Ranges de resteal |
Padiz0
Bronze
Participação desde: 11-29-2010
 |
|
Enquanto jogo, quando tenho menos de 25bbs, costumo comparar a minha mão com a do open raiser com base no range que ele dá raise de determinada posição (usando pokerstove). Entretanto, ainda não sei exatamente o quão favorita minha mão precisa ser pro shove ser lucrativo.
Sei também que há outros fatores como a posição. Não faço um resteal de Axs com 22bbs do MP1, não importa quão loose seja o open raiser, mesmo sabendo que um raise + shove gera FE suficiente pra fazer foldarem até 99-, ATs-.
Suponhamos que temos 20bbs no botão com K8s e o open raiser é o botão com 45% de steal. Segundo o pokerstove, somos 48% favoritos contra o range dele. Considerando a FE de muitas mãos e as pot odds (cerca de 20% da nossa stack no pote), é vantajoso fazer esse push? Se não, o quão a frente preciso estar pra isso? Essa porcentagem pode ser ainda menor considerando os fatores ja mencionados (FE, Pot odds)?
__________________ "O problema dessas citações na internet é a dificuldade para saber se elas são realmente autênticas." - Friedrich Nietzsche
|
|
02-18-2012 22:02 |
|
|
TUFATIFA
SuperModerador
Participação desde: 05-13-2008
 |
|
Boas Padiz,
Muitos jogadores têm feito shove light em resteal, normalmente esses resteal são feitos em shove, quando é feito por valor alguns jogadores dão 3bet.
1º ponto que quero referir é que na minha opinião frente a jogadores tag existe sempre um pouco mais de fold equity do que contra jogadores e lags isto porque os lags podem estar mais inclinados a gamblar. Como diz a frase feita "Quanto mais loose o jogador mais loose é o call"
2º Ponto são as stacks envolvidas e respectivamente a fold equity.
Jogadores com inferiores a 13bbs muito dificilmente deverão fazer fold.
Jogadores com bbs entre 13 e 20 existe um possibilidade de fold mas ainda assim a sua range poderá apresentar algumas mãos marginais
Jogadores com + de 20bbs existe muitas mão que não são top range por isso existe muita fold equity e aqui entramos na tua questão.
Por vezes estes jogadores vão abrir mais light por isso poderão fazer mais vezes o fold e aqui temos necessariamente que perceber como o nosso oponente nos vê para que o nosso movimento light seja mais convincente.
Podemos facilmente perceber que existe uma forma correcta para generalizar as situações e cada situação merece uma atenção especial.
Existem situações que os jogadores são muito agressivos e dão muita 3bet light, shove light por diversas razões. Algumas podem ser que em mãos anteriores perderam algum pote, que levaram um suck out e o tilt revelasse. Isso são factores que não vêm nas stats mas com a observação pode ser tido em conta.
Uma coisa que sei é que existe sempre Fold equity, nem que seja o nosso oponente ficar sit out.
Nas tabelas de rebound podemos ver a questão da fold equity.
Podemos ver com quantas bbs podemos fazer shove de determinadas mãos frente a stacks com determinadas bbs. Estas tabelas têm esse estudo da fold equity, mas eu acredito que elas sejam indicativas e que nos ajudam em determinadas situações. No entanto quero acrescentar que elas podem ser tights.
Outra questão são as stast em mtts que por vezes a mostra é pequena principalmente no que se refere a steals. Por isso a questão do 45% de steal pode ser enganador.
3º Ponto o nosso oponente
Este acho que é uma factor bem preponderante, quanto melhor o jogador mais fold equity temos.
Por exemplo vamos supor que seguras um um 88 em duas situações idênticas
1º Caso um jogador muito fraco e sem conhecimento sobre o jogo
2º Caso um jogador experiente e lucrativo
Para o 1º jogador é mais lucrativo o call com KQ por que o seu edge vai ficar num coin flip contra um jogador que têm edge sobre ele.
Já para o 2º jogador já não será tão lucrativo precisamente porque o edge que ele têm vais se preder num coin flip
Por essa razão este assunto pode ser visto da seguinte forma damos call ao 1º jogador e jogamos com edge e shovamos ao 2º que ele não quer perder o edge.
Espero ter ajudado,
Abraço,
Tufa
PS. Desculpa pela demora na resposta

|
|
03-28-2012 13:58 |
|
|
|
|
| Citação: |
Original de Padiz0
Enquanto jogo, quando tenho menos de 25bbs, costumo comparar a minha mão com a do open raiser com base no range que ele dá raise de determinada posição (usando pokerstove). Entretanto, ainda não sei exatamente o quão favorita minha mão precisa ser pro shove ser lucrativo.
Sei também que há outros fatores como a posição. Não faço um resteal de Axs com 22bbs do MP1, não importa quão loose seja o open raiser, mesmo sabendo que um raise + shove gera FE suficiente pra fazer foldarem até 99-, ATs-.
Suponhamos que temos 20bbs no botão com K8s e o open raiser é o botão com 45% de steal. Segundo o pokerstove, somos 48% favoritos contra o range dele. Considerando a FE de muitas mãos e as pot odds (cerca de 20% da nossa stack no pote), é vantajoso fazer esse push? Se não, o quão a frente preciso estar pra isso? Essa porcentagem pode ser ainda menor considerando os fatores ja mencionados (FE, Pot odds)? |
Vou tentar dar a minha visao em relacao a reshove steals. Em 1o lugar so os faco qdo tenho menos de 25bb e qto menos tiver mais estou inclinado para o fazer. Procuro tb so os fazer em late positions ou nas blinds porque ha menos probabilidade de haver accao com menos oponentes. Outra coisa que tb tento fazer e usar maos +/-, como especie de salvaguarda no caso de haver call, como pares, ax suited e kq. Se o adversario for bem loose uso tb ax off mas os top end. N costumo faze-lo com any 2 mas vejo mts grandes jogadores a faze-lo. Simplesmente n gosto de arriscar o meu torneio com cerca de 20bb com qq coisa. Sempre um plano B se td correr mal.
Ja passei por muitas fases tb, por exemplo sempre de pokerstove aberto e a calcular eq vs range mas sinceramente apesar de se tornar profitable no long term, retira uma componente mais humana do jogo, o feeling e acho q ha mt gente q simplesmente n usa essa nossa capacidade. Lembro-me duma frase "Sometimes you just have to go with your gut". Por isso o poker e um jogo fantastico ha tantos factores q se tem de ter em conta. E a matematica e apenas um deles mt importante.
|
|
03-29-2012 11:54 |
|
|
LeoMaranhao
Bronze
Participação desde: 06-17-2010
 |
|
Dúvida de donkey
pode usar o Pokerstove com a stars aberta?
vlw!
|
|
03-30-2012 04:39 |
|
|
|
|
| Citação: |
Original de LeoMaranhao
Dúvida de donkey
pode usar o Pokerstove com a stars aberta?
vlw! |
pode!!!
|
|
03-30-2012 17:09 |
|
|
|