com esta ou aquela carta (ou jogador).
Como o mentor ainda se recupera de problemas de saúde, e não tem condições de falar por muito tempo, deixamos a discussão estratégica/psicológica para um momento posterior.
Diante disto, resolvemos que alguém jogaria um Sit de 9 man, para que o mentor visse e comentasse os movimentos.
O Victor então entrou em 2 Sng de 1,50 na stars e colocou no join.me para assisitirmos. Neste momento já percebi alguns erros meus. Eu, que me considerava tight no início de um Sit, na realidade não estou jogando tão tight assim, pois mãos que o victor deu fold, e que o Lamanak apontou como correto o move, eu jogaria. Esta deve ser uma das razões em que algumas vzs eu fico chipleader disparado ou sou eliminado. Eu, por hábito, procuro sempre gravar na memória os sucessos, e esquecer os fracassos. Porém, olhando meus resultados, vi que muito mais vzs eu caí em 8º ou 9º do que fiquei ITM. Isto já está me fazendo repensar meu conceito pessoal de tight.
Outras observações feitas ontem:
- Mini Raise não é válido (ou pelo menos não é indicado) para micro-limites. Dificilmente alguém vai respeitar, a chance de jogarmos a mão contra mais de um aumenta, assim como a probabilidade de tomarmos um re-raise e tbém, na maioria das vzs, seremos pagos por mãos melhores, quando teremos decisões complicadas no Pós flop.
- Manter sempre o mesmo padrão de raise/bet (por volta de 2,5 ou 3 BB). Sng de 9 man é um jogo mais matemático, o objetivo é tornar as jogadas o mais padrão possível, sempre repetindo os movimentos de forma mecânica e matematicamente corretas. Não tem que ficar inventando muito. Quanto mais padrão, melhor.
- Sng 9 man é o que tem a menor variância, mas para ser lucrativo tem que ter volume.
Do meio para o final do mentoring, o pokemao participou e reforçou muitas coisas que o Lamanak já havia comentado, prinicpalmente a parte matemática do jogo e o "porquê" dos moves.
Após 2 hrs de mentoring (começou às 21:00 BR), infelizmente eu tive que sair e ficaram o victor, o rgrilo e o pokemao, mas já estávamos para encerrar. (O lamanak saiu antes para não forçar a garganta).
Ficou de "tema de casa" cada um separar um SNG que considera que foi bem e um que considera que foi mal, para ser analisado pelo mentor.
Acho que foi por aí, não colegas e mentor? Se falei alguma bobagem, por favor apontem, hehehehe
Apresentações e últimos pontos definidos, partimos para uma aula prática. (tinha explicado no tópico de inscrição que essa não era minha ideia, mas infelizmente não to podendo puxar uma aula teórica completa, por causa da garganta).
O Victorbvieira jogou dois SNG. Pude conhecer um pouco do pensamento dos alunos. Percebi que mesmo em alguns erros o Victorbvieira buscava fundamentação, essa é a ideia principal do mentoring, começar a pensar poker, por outro lado ele ainda estava um pouco preso nas informações que já tinha. (velha historia de que copo cheio não se enche). Mesmo assim gostei da atitude dele de defender a sua jogada.
O Xapovsk não tava jogando, mas me pareceu um pouco mais atirado. Posso estar totalmente enganado, tenho que esperar ele jogar, mas por alguns comentários parece que ele é mais arrojado no inicio. (É um caminho meio perigoso, alguns jogadores gostam dele, mas tem está muito bem preparado) Depois eu vou tentar avaliar se é característica dele (se for não serei eu que pretenderei mudar), ou apenas alguns leaks.
O Rgrillo pelo relatos joga rock no inicio (Não deu para avaliar o quanto), mas parece ficar mais agressivo. (por alguns comentários) Esse é o caminho.
Senti um pouco o tempo que to sem jogar, a falta de ritmo atrapalha um pouco na hora de avaliar algumas situações. Espero poder colocar esse pessoal no caminho certo.
(P.S não pretendo ficar divulgando tantas informações sobre vocês, só essa impressão inicial mesmo).
Esta resposta já foi editada 1, a última vez por Lamanak: 02-08-2012 15:18.
@Lamanak, pode ficar tranquilo quanto a divulgar informações a meu respeito.
Acho muito importante este feedback, escrito, acho que podemos ler re-ler e avaliar o que esta sendo dito.
Como já foi mencionado, na aula de ontem joguei do SnG 9 man, um dos pontos que foram bem discutidos fora ou meus aumentos
, em geral apartir da bing 150 eles partiram para 2x o que tenho (tinha) como padrão em meus jogos. Isso por ter visto muitos treinos aqui na strategy com este tipo de aumento e acabei assimilando para meu jogo. Mas como conversamos ontem no limite que estou jogando ($1.5) não é aceitável fazer estes mini raise.
Sou franco em falar que ainda me martela esta questão, mas estou aqui para apreender e discutir ideias.
Os SnG da aula terminei em 4º e 5º, em um deles me comprometi com um par 22 que me custou muitas fichas e que poderia ter largado pré flop ou feito push para roubo das binds.
Passados estes SnG Pokemon conversou um pouco conosco e encerramos a aula.
Como ainda era por volta das 23h, abri mais 2 SnG, sozinho agora sem acompanhamento.
Já como meta abolindo os mini raises
.
Nos primeiros niveis mantive os meus raises de 3x, e nos mais avançados aumentei pra 2.5 x. Ainda não tenho certeza mas acho que 2.5 ainda vai ser pouco vou guardar este ponto para discutir mais.
Em fim o segundo Sng teve umas particularidades.
A primeira quando estávamos com 5 player eu recebi AQs, gostaria de olhasse esta mão, tenho duvidas se a jogada foi correta.
Poker Stars, $1.29 Buy-in (75/150 blinds) No Limit Hold'em Tournament, 5 Players
Preflop: Hero is BB with Q A
MP calls 150, 2 folds, SB raises to 1,440 and is all-in, Hero raises to 2,730, MP calls 1,510 and is all-in
Flop: (4,760) 5 6 J (3 players, 2 are all-in) Turn: (4,760) 7 (3 players, 2 are all-in) River: (4,760) Q (3 players, 2 are all-in)
Results: 4,760 pot
Final Board: 5 6 J 7 Q
SB showed 7 K and lost (-1,440 net)
Hero showed Q A and won 4,760 (3,100 net)
MP showed K 9 and lost (-1,660 net)
Agora passamos para o ITM como CL, ies que o Sr. a minha direita escreve no chat em ingles "America do Sul paraíso dos fish", passei o mouse sobre este oponente era um Russo (Trombini lembrei de você nesta hora) e o outro jogador um Chileno.
Claro que nao me deixei levar pela provocação, mas que muito ia me fazer gosto cravar este sng
, pois bem nao vou ficar repassando varias maos aqui so um resuminho o chileno caiu e ficamos eu com 9K em fichas e o Russo com 4.4K em fichas, pensei comigo estou com uma vantagem enorme sobre o russo carismático, na segunda mao do HU me aparece 44, faço raise ele empurra all in e pago acreditando estar na frente dele e que possivelmente vamos flipar, pois bem estava correto ele abre AK, na mesa vem as cartas T 8 2 6 eu bate o river A
.
mudança de estrategia a vantagem passo para o vilão agora com 8.5K e eu com 4.9 diferença pouco só ter calma apos umas 20 mãos de roubos e desistência de bind me vem AJo faço raise vilão volta push dou call ele abre A8 o ficando com 2K para trás, AJs segura a mao e agora so partir para a finalização. Passa se mais 4 mão ele faz push novamente eu eu com novamente AJo dou call ele abre J 4o e cravamos o primeiro SnG do mentoring, claro que educado que somos agradecemos o fish no fim
@victor. Esta mão aí é difícil de falar algo, olhando ela sozinha, sem ter stats e sem acompanhar o desenvolvimento do Sng, sem ter noção de quem está roubando blinds e de quem sabe jogar.
Sendo cheap leader, eu acredito que devemos sim roubar blinds, mas na mão em questão tu não foi o agressor. Pagou um allin do Sb e se envolveu numa situação marginal. Ok q vc aumentou por cima do allin para tentar tirar o MP da mão, mas ele - MP - pagaria teu push com algo melhor, se fosse bom jogador. O que deu para ver q não era, pq entrou de limp em UTG
Claro que olhando a mão completa é fácil de falar, mas ficou evidente que o SB queria roubar e que o UTG é donk completo.
De qualquer forma nenhum dos 2 te deixariam em situação crítica se perdesse, pois ficarias ainda com mais de 20BB.
Só que aqui eu tenho uma dúvida que fica em aberto:
Teu move foi correto, considerando que devemos ser mais agressivos perto da bolha para chegar melhor de fichas no HU e que muitos jogadores ficam com medo de cair neste momento??
Ou teu move foi errado, por se envolver numa situação em que tu poderias perder fichas que fariam falta no final??
Parabéns pela cravada, ficou com roi de 25% ontem, hehehee
Outra coisa: Os russos..... pqp.... eu só pego russo maluco nas mesas. Nunca dá para saber o que eles tem ou querem, pq (na maioria) são muito, mas muito agressivos. pelo menos comigo é assim.
Original de Lamanak Apresentações e últimos pontos definidos, partimos para uma aula prática. (tinha explicado no tópico de inscrição que essa não era minha ideia, mas infelizmente não to podendo puxar uma aula teórica completa, por causa da garganta). O Victorbvieira jogou dois SNG. Pude conhecer um pouco do pensamento dos alunos. Percebi que mesmo em alguns erros o Victorbvieira buscava fundamentação, essa é a ideia principal do mentoring, começar a pensar poker, por outro lado ele ainda estava um pouco preso nas informações que já tinha. (velha historia de que copo cheio não se enche). Mesmo assim gostei da atitude dele de defender a sua jogada. O Xapovsk não tava jogando, mas me pareceu um pouco mais atirado. Posso estar totalmente enganado, tenho que esperar ele jogar, mas por alguns comentários parece que ele é mais arrojado no inicio. (É um caminho meio perigoso, alguns jogadores gostam dele, mas tem está muito bem preparado) Depois eu vou tentar avaliar se é característica dele (se for não serei eu que pretenderei mudar), ou apenas alguns leaks. O Rgrillo pelo relatos joga rock no inicio (Não deu para avaliar o quanto), mas parece ficar mais agressivo. (por alguns comentários) Esse é o caminho. Senti um pouco o tempo que to sem jogar, a falta de ritmo atrapalha um pouco na hora de avaliar algumas situações. Espero poder colocar esse pessoal no caminho certo. (P.S não pretendo ficar divulgando tantas informações sobre vocês, só essa impressão inicial mesmo).
Pois é @Lamanak, estive pensando sobre isto, e acho q comecei com este hábito, mais por estratégia mesmo, pois percebi que (dependendo da mesa, claro), muita gente dá fold no começo diante de qquer raise, pq aprendeu que tem que ser tight no começo. Só que talvez eu esteja passando um pouco do limite e me arriscando demais por poucas fichas, inclusive prejudicando minha própria imagem na mesa. Acho que é uma mistura de estratégia com leak. Mas tá puxando mais para o lado do leak. Temos que discutir melhor este ponto.
O motivo agora é outro. Gostaria de pedir desculpas a todos e principalmente ao Xapovsk por ter iniciado a discussão no outro tópico. Eu reconheço que errei por ter tirado conclusões erradas sem conhecê-lo e ainda dar pitaco em sua vida.
Espero que aceite minhas sinceras desculpas. Como disse não fiz por mal, porém todos temos defeitos e o meu é querer fazer as pessoas melhores esquecendo-me de que as pessoas têm o seu próprio modelo de vida.
A minha intenção era boa, mas acabou indo para outro lado. Estou na PS também para construir amizade e o motivo de ter vindo até o tópico era porque já fiz cavalada com o pokemao e vi que os alunos dele estão dando prosseguimento em suas idéias. Então se voltar aqui tendo isso mal resolvido eu não serei bem-vindo.
Gosto da linha do pokemao e gostaria de poder acompanhar o andamento e fazer alguns questionamentos quando possível. Se eu não for bem-vindo eu entenderei, pois não fiz por onde.
falaram aí atras do min raise call com 44 por 20 BB
essa mao e mts Ax têm melhor valor esperado dando open shove por essa stack
algumas consideraçoes:
-jogam mt mal post flop: falham mts boards e o range de cartas medias que viloes dao flat têm optima equidade e jogabilidade contra essas maos
- nao dominam praticamente nada do que o vilao vai dar re steal
e sao OS mt lucrativos por 20BB e menos, é inexploravel como podem ver pelo nash equilibrium, alias se virem as tabelas de chubokov vêem que mesmo que mostrassem a vossa mao ao vilao e shovassem continuavam a fazer dinheiro
gogogo com este projecto esta mt bem construído força nisso
Esta resposta já foi editada 2, a última vez por filipetheman: 02-08-2012 20:48.
Original de ebfavero Desculpem vir aqui novamente com off-topic. O motivo agora é outro. Gostaria de pedir desculpas a todos e principalmente ao Xapovsk por ter iniciado a discussão no outro tópico. Eu reconheço que errei por ter tirado conclusões erradas sem conhecê-lo e ainda dar pitaco em sua vida. Espero que aceite minhas sinceras desculpas. Como disse não fiz por mal, porém todos temos defeitos e o meu é querer fazer as pessoas melhores esquecendo-me de que as pessoas têm o seu próprio modelo de vida. A minha intenção era boa, mas acabou indo para outro lado. Estou na PS também para construir amizade e o motivo de ter vindo até o tópico era porque já fiz cavalada com o pokemao e vi que os alunos dele estão dando prosseguimento em suas idéias. Então se voltar aqui tendo isso mal resolvido eu não serei bem-vindo. Gosto da linha do pokemao e gostaria de poder acompanhar o andamento e fazer alguns questionamentos quando possível. Se eu não for bem-vindo eu entenderei, pois não fiz por onde. Sinceramente, ebfavero.
Sem ressentimentos ebfavero.
Deu para perceber que tua intenção não era criar confusão ou me provocar.
Assim como vc deve ter feito comigo, eu pesquisei seus posts e vi q não estás aqui para trollar ou incomodar, e sim para contribuir.
Eu também não fui muito "delicado", por estar com muitos problemas e bastante irritado. Não fui compreensivo, acabei sendo agressivo e toda a ação gera uma reação. Obrigado por respeitar meu modelo de vida e minha convicções. Saiba que tbém respeito as suas.
Qualquer membro da strategy é muito bem vindo aqui. E você é ainda mais bem vindo depois de demonstrar humildade, esclarecer e pedir desculpas, assim como eu tbém humildemente peço desculpas pelo mal entendido.
Fique a vontade para acompanhar e fazer os questionamentos que desejar.
Realmente sem leitura é difícil avaliar com precisão, porque esse call pode ser de alguém que gosta de entrar assim, ou de alguém tentando esconder mão.
Na próxima aula a gente discute algumas situações sobre essa mão. Pensei em umas que ela seria muito boa, outras nem tanto, na aula fica melhor para gente passar.
Xapovsk, se envolver em situações de call na bubble ou perto dela não é o mais desejável. Por outro lado tem momentos em que temos a oportunidade de partir para vitoria em calls bem dados. Saber perceber quem ficou agressivo e quem ficou passivo nesse momento do SNG e distinguir a linha entre o call e o fold é o que torna essa parte do SNG tão diferenciada.
A gente discuti um pouco essa questão na próxima aula, mas nós vamos falar bastante sobre bubble e pré-bubble em aulas futuras.
Esta resposta já foi editada 1, a última vez por Lamanak: 02-08-2012 22:13.
Original de Lamanak
Realmente sem leitura é difícil avaliar com precisão, porque esse call pode ser de alguém que gosta de entrar assim, ou de alguém tentando esconder mão.
Na próxima aula a gente discute algumas situações sobre essa mão. Pensei em umas que ela seria muito boa, outras nem tanto, na aula fica melhor para gente passar.
Xapovsk, se envolver em situações de call na bubble ou perto dela não é o mais desejável. Por outro lado tem momentos em que temos a oportunidade de partir para vitoria em calls bem dados. Saber perceber quem ficou agressivo e quem ficou passivo nesse momento do SNG e distinguir a linha entre o call e o fold é o que torna essa parte do SNG tão diferenciada.
A gente discuti um pouco essa questão na próxima aula, mas nós vamos falar bastante sobre bubble e pré-bubble em aulas futuras.
Perfeito amanha discutimos mais se tivermos tempo e sua garganta permitir XD
Original de filipetheman
algumas consideraçoes:
-jogam mt mal post flop: falham mts boards e o range de cartas medias que viloes dao flat têm optima equidade e jogabilidade contra essas maos
e sao OS mt lucrativos por 20BB e menos, é inexploravel como podem ver pelo nash equilibrium, alias se virem as tabelas de chubokov vêem que mesmo que mostrassem a vossa mao ao vilao e shovassem continuavam a fazer dinheiro
Filipe, bom dia, eu ja re-li umas 5 vezes seu post, a acada leitura acho que entendo um pouco mais do que tentou passar, mas agora que entendi o que disse, rs..., sou capaz de ter dúvidas
.
O par de 44, foi jogado no HU, pela experiencia que tenho (que pode estar errada) um pockt pair em um HU é uma mão forte.
Quando abro o mini raise (este estava sendo meu padrão de aposta) não pretendo fazer fold dele, e ate estou torcendo para o vilão tentar o re-steal. Pois dificilmente ele vai ter um par maior na mão e não tendo vamos estar em um coin flip.
Claro ele poderia ter dado call e eu teria que re-avaliar a mão no flop.
Mas se faço push, ele provavelmente vai foldar mãos que ele tentaria um re-steal e perderia a oportunidade de cravar o sit naquele momento.
estou na dúvida se foi ou não uma boa jogada?
Um outro ponto que me ocorre agora, se eu estou abrindo de mini raise AA - T9s para roubo, um all in, não pode mudar a minha imagem ? o que passaria na cabeça de vcs? se o vilão do nada faz push direto ?
Original de filipetheman
algumas consideraçoes:
Filipe, bom dia, eu ja re-li umas 5 vezes seu post, a acada leitura acho que entendo um pouco mais do que tentou passar, mas agora que entendi o que disse, rs..., sou capaz de ter dúvidas
.
O par de 44, foi jogado no HU, pela experiencia que tenho (que pode estar errada) um pockt pair em um HU é uma mão forte.
Quando abro o mini raise (este estava sendo meu padrão de aposta) não pretendo fazer fold dele, e ate estou torcendo para o vilão tentar o re-steal. Pois dificilmente ele vai ter um par maior na mão e não tendo vamos estar em um coin flip.
Claro ele poderia ter dado call e eu teria que re-avaliar a mão no flop.
Mas se faço push, ele provavelmente vai foldar mãos que ele tentaria um re-steal e perderia a oportunidade de cravar o sit naquele momento.
estou na dúvida se foi ou não uma boa jogada?
Um outro ponto que me ocorre agora, se eu estou abrindo de mini raise AA - T9s para roubo, um all in, não pode mudar a minha imagem ? o que passaria na cabeça de vcs? se o vilão do nada faz push direto ?
a ideia eq com stacks de 25BB e menor tens algumas opçoes, min raise/callAI minraise/fold limp e open shove.
agora maos como A5o 22 44 nao jogam bem post flop e apesar de estar a frente nao gostas mt qnd ele flata algo como J9 ou faz re steal com algo como K7s.
algo como KQ ou KK sao mt melhor pa minraise call dominam mais do range de re steal do vilao em vez de flipares, e jogam melhor post flop se vilao decide dar flat
agora limp tbm nao gosto com essas maos porq como disse nao jogam bem post flop
Open shove é inexploravel e lucrativo com essas maos, assim colectamos dead money e temos equity boa qnd tomamos call e vilao n tem a hipotese de jogar lucrativamente os 68s T
post flop. mesmo que shoves por 20 BB mostres a tua mao vilao nao te consegue explorar.
em suma nao é o tipo de mao com que queres induzir, ha maos melhores para isso.
fazendo aqui o calculo de ev de open shove por 22 BB com 44
, supondo que ele paga com A5s+, A6o+, broadways e 44+( um range perfeito e realista contra a nossa mao-provavelmente é + tight e temos + fold equity, se for mais largo lucramos) ou seja 23,08%
1,5BB*0,7692 ( percentagem que ele folda * o pote que ganhamos qnd ele folda) ou seja 1.15 BB qnd ele folda
qnd ele paga perdemos 0,34BB ( contra um range perfeito!)
entao lucramos com o shove 1,2BB aproximadamente sem decisoes dificeis contra re steals ou jogar post flop que vai ser mt complicado na maior parte dos boards e contra o range de re steal nao dominamos nada so flipamos. entao em media ocmo ves shovando fazes + de uma big blind mesmo com o vilao vendo a tua mao, uq obviamente nao acontece
quanto ao que ele pensa tanto faz, mesmo que ele saiba a minha mao nao pode fazer nada.
Esta resposta já foi editada 1, a última vez por filipetheman: 02-09-2012 15:08.
Original de ebfavero Desculpem vir aqui novamente com off-topic. O motivo agora é outro. Gostaria de pedir desculpas a todos e principalmente ao Xapovsk por ter iniciado a discussão no outro tópico. Eu reconheço que errei por ter tirado conclusões erradas sem conhecê-lo e ainda dar pitaco em sua vida. Espero que aceite minhas sinceras desculpas. Como disse não fiz por mal, porém todos temos defeitos e o meu é querer fazer as pessoas melhores esquecendo-me de que as pessoas têm o seu próprio modelo de vida. A minha intenção era boa, mas acabou indo para outro lado. Estou na PS também para construir amizade e o motivo de ter vindo até o tópico era porque já fiz cavalada com o pokemao e vi que os alunos dele estão dando prosseguimento em suas idéias. Então se voltar aqui tendo isso mal resolvido eu não serei bem-vindo. Gosto da linha do pokemao e gostaria de poder acompanhar o andamento e fazer alguns questionamentos quando possível. Se eu não for bem-vindo eu entenderei, pois não fiz por onde. Sinceramente, ebfavero.
Sem ressentimentos ebfavero.
Deu para perceber que tua intenção não era criar confusão ou me provocar.
Assim como vc deve ter feito comigo, eu pesquisei seus posts e vi q não estás aqui para trollar ou incomodar, e sim para contribuir.
Eu também não fui muito "delicado", por estar com muitos problemas e bastante irritado. Não fui compreensivo, acabei sendo agressivo e toda a ação gera uma reação. Obrigado por respeitar meu modelo de vida e minha convicções. Saiba que tbém respeito as suas.
Qualquer membro da strategy é muito bem vindo aqui. E você é ainda mais bem vindo depois de demonstrar humildade, esclarecer e pedir desculpas, assim como eu tbém humildemente peço desculpas pelo mal entendido.
Fique a vontade para acompanhar e fazer os questionamentos que desejar.
Vamos recomeçar do zero.
Abraço
Ok! Fico feliz por ter aceito as desculpas e que tenha terminado nossa discussão sem mágoas. Desejo boa sorte na resolução das questões particulares, pois sei que é complicado lidar com interesses diversos em um condomínio, pois já morei em um.
Agora como disse começando do zero estou gostando da forma como estão seguindo os estudos.
Sobre o jogo loose em fase inicial acredito que o melhor a fazer é tentar acumular fichas com mãos especulativas sem se comprometer com o pote.
Eu particularmente prefiro apenas dar raise na fase inicial com premium hands, mas faço alguns limps de LP ou até MP dependendo da mesa que estou e das ações anteriores. Com muitos limps antes de mim faço limp também com qqer suited one gap até mesmo de MP. Roubos de blinds não fazem sentido e resteal na faze inicial tem pouco valor, pois temos que partir do princípio que fichas perdidas na faze inicial tem mais valor que as ganhas.
Nos micro limits é fácil acumular fichas com sets e draws no início, pois existem muitos loose passives que não extraem valor de suas mãos feitas, mas dão muito valor para as nossas mãos prontas.